33º Sonho de Natal promove Lives com influenciadores de turismo
13 de novembro de 2020
vista de guaíba da parte alta
Roteiro em Guaíba (RS): guia com 7 atrações para um passeio perto da Capital
8 de dezembro de 2020

Natal em Gramado e Canela: programação 2020 e 2021

Mesmo com a pandemia no mundo, o Natal em Gramado e Canela de 2020 está com uma programação intensa. 

A imaginação e criatividade foram palavras importantes para que as celebrações natalinas acontecessem nas cidades da Serra Gaúcha, tanto no Natal Luz quanto no Sonho de Natal.

As luzes e as decorações foram mantidas em Gramado e em Canela. No entanto, os espetáculos presenciais foram cancelados. 

No Sonho de Natal de de Canela, “A Fábrica de Sonhos”, que apresenta a tradicional descida do Papai Noel do alto da torre da Catedral de Pedra, e o espetáculo “Vida”, nova atração, são transmitidos diariamente online a partir de vídeos gravados em uma madrugada anterior. 

Assim, muitas pessoas podem acompanhar as apresentações e até pensar que os espetáculos são ao vivo. 

Quem for visitar Gramado terá acesso apenas a decoração, já que todos os espetáculos pagos do Natal Luz foram cancelados. 

Papai Noel em Gramado e Canela

O Papai Noel já está morando em Gramado e em Canela, na serra gaúcha. 

Em Canela, o Papai Noel chegou de forma radical: desceu de rapel a famosa Cascata do Caracol e, até 25 de dezembro, recebe crianças na sua própria casa, na Praça João Corrêa. Usando máscara, ele fica diariamente das 14h às 19h até o dia 25 de dezembro. 

Em Gramado, o velhinho também está cuidadoso e instalado numa linda residência vermelha e verde da Vila de Natal, na Praça das Etnias. Para encontrá-lo, há um único acesso, onde é verificada a temperatura dos visitantes e indicado o uso do álcool em gel. 

Quando alguém deseja tirar uma foto, o personagem geralmente vai até uma janela receber as crianças. Sempre protegido, costuma ter ajudantes para organizar as fotos e garantir distanciamento. 


Como é o Natal Luz de Gramado 2020

Todo mundo sabe que Gramado é uma das grandes referências pelo Brasil quando o assunto é Natal. A cidade apostou forte da decoração, então continua lindíssima! 

A Rua Coberta tem teto repleto de luzes e bolas gigantes, as rótulas ganharam pinheiros, carrosséis e esferas transparentes. Todos os grandes espetáculos foram cancelados

Porém, o evento criou mais de 1.200 apresentações itinerantes para fazer com que os turistas voltassem mesmo num momento tão difícil. Então pode ser que durante o seu passeio, você seja surpreendido por uma trupe de cantores e atores vestidos a rigor ou por um antigo veículo dos anos 50 com Papai Noel e muita música. 

A maioria das apresentações é surpresa: não tem horário marcado ou local definido, para evitar aglomerações. A única pista é: elas ocorrem todos os dias em restaurantes, hotéis e parques da cidade. 

A trupe de Natal é a responsável pelos espetáculos itinerantes.

O Papai Noel também está por lá. Ele surge dentro de carros e no topo do Bustour, ônibus de dois andares que nesta época tem programação especial. Ele também aparece na Vila de Natal, onde recebe fãs na sua própria casa.

35º  NATAL LUZ DE GRAMADO

Até 30 de janeiro de 2021, em Gramado (RS)

Informações: http://www.natalluzdegramado.com.br/

Instagram: @natalluzoficial

Protocolos de Natal

Todos os espetáculos pagos, como Show de Acendimento e Parada de Natal foram cancelados para evitar aglomerações. Nas ruas o público é orientado sobre os protocolos por meio de sistema de som. É obrigatório o uso da máscara. 

Programação do Natal Luz de Gramado 2020

Rua das Renas

Renas decoradas estão expostas na Rua Pedro Benetti e prestam homenagem à imigração da cidade. A exposição está diariamente aberta. 

Trupe de Natal

Apresentações de dança e música com artistas. Ocorrem 12 vezes ao dia, com duração de 15 minutos cada

Os espetáculos itinerantes podem ser vistos em restaurantes, hotéis e parques e todos precisam seguir os protocolos obrigatórios da cidade. Diariamente, a Trupe de Natal está às 15h no parque Mundo a Vapor, em Canela.

