Fazer turismo em Gramado e Canela (RS) não precisa ser sinônimo de gastar muito dinheiro e nós vamos provar que isso é possível. Reunimos em uma lista 25 atrações gratuitas nas duas cidades. Claro, tudo depende da experiência que você quer ter, mas é totalmente possível se divertir gastando pouco!
Veja a lista:
É um dos atrativos gratuitos que não podem faltar caso você queira fotos criativas. A Rua Torta, que oficialmente se chama Emílio Sorgetz, fica bem perto do centro de Gramado, em frente à Praça das Etnias. Ela foi inspirada na Lombard Steet, uma rua parecida que fica na Califórnia, Estados Unidos.
Dica: Normalmente o local fica cheio de turistas, então se quiser uma foto só com a paisagem, vá bem cedo pela manhã.
Rua Emílio Sorgetz, Centro, Gramado/RS
É um ótimo lugar para tomar chimarrão, fazer piqueniques ou dar caminhadas. A paisagem é linda e nos faz lembrar de locais da Europa, por conta das árvores que foram plantadas ao redor do lago.
Aliás, é este o motivo do nome do local: As mudas foram importadas da Floresta Negra, na Alemanha. É um pouco longe do centro, fica no bairro Planalto, mas é bem fácil de chegar.
O local tem estacionamento gratuito, café e banca de pipocas (se você comprar, não se assuste com os gansos – eles moram por ali e adoram ajudar a comer, hehe). Por lá quase tudo é gratuito – a única atração paga por lá são os pedalinhos.
Rua A.J Renner, bairro Planalto, Gramado/RS
Este atrativo turístico é o charme de Gramado. Localizada bem no centro, a Rua Coberta reúne restaurantes e lojas e costuma estar sempre cheia. Por lá também acontecem apresentações culturais, principalmente no Natal. Claro, se for consumir algo, alguns estabelecimentos são mais caros. Vale pesquisar.
Avenida Borges de Medeiros, 2716, centro, Gramado/RS
O Palácio dos Festivais fica exatamente do outro lado da rua e é onde acontece o Festival de Cinema de Gramado. Lá também tem o Cine Embaixador, com programação semanal de filmes em exibição. No Natal Luz o show de acendimento das luzes ocorre nas sacadas do palácio – aliás, é uma das poucas atrações gratuitas do Natal Luz, mas é emocionante!
Avenida Borges de Medeiros, centro, Gramado/RS
Bem pertinho do centro, a praça é para passar o tempo sem pressa. Lá você encontra artesanatos e feirinhas de produtos orgânicos .
Ah, o nome da praça se deve aos povos que colonizaram Gramado – alemães, italianos e portugueses. Por lá também é possível buscar informações sobre passeios no interior – Gramado tem uma zona rural belíssima!
Avenida Borges de Medeiros, 1848, centro, Gramado/RS
Localizada na Praça das Etnias, é de onde sai um cheiro incrível de pão assado no forno à lenha. Sim! Lá vocês podem comprar cucas e pães assados na hora! E não é só isso. Como o lugar é utilizado principalmente pelo pessoal do interior da cidade, dá pra encontrar mel, geléias, queijos, frutas, temperos, vinhos, compotas e biscoitos.
Avenida Borges de Medeiros, 1848, centro Gramado/RS
É por lá que muitos turistas fazem as fotos do tipo “estive em Gramado”, ou seja, posada e com a igreja de fundo. O motivo fica bem claro na foto, né. Linda demais!
Construída no modelo de arquitetura romana, a igreja é composta por 78 mil pedras de basalto e vitrais lindos pintados à mão. O sino de bronze, aço e estanho pesa uma tonelada e fica na torre que mede 46 metros.
Ao todo, a igreja tem 86 metros de altura. O jardim com os 12 apóstolos no caminho para a igreja também é um cenário lindo.
Avenida Borges de Medeiros, 2659, Gramado/RS
Durante a pandemia, entre em contato para verificar, principalmente se quiser participar das missas.
(54) 3286-1187
É uma loja de cristais, mas nós consideramos uma experiência. É que dá pra ver de perto o processo de fabricação das peças! E sim, é de graça!
De forma artesanal, é possível que os visitantes participem da fabricação dos cristais e levar para casa. Legal, né? A técnica utilizada é a mesma que os italianos usam na ilha de Murano, Veneza. (Claro, você só paga a peça que levar).
