Multipropriedade no hotel Wyndham: o que é a fração imobiliária em Gramado
23 de setembro de 2020
Sonho de Natal de Canela divulga atrações
9 de outubro de 2020

Rota Romântica ganha circuito de cicloturismo

Você aí que é apaixonado por pedalar vai gostar deste texto. É que um novo circuito de cicloturismo chegou para ser desbravado! Localizado na Rota Romântica (RS) tem 355 quilômetros e passa por 14 cidades – São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. 

O lançamento deste circuito se dá no momento em que a retomada do turismo já começou, mas ainda precisa de atenção por parte dos viajantes. Desta forma, um circuito de cicloturismo é uma ótima pedida, já que acontece sempre ao ar livre e não envolve grandes aglomerações. 

A maior parte do circuito será no interior. Foto: Divulgação Rota Romântica

O trajeto é autoguiado e passa por estradas secundárias, o que proporciona ao ciclista paisagens lindas! Para ninguém se perder, é possível encontrar mapas e acessar o guia do roteiro nas placas situadas ao longo do percurso por meio de  códigos QRCode. 

Mesmo sendo um circuito que passa pelos interiores, os ciclistas terão como chegar a pontos turísticos famosos da região, além de aproveitar muito a natureza, que é abundante nas cidades da Rota Romântica! 

Por onde o circuito passa

Como é um trajeto grande, decidimos trazer aqui alguns pontos em especial que valem a sua visita caso for pedalar. Tem cachoeiras, natureza e até cervejaria! – Bom pra reabastecer as energias, né?

Torre de informações – Nova Petrópolis

É o ponto de “partida” e “chegada”, já que se trata de um circuito. Claro que você pode começar e terminar onde quiser. A torre é um espaço de informações turísticas e também um ponto turístico localizado no centro da cidade. Isso porque você pode subir 80 degraus para chegar ao alto da torre e ter uma vista privilegiada da cidade!

Onde fica:

Avenida 15 de Novembro, 100, Centro, Nova Petrópolis/RS

A torre de informações também é sede da Rota Romântica. Foto: Acervo Rota Romântica

Cascata do Passo Fundo Eck – Nova Petrópolis

Este é um belo ponto de descanso no interior da cidade. A cascata fica na divisa com as cidades de Picada Café e Santa Maria do Herval e pode ser acessada facilmente por meio de uma trilha. A cascata é própria para banho, então no verão é um verdadeiro presente aos ciclistas!

Onde fica:

Rua Passo Fundo Eck, Pinhal Alto, Nova Petrópolis/ RS

É possível avistar a cascata da rua. A queda d’água fica em uma propriedade particular, mas os visitantes podem chegar tranquilamente. Foto: Francis Jonas Limberger

Praça das Flores – Nova Petrópolis

Velha conhecida dos turistas, também é um lugar que vale sua visita caso estiver pedalando pela cidade. Aproveite que ela fica bem no centro para almoçar ou fazer um lanche. Se quiser dar uma pausa no pedal, ande dentro do Labirinto Verde e respire o cheiro das flores – elas recebem manutenção diária e estão sempre lindas!

Onde fica:

Avenida 15 de novembro, Centro, Nova Petrópolis/RS

A praça é muito colorida e o cheiro das flores deixa o lugar mais gostoso ainda de passar o tempo! Foto: Acervo Rota Romântica

Parque Jorge Kuhn – Picada Café

Localizado na beira da BR-116, o parque é lindo e também dá acesso a um riachinho com água fresquinha! Também é um ótimo ponto de descanso, já que conta com estrutura de banheiros e lancheria. Os entornos do parque podem ser um ponto estratégico para deixar o carro estacionado enquanto você vai pedalar.

Onde fica:

Rua Professora Marta W Kirchner, 707, Picada Café/RS

Foto: Divulgação

Cervejaria Origem – Linha Nova

Sabia que a cidadezinha de Linha Nova é o berço das cervejarias no Rio Grande do Sul? Localizada ao lado de Nova Petrópolis, é bem pequena: tem cerca de 1.700 habitantes. A Cervejaria Origem fica na chegada ao centro da cidade e é muito linda! Então, ciclista, reserve um tempinho para apreciar uma cerveja e recarregar as energias com um hambúrguer.