Vila de Natal e Casa do Papai Noel

A Vila é o endereço da residência oficial do Papai Noel. Fica na Praça das Etnias, onde são vendidos produtos artesanais. Com cerca de madeira, a atração tem acesso limitado e totens de álcool em gel. Funciona das 10h às 22h. A Casa do Papai Noel atende das 14h às 18h.

Rotas e Notas

É um palco móvel que percorre diversos pontos de Gramado com até três artistas. Ocorre diariamente às 19h e é conduzido por um veículo modelo GMC W500 “Marta Rocha”, de 1958.

Concertos de Natal

O tradicional concerto com a Orquestra Sinfônica de Gramado ocorre em duas edições. A primeira, na Igreja Matriz São Pedro, dia 13 de dezembro, às 13h. O segundo está previsto para 15 de dezembro, na localidade de Linha Nova, interior de Gramado, às 18h. Ambas as atrações terão restrição de público para garantir distanciamento e transmissão por canais digitais.

Caravana da Coca-Cola

Tradicional desfile de caminhões que ocorre no dia 10 de dezembro, às 20h.

Como é o Sonho de Natal de Canela

Quer saber como está sendo o Sonho de Natal de Canela? Então comece sabendo que os espetáculos que aconteciam em frente à Catedral de Pedra são transmitidos somente online. 

Não há espetáculos ocorrendo presencialmente. 

A decoração pela cidade está cheia de gnomos, Papai Noel, renas, bonecos e presentes feitos de fibra. As luzinhas também ajudam a trazer magia para a cidade. 

Se você estiver por Canela pode acompanhar a paradinha de Natal, que é um desfile com 10 carros alegóricos. Ela ocorre de quinta a domingo às 19h e sai da Catedral de Pedra até a praça João Corrêa. 

Há também diversão para as crianças. Pinheirinhos coloridos foram transformados em escorregadores. Estrutura com gira-gira, casinhas e, claro, um território para a Casa do Papai Noel, também foram montados. 

33º SONHO DE NATAL DE CANELA

Até 10 de janeiro em Canela (RS)
Informações: http://www.sonhodenatal.com.br/
Instagram: @sonhodenatalcanela 

Protocolos de Natal

A cidade colocou diversos totens com álcool em gel no centro e os espetáculos foram transferidos para o ambiente digital para evitar aglomerações. Na madrugada, uma equipe sanitiza os principais pontos de Canela. O uso da máscara é obrigatório na cidade.

Programação do Sonho de Natal de Canela

Casa do Papai Noel

O velhinho recebe as crianças diariamente, das 14h às 19h até o dia 25/12 (no dia 24/12 horário das 13h às 18h)

Parada de Natal

Parques e atrativos da cidade apresentam um desfile com carros decorados. O cortejo parte da Avenida Osvaldo Aranha. Ocorre de quinta a domingo, às 19h (até dia 08/01).

Espetáculo Vida

Narrações e ilustrações são projetadas na fachada da Catedral. O espetáculo foi gravado e apresentado apenas online. Pode ser acessado https://www.youtube.com/c/CanelaPaixãoNatural/ ou https://pt-br.facebook.com/sonhodenataldecanela/ 

A Fábrica dos Sonhos

Durante 12 minutos o espetáculo conta com efeitos especiais em uma sincronia de luzes, som e ornamentos natalinos. É gravado e apresentado apenas online.  Pode ser acessado https://www.youtube.com/c/CanelaPaixãoNatural/ ou https://pt-br.facebook.com/sonhodenataldecanela/ 

Outras atrações de Natal em Gramado e Canela

Todo mundo pegou junto para não deixar que este Natal passe em branco. Por isso, parques, hotéis e restaurantes elaboraram uma série de atividades paralelas em Gramado e Canela.

Extraordinária Casa de Natal

O Papai Noel está hospedado no centro de Gramado e o endereço para encontrá-lo é o hotel Casa da Montanha.  Por lá é possível participar de uma programação completa e diária na Extraordinária Casa de Natal.