É um passeio bem diferente e que vale a pena você incluir no roteiro quando visitar Gramado. Há transporte de graça para chegar na loja.
RS 115, Km 36, Várzea Grande – Gramado/RS
(54) 3286-0100
É um lago que existe há mais de 70 anos e chama a atenção pelas araucárias plantadas ao redor. É lá que acontece o espetáculo “Ilumination” do Natal Luz. Uma arquibancada montada quase dentro da água comportava a plateia, que via um show de luzes e música.
Alguns hotéis foram construídos ao redor para aproveitar a bela paisagem. É um lugar para descansar, apreciar a vista ou praticar atividades físicas.
Rua Leopoldo Rosenfeld, 919 – Centro de Gramado/RS
Dá pra acreditar que é um passeio gratuito? Pois é! A visita à fábrica da Prawer dura entre 10 e 15 minutos e dá para ver parte do processo de fabricação dos chocolates. (Claro que todo mundo precisa usar touca, né?).
Os visitantes podem ver os bombons saindo das formas, as barras sendo cortadas e a separação das drágeas, por exemplo. O passeio termina dentro da loja e óbvio: só paga por aquilo que comprar. É um passeio interessante se você nunca viu os bastidores de uma fábrica de chocolate.
Normalmente as fábricas não abrem para visitantes, então é uma ótima oportunidade!
Av. das Hortênsias, 4100, Estrada Gramado/Canela.
(54) 3286-1580
A ideia do lugar é fazer fotos em cenários bem divertidos. É um espaço para quem quer encher seu perfil no Instagram de imagens criativas e que mexem com a ilusão de ótica.
Não precisar pagar nada e dá para passar o tempo que quiser tirando fotos.
Av. Borges de Medeiros, 973 – Vila Suíça, Gramado/RS
Eis um destino gratuito para os românticos. A gente sabe que Gramado é muito procurada por casais, já que é uma cidade com belos hotéis, restaurantes e programas ótimos para fazer a dois. A fonte do amor é um deles.
Localizada ao lado da Igreja Matriz São Pedro, é onde os casais deixam cadeados com os nomes gravados na grade ao redor do chafariz. Se isso significa que a relação será eterna, não sabemos. Mas é um ótimo cenário para boas fotos.
Av. Borges de Medeiros, 2659 , Centro, Gramado/RS
Localizada em frente ao Palácio dos Festivais, a Calçada da Fama foi inaugurada em 2007 durante o Festival de Cinema de Gramado. Ela também é conhecida por “Caminho das Estrelas” e tem marcas das mãos e assinaturas de diversos famosos. Dá pra se sentir um pouco em Hollywood e fazer fotos criativas!
Avenida Borges de Medeiros, Gramado/RS
É uma ferrovia que ligou Porto Alegre a Gramado até 1963. O que torna o local especial é o Rabicho Ferroviário, uma obra de engenharia pioneira na América Latina. Ele foi criado para vencer os desafios que o desnível geográfico – a chegada em Gramado fazia com que o trem precisasse enfrentar uma subida íngreme. Desta forma, a ideia foi de usar a força da locomotiva empurrando o peso dos vagões para vencer a subida, ao invés de puxá-los. Atualmente, os visitantes podem aproveitar o local gratuitamente – a vista é bem bonita!
Rua Boca de Leão, Várzea Grande, Gramado/RS
É uma das marcas de Gramado, já que a maioria dos turistas passa por lá, uma vez que fica no centro da cidade. O nome se dá pelo fato de que todas as bandeiras dos estados brasileiros estão hasteadas no local. Uma réplica do Kikito, troféu do Festival de Cinema de Gramado, também compõe o cenário.
Praça Leopoldo Rosenfeldt, Centro, Gramado/RS
Este local vale uma paradinha porque tem uma paisagem muito linda. É que o local se trata de um belvedere com 850 metros de altura!Fica bem perto do centro de Gramado e dá até para ir a pé! Se você gosta de tomar um chimarrão, aproveite para tomar apreciando a paisagem. O acesso é livre e tem recuo de estacionamento para quem for de carro ou moto.
Onde fica: Avenida das Hortênsias,2536, Gramado/RS
Gramado conta com dois belos pórticos que estão localizados nas entradas da cidade para quem chega via Nova Petrópolis e Taquara.
