Siriú (SC): Um destino para reiniciar
11 de janeiro de 2021
Onde fazer exame de covid-19: Porto Alegre tem drive- thru até fim de janeiro
19 de janeiro de 2021

Lugares para conhecer em Garopaba (SC)

A cidade de Garopaba (SC) é uma das mais procuradas em Santa Catarina quando o assunto é veraneio. O motivo? Praias lindas e cheias de natureza exuberante, mar perfeito para surf e boa infraestrutura.

Por isso, queremos te ajudar a encontrar lugares para conhecer em Garopaba. A cidade tem boa infraestrutura e há opções de hospedagem para todos os bolsos: desde campings até hotéis mais refinados e propriedades de airbnb.

Como chegar:

Para quem vai de avião, a alternativa é ir até Florianópolis e depois seguir 90 km de carro ou ônibus em direção ao sul do Estado. Saindo de Porto Alegre, por exemplo, são 400 km via BR-101.

São cerca de 5 pedágios – há previsão de abertura de mais alguns em Santa Catarina, então tenha dinheiro em mãos ou o passe de pedágio. A estrada tem boas condições e, na alta temporada, costuma ser movimentada. 

Quer conhecer mais sobre as praias de Garopaba? Então continue no texto!

1) Centro histórico 

Começamos pela região central de Garopaba. Por lá, além de curtir os bares, restaurantes e ter acesso a infraestrutura de hotéis e pousadas, você também tem acesso à praia. Ela costuma ser mais cheia e tem uma faixa de areia mais estreita. Indicamos para quem quer agito. 

Indicamos que você também conheça o centro histórico de Garopaba. Vale reservar uma manhã ou um fim de tarde para o passeio. A cidade teve colonização açoriana e, antigamente, era uma vila de pescadores. Por isso, você vai encontrar barquinhos de pesca e prédios com arquitetura açoriana.

Um dos lugares que você precisa conhecer é a Igreja de São Joaquim. Construída em 1830 no alto de um morro, ela tem vista para o mar! Ao lado existe um café muito charmoso, o Casa do Padre. 

2) Praia da Vigia

É uma das praias mais próximas ao centro. Para chegar até lá, prepare-se para subir e descer uma lomba íngreme. O esforço vale a pena. A praia tem água bem limpa e é pequena, com cerca de 50 metros de extensão. Por lá não há infraestrutura de restaurantes ou banheiros. Mas, como fica a menos de 1km do centro, dá para curtir com tranquilidade.

3) Siriú

Reserve um dia só para o Siriú. Você já vai entender o motivo. Esta região ainda é cheia de mata virgem, então recomendamos para quem busca por silêncio e ar puro. A praia está há 7 km do centro de Garopaba. É uma região mais familiar, então você verá muitas crianças brincando na areia.

Foto: Jéssica Zang

Além disso, é na beira do mar  que desemboca o rio do Poeta. Além de formar uma paisagem linda, se você não gosta de tomar banho de mar, tome um banho de rio. Na parte próxima da praia já não há correnteza e a água fica quentinha. A praia conta com estrutura de bar e fica bem próxima do centrinho do Siriú.

Dunas do Siriú

Foto: Jéssica Zang

As dunas do Siriú também são um passeio divertido. Com 40 metros de altura, elas podem ser “surfadas” de sandboard – pranchas em que a pessoa desce a duna sentada. Lá de cima é possível ver o mar!

Há estacionamento na frente, junto aos locais que alugam as pranchas. Aqui recomendamos ir de tênis, pois em dias de sol forte, a areia fica quente e pode queimar os pés.

Cachoeira do Siriú

A cachoeira do Siriú fica próxima ao camping. Como o local é dentro da estrutura de um restaurante, há cobrança de ingresso. Quando conhecemos (2019), era R$ 5,00. A cachoeira é própria para banho e cheia de árvores ao redor. Para aproveitá-la melhor, opte pelos dias de semana. A cachoeira fica ainda melhor com poucas pessoas.

4) Praia do Silveira 

Está procurando um lugar para surfar perto do centro de Garopaba? Então a praia do Silveira é uma das melhores opções.2 km do centro, a praia é rodeada por montanhas e natureza e tem formações de ondas consideradas ótimas para a prática de surf.

Em dias de chuva, tome cuidado com o acesso. Há uma pequena estrada de chão que pode virar um problema quando chove. Se quiser apenas apreciar o mar e o verde no entorno da praia, também recomendamos. É uma praia linda!

5) Cachoeira do Macacu 

Foto: Divulgação

Este é um dos passeios para você fazer caso queira sair do roteiro de praias. A cachoeira do Macacu fica no caminho para a praia do Siriú está inserida em um local com infraestrutura de playground, tirolesa e paredão de escalada. Se quiser acampar por lá, também é possível.

Há cobrança de ingresso. Em 2020 o valor era R$ 15.  

6) Praia da Gamboa

É uma praia para quem busca por descanso e tranquilidade. A Gamboa é, tradicionalmente, uma vila de pescadores, então e ótima para quem quer ir com a família e crianças pequenas, por exemplo.

Foto: Nara Schmachtenberg

Por lá existe estrutura de pousadas e restaurantes e fica ao lado da praia do Siriú. Apenas atente para a estrada. Se você estiver chegando pela região sul, pode enfrentar uma estrada de chão mais acidentada. 

7) Praia da Ferrugem

Localizada a 5 km do centro de Garopaba, é uma das praias mais badaladas de Garopaba e reúne o público jovem. Então, é um destino para quem busca por festas. Este também é um point de surfistas e a paisagem chama a atenção pela beleza.

Aliás, por lá existem piscinas naturais ótimas para o banho. Se você gosta de trilhas, a Ferrugem é ponto de partida até a praia do Rosa, em Imbituba. 

8) Praia da Barra

Ao contrário da praia da Ferrugem, a praia da Barra é uma boa opção para quem quer descanso. Uma das partes mais famosas da praia é o costão de pedras e dunas que oferecem vista para a praia da Ferrugem.

Na praia também há um ponto de partida para trilhas como a que vai até a praia do Ouvidor. Por lá há infraestrutura para turistas, como pousadas e restaurantes. 

9) Praia Vermelha

Esta é mais uma das praias que os surfistas aproveitam muito. Além disso, se destaca pela beleza e é ótima para quem quer contato com a natureza. O local não possui infraestrutura turística, logo, leve lanche e recolha o seu lixo.

O acesso se dá por duas trilhas. Uma que parte da Praia do Rosa, em Imbituba, e outra que parte da praia do Ouvidor, em Garopaba. Se você estiver hospedado no centro de Garopaba, indicamos ir de carro: são 16 km até a praia Vermelha.

 10) Praia do Ouvidor

Esta é mais uma das praias para os apaixonados por natureza. A praia é praticamente deserta, então fique atento: não há estrutura de restaurantes e banheiro, ok?

Ela também é uma das mais distantes do centro de Garopaba: está há 17 km de distância. Banhada por um lindo mar azul, pode ser acessada de carro. A praia do Ouvidor também é ponto de partida para trilhas até a praia Vermelha e a Ferrugem.

Você também pode gostar deste conteúdo:

Siriú (SC): Um destino para reiniciar

Ilha de Santo Aleixo: o paraíso escondido em Pernambuco

Onde fazer exame de covid-19: Porto Alegre tem drive- thru até fim de janeiro

Costa Doce: 7 cidades e atrações imperdíveis para curtir o destino em 2021

Comentários

comentários