Hotéis nas Missões (RS): guia atualizado para 2021
9 de novembro de 2020
Guarani das Missões: o que fazer na cidade mais polonesa do RS
9 de novembro de 2020

Cerro Largo (RS): pedaço da Alemanha na Região das Missões (RS)

Considerado berço da colonização alemã na Região das Missões Jesuíticas, Cerro Largo, no noroeste do Rio Grande do Sul, preserva muito bem as tradições germânicas. 

A cidade se orgulha de suas origens e tem atrativos que valem um roteiro. Passamos um dia na cidade e separamos algumas dicas de Cerro Largo (RS).

O que fazer em Cerro Largo

Um exemplo da força da colonização alemã em Cerro Largo está no famoso Grupo Folclórico Heimatland, especializado em danças germânicas. Há 33 anos, o grupo se destaca e leva o nome de Cerro Largo para eventos regionais e até fora do país, com músicas e coreografias inspiradas na cultura germânica. 

Além disso, a cidade também é palco da Oktoberfest Missões, uma das maiores e principais celebrações da cultura alemã.

Cerro Largo também guarda histórias misteriosas, como a de uma múmia, que está localizada no museu da cidade, e belos e inspiradores pontos turísticos. 

Apresentamos pra vocês um roteiro de um dia em Cerro Largo (RS).

Visite a Praça e a Igreja Matriz

Localizada no Centro da cidade, a Praça da Matriz de Cerro Largo tem uma área bem ampla, com árvores, bancos e muita sombra. Pode ser lugar ideal para descansar e tomar um chimarrão ou simplesmente curtir a paisagem em meio à natureza. 

Pertinho dali, está a Igreja Matriz Sagrada Família de Nazaré, uma obra em estilo gótico, construída em 1913 e lugar que garante belíssimos registros! Os quatro sinos da igreja vieram da Alemanha, e as torres medem 48 metros, trazendo um visual ainda mais charmoso e europeu para a construção.

Nós aproveitamos para contemplar a fachada da igreja, que chama a atenção de longe!

Museu 25 de Julho

Está localizado em um antigo colégio, no prédio que hoje pertence ao Convento Nossa Senhora da Anunciação. O Museu 25 de Julho é daqueles lugares simples e que a gente vai se surpreendendo aos poucos. 

Com 5 mil peças no acervo, preserva um objeto curioso: o crânio de uma múmia egípcia. A peça pertence a uma mulher que viveu no Egito no período entre 768-476 antes de Cristo.  

Por conta da descoberta da existência de um olho artificial feito com rocha dentro do crânio, a peça passou a ser chamada de Iret-Neferet, que, em egípcio antigo, significa olho bonito. 

A múmia chegou a Cerro Largo em 1950, por meio de uma doação de Marcelino Kuntz, morador da cidade. Ele havia recebido a peça de presente de um amigo, mas decidiu passar adiante.

A peça está exposta no museu e carrega uma importante história, que faz parte da cidade e atrai a curiosidade de muitos visitantes do local.

Além da múmia, o Museu 25 de Julho preserva a cultura e as relíquias do período colonial alemão, indígena e missioneiro. Há diversas antiguidades, como máquinas de escrever, calculadora, objetos indígenas e até máquinas agrícolas e instrumentos musicais. 

A entrada é gratuita.

Pórtico de Cerro Largo

Quem visita Cerro Largo não pode deixar de fazer um registro no pórtico de entrada, que traz a estátua de Fritz e Frida, que simbolizam a cultura alemã. Achamos simpático o casal!

Quiosque de Cerro Largo

Uma parada especial e saborosa é no Quiosque de Cerro Largo, que fica bem pertinho do Pórtico da cidade. Ali, além de muitos produtos coloniais, que valorizam os produtores locais, também há artesanato e objetos.

Destacamos o trabalho da artista Jacyra Engers Perim, que faz lindas peças. Entre os talentos deles estão a produção de colares, brincos e até mesmo peças em vidro e bonecos de pano. 

No quiosque os produtos coloniais também fazem sucesso. Aproveite para levar queijos, schmier, vinhos e outras comidinhas bem saborosas e caseiras! Assim a viagem se encerra repleta de sabor! 

Nós voltamos com o carro repleto de lembranças e comidinhas para a viagem!

Texto da jornalista Nicole Fritzen

Cidades Vizinhas de Cerro Largo

Você também pode gostar desses textos sobre as cidades vizinhas de Cerro Largo (RS):

Conheça os atrativos de São Pedro do Butiá, que fica pertinho de Cerro Largo

Turismo de pesca e passeios no Rio Uruguai são atrativos de Porto Xavier

São Miguel das Missões, a cidade mais visitada pelos turistas que vão às Missões

Turismo de fé de São Paulo das Missões

Como é visitar o Santuário do Caaró, em Caibaté

São Luiz Gonzaga: terra da canção missioneira e do carreteiro

Comentários

comentários