Ambos são bem procurados pelos turistas para tirar fotos, já que são construções lindas. A arquitetura dos prédios tem estilos bávaro e normandos e ajudam a contar a história da cidade, que tem colonização alemã, italiana e portuguesa.
Este é um dos destinos menos óbvios da cidade, mas que vale uma visita caso você seja um apaixonado por perfumes.
Lá você pode conhecer a história da perfumaria pelo mundo, desde a antiguidade até os dias de hoje de graça! Há uma coleção 700 frascos!
Ah, também dá pra aprender sobre técnicas de extração de matérias-primas, fisiologia do sentido do olfato, e a psicologia dos perfumes. Interessante, né?
Avenida das Hortênsias, 3662, Gramado/RS
(54) 3286-2719
É um dos lugares mais conhecidos de Canela e vale a sua visita! Localizada bem no centro da cidade, é um bom passeio porque está perto de vários restaurantes e lojas. A catedral chama a atenção pela arquitetura e tamanho: A torre tem 65 metros e altura e 12 sinos de bronze. Foi construída em estilo gótico inglês e tem obras de arte em seu interior. O quadro da Santa Ceia é um dos mais famosos e foi feito por um artista uruguaio.
Praça da Matriz, 69, Centro, Canela/RS
(54) 3282-1132
É um atrativo bem interessante para quem quer provar cervejas locais e dar uma pausa nos passeios. A estação é uma espécie de complexo de entretenimento que reúne lojas, pubs e restaurantes. Ah, o nome se deve ao histórico de Canela com o transporte ferroviário – até os anos 60 uma ferrovia fazia o caminho Porto Alegre- Canela, o que fomentou muito a economia da região.
Largo Benito Urbani, 77, centro, Canela/RS
A praça fica na região central de Canela. É o local ideal para descansar, tomar um chimarrão e comer uma pipoca.
Ali também fica o multipalco, onde, em épocas antes da pandemia, aconteciam apresentações artísticas. Ah, um letreiro com o nome da cidade está posicionado para quem quiser tirar fotos.
Rua João Pessoa, Centro de Canela/RS
Estes são destinos menos óbvios da cidade, mas que valem a sua visita caso esteja procurando por natureza. Os três morros ficam bem próximos entre si e estão a uma altitude de 900 metros.
A vista lá de cima é incrível! À noite dá pra ver as luzes de Porto Alegre! Os ciclistas costumam se desafiar na subida – a paisagem recompensa.
Rua Godofredo Raymundo, bairro Eugênio Ferreira, Canela/RS
Canela tem uma forte relação com a religiosidade e o Caminho das Graças é uma das formas de expressar isso.
O caminho fica entre os parques do Caracol e Ferradura e tem cerca de 2 quilômetros de extensão. Ele é composto por 44 imagens que ficam em frente às casas dos moradores da região.
Os santos que mais aparecem são Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição e Sagrado Coração de Jesus. É um passeio para quem busca por espiritualidade e calma.
Km 4 a 6 da ERS-466, também conhecida por Estrada do Caracol, Canela/RS
É mais uma opção de turismo religioso na cidade de Canela. O santuário é uma espécie de complexo com o templo, restaurante, centro de eventos e o monumento da prece.
É um destino bem tradicional nas romarias de Caravaggio, mas também dá para visitar o local nos outros dias. O templo ainda está em construção, então a opção é ir no monumento da prece orar e fazer pedidos.
RS 235 Km 55, Canela/RS
(54) 3282 1132 e (54) 99607 3249
É o passeio ideal para quem quer imergir na natureza. A floresta é uma área de conservação de mata de araucárias com 557 hectares.
Também chamada de Flona, tem o objetivo de colaborar a pesquisa científica, a educação ambiental e o uso público.
Desta forma, os visitantes podem fazer trilhas e até piqueniques – precisa levar tudo o que for necessário. Grupos também são recebidos, mas lembre-de se marcar hora antes de ir para lá.
Rua Otaviano do Amaral Pires, 5000, bairro Ulisses de Abreu, Canela/RS
(54) 3282-0037
E aí, viram como é possível se divertir gastando pouco? Durante a pandemia lembrem-se de sempre consultar os locais para ver se estão abertos.
Skyglass: Canela ganha plataforma de vidro
Natal Luz de Gramado cancela espetáculos mas mantém decoração
Sonho de Natal de Canela inova para fazer evento na pandemia