Onde fica:

Av. Henrique Spier, 1446, Linha Nova/ RS

Parque Georg Heinrich Ritter – Linha Nova

É um lugar  com muita sombra e ótimo para tomar um chimarrão – caso você seja aquele tipo de ciclista que não deixa a cuia em casa nem durante o pedal! Apesar de estar localizado no centro da cidade, é um parque muito calmo e bem arborizado. Vale uma paradinha para apreciar a paisagem.

Onde fica:

Avenida Henrique Spier, Linha Nova/RS

Foto: Prefeitura de Linha Nova

Mirante entre Linha Nova e Presidente Lucena

No meio do seu pedal você pode ser surpreendido por uma vista muito linda caso esteja transitando entre as cidades de Linha Nova e Presidente Lucena. Localizado em uma estrada secundária que liga os dois municípios, tem um gramado para sentar e apreciar a paisagem!

Onde fica:

Estrada Capela do Rosário, Linha Nova/RS

Núcleo de Casas Enxaimel – Ivoti

O lugar é daquelas belas surpresas no meio do caminho! Extremamente charmoso, o Núcleo de Casas Enxaimel tem construções datadas dos séculos 18 e 19 que podem ser visitadas. Por lá, você também pode fazer fotos lindas e reabastecer as energias nas lancherias – Rola até fazer piquenique nos espaços com grama! O Arroio Feitoria corre bem ao lado, então o barulhinho gostoso de água é garantido para relaxar.

Onde fica:

Rua da Cascata, Feitoria Nova, Ivoti/RS

Ad flores estão presentes até nas janelas dos casarões! Foto: Anelise Zanoni

Ponte do Imperador – Ivoti

Ela está localizada no bairro Feitoria Nova, a um quilômetro do centro da cidade. É o acesso principal para o Núcleo de Casas Enxaimel, então você pode aproveitar o passeio e conhecer os dois lugares! A obra da ponte foi concluída em 1864 e tem 148 metros de comprimento. Ela recebeu este nome em homenagem a Dom Pedro II, que destinou 30 contos de réis, através do Governo Provincial, para sua construção.

Onde fica:

 Rua Tuiuti/ Ivoti – RS

Foto: Prefeitura de Ivoti/Divulgação

Catedral São Luiz Gonzaga – Novo Hamburgo

Este pode ser um bom ponto de partida para o seu pedal. Novo Hamburgo é uma cidade bem urbanizada e fica a 40 quilômetros de Porto Alegre. Caso queira conhecer algo na cidade, indicamos a Catedral, que fica bem no centro. Ela foi construída em estilo romano basilical e tem um interior lindo.

Onde fica:

Rua Cidade de Atlântida, 34 – Centro, Novo Hamburgo/ RS

Foto: Ita Kirsch

Marco Zero da Rota Romântica – São Leopoldo

Não poderíamos deixar este lugar de fora, já que é onde começa, oficialmente, a Rota Romântica. Localizado bem pertinho da BR-116, é um ponto de informações turísticas. Então já sabe: Se tiver dúvidas sobre o circuito de cicloturismo, passe por lá antes se seguir viagem.

Onde fica:

Rua Dom João Becker, 970-982, Centro, São Leopoldo/RS

Praça Central – Morro Reuter

Morro Reuter é uma cidade pequena e cheia de lugares bonitos para conhecer. A praça fica no centro da cidade é um ótimo ponto de descanso e está próxima de restaurantes e lojas. Com bastante sombra, é ótima para os ciclistas que pedalam em dias quentes. Se quiser voltar lá para explorar mais, indicamos o Caminho das Serpentes e o Antiquário Edelweiss.

Onde fica:

Rua independência esquina com Rua Quinze de Novembro, Centro, Morro Reuter/RS

Foto: Prefeitura de Morro Reuter

Balneários Nossa Senhora Aparecida e Balneário Rio Loch – Santa Maria do Herval

Decidiu pedalar e fez calor? Então não deixe de conhecer estes balneários! No entorno da ponte e estrada existem quiosques, churrasqueiras e lancheria. O circuito passa por dentro deles, então aproveite para se refrescar! 

Onde fica:

 Estrada Walhai, Morro Reuter/ RS

Praça Major Nicoletti – Gramado

Ao lado da Rua Coberta está a praça. Ela tem um paisagismo muito lindo cheio de flores e verde. Os bancos distribuídos por todo o espaço ajudam a descansar depois de um passeio cansativo. Aproveite o local para renovar as energias – existem vários restaurantes e cafés pelