Onde fazer exame de covid-19: Porto Alegre tem drive- thru até fim de janeiro
19 de janeiro de 2021
Parque Terra Mágica Florybal faz campanha de ingresso solidário em Canela (RS)
19 de janeiro de 2021

Ilha de Santo Aleixo: o paraíso escondido em Pernambuco

O estado de Pernambuco é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, conforme consta na última pesquisa feita pelo site Skyscanner. Por lá, os turistas têm o objetivo de conhecer, principalmente, Recife, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha ou para passar o carnaval em Olinda.

De fato, esses três destinos são muito cobiçados. Mas Pernambuco tem muito mais para nos mostrar! Principalmente se o seu destino estiver entre as cidades de Recife, Porto de Galinhas e Olinda.

Onde fica:

A cerca de 75 km de distância de Recife fica uma cidadezinha chamada Sirinhaém. Pequena e simples, esconde uma das maiores belezas do Estado: a ilha de Santo Aleixo.

O local é simplesmente paradisíaco e muito bem preservado. Ah, e é uma ilha deserta! 

Os passeios até lá são feitos durante o dia e para chegar é necessário ir de lancha. Importante sempre ir com um guia turístico, ok? 

A ilha é tão bem preservada que o restaurante que serve os turistas é móvel! Ele fica em um barco que vai até o local de manhã cedo nos dias dos passeios e fica até o final da tarde, quando os passeios encerram.

Alguns locais dizem que a ilha tem dois “sóis”, porque realmente, lá é muito quente! Então já sabe, né? Capricha no protetor solar! 

Ah, e se você quiser chegar ao outro lado da ilha, será necessário fazer uma pequena trilha – leve água e boné.

Algo que achei interessante na ilha de Santo Aleixo é que na praia principal nós sentimos a areia nos pés, mas, quando chegamos ao outro lado da ilha, o que sentimos debaixo dos nossos pés são pedras. Ou seja, são paisagens diferentes na mesma ilha! 

Como fazer o passeio

Para chegar até a ilha, contratei um pacote de passeio que nos buscou na porta do hotel em Porto de Galinhas, nos levou de van até Sirinhaém e forneceu o transporte de lancha até a ilha. O trajeto de volta também estava incluso. Ao todo, esse passeio custou apenas R$60,00 e com certeza valeu muito a pena!

O restaurante móvel segue a faixa de preços dos restaurantes que visitei enquanto estava hospedada em Porto de Galinhas. Os pratos custam a partir de R$25,00. Claro que no cenário de hoje é provável que esses valores estejam diferentes.

Ao longo de toda minha estadia em Pernambuco encontrei pessoas extremamente carismáticas, dispostas a ajudar e muito receptivas.

Em quase todos os passeios os guias se ofereciam para tirar fotos nossas. Faziam um book inteiro com fotos de todos os ângulos, sem cobrar nada a mais! Eu percebi que isso é algo normal para eles, mas é diferente do que geralmente encontramos nas trips que fazemos aqui pelo Sul.

Espero que você tenha gostado de saber mais sobre esse destino e que tenha ficado com vontade de conhecer! Com certeza é um passeio que vale muito a pena. Então se você for para alguma dessas cidades que cercam Recife, não deixe a Ilha de Santo Aleixo de fora! 

Texto de Ândrea Miritz, estudante de jornalismo. Siga o perfil no instagram  @andynaviagem

Você também pode gostar deste conteúdo:

Chapada dos Veadeiros no Carnaval: viagem das sete mulheres

Lugares para conhecer em Garopaba (SC)

Siriú (SC): Um destino para reiniciar

Comentários

comentários