Se você estiver hospedado, vai poder participar de várias atividades.  Elas incluem apresentações musicais todos os dias até 30 de janeiro. Um dos locais mais disputados é o escritório do Papai do Noel, local onde ele trabalha. 

Ali as crianças entregam cartinhas em mãos e tiram foto. É obrigatório o uso de máscara e álcool em gel.

Durante três dias da semana o café da manhã também tem a presença do Papai Noel e seus ajudantes. O encontro ocorre às terças, sextas e domingos. Às quartas e aos sábados os Boticários da Montanha são atração e às segundas e quintas, a Banda do Noel faz show com instrumentos. 

Mesmo com a intensa agenda de compromissos, ainda sobra tempo para o velhinho se reunir à noite com as crianças. Em Contos de Natal, ele conta histórias para os pequenos hóspedes. Informações: https://www.casadamontanha.com.br/

Bustour Illumination

É para quem quer ver a cidade de forma mais exclusiva. Do alto de um ônibus de dois andares, o Bustour Illumination Show circula à noite pelos principais pontos turísticos das duas cidades e tem trilha sonora com músicas natalinas e intervenções artísticas. 

Inspirado nos clássicos da Broadway, os espetáculos ocorrem dentro do ônibus e em locais especiais. O percurso é finalizado com show de sons, luzes e projeções na Catedral de Pedra de Canela. Papai Noel também embarca no passeio noturno, que tem duração média de três horas. O Bustour Illumination Show circula até 30 de janeiro.Ingressos custam a partir de R$ 169. Informações: https://brockerturismo.com.br/

Concerto de Natal

O clássico espetáculo de Natal Illumination in Concert reúne tenores e sopranos, que interpretam canções de Natal. Durante o musical, bailarinos e percussionistas participam da apresentação, que conta também com a narração de Cid Moreira. Na edição deste ano o show ocorre em versão indoor, na Sociedade Recreio Gramadense, em frente à Rua Coberta.

As apresentações vão de 3 de dezembro a 31 de janeiro. Os ingressos são limitados e custam a partir de R$160. Informações: www.espetaculoillunomination.com.br

Trem do Papai Noel

Ele está localizado entre as cidades de Gramado e Canela no Mundo a Vapor. Por lá você pode ver o o Papai Noel de trem das 13h às 14h. 

O empreendimento criou o Bosque Secreto de Natal, onde as crianças podem deixar pedidos ao velhinho por meio da Central de Cartas. A programação também recebe todos os dias a Trupe de Natal, que chega de kombi às 15h e anima crianças com apresentação com personagens.

O ingresso do parque custa R$24 para crianças de 4 a 11 anos e R$48 para adultos. Informações: www.mundoavapor.com.br

Espetáculos natalinos

A partir do dia 4 de dezembro Gramado passa a receber dois grandes espetáculos de Natal: O Korvatunturi e Natal Branco. Eles ficam em cartaz até 19 de janeiro, no Serra Park.

Os dois eventos são realizados pelo projeto Espetáculos Gramado, uma união entre a Opus Entretenimento e o Núcleo de Espetáculos Permanentes. Os dois eventos seguem protocolos analisados a partir de uma junta médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, de São Paulo.

O espetáculo Korvatunturi é um dos clássicos do natal em Gramado. Foto: Sérgio Azevedo

No musical Korvatunturi é contada a verdadeira origem do Papai Noel, por meio da história de um povoado mágico, que tem muito teatro, dança, acrobacias e efeitos especiais. Os shows ocorrem diariamente às 19h (exceto nas quintas), e os ingressos custam a partir de R$ 160.

Inédito no Rio Grande do Sul, o Natal Branco apresenta repertório com arranjos exclusivos dos clássicos natalinos, interpretados ao vivo por quatro cantores. A Orquestra Sinfônica de Gramado e um ballet também fazem parte do espetáculo. O show ocorre todos os dias às 21h (exceto nas quintas), e os ingressos custam a partir de R$ 190.

Informações: https://espetaculosgramado.com.br/

Você também pode gostar deste conteúdo:

10 hotéis em Gramado e Canela para se hospedar

Roteiro Gramado e Canela: guia completo da serra gaúcha

Como é viajar de ônibus na pandemia

Gramado e Canela: 25 atrações gratuitas

Comentários

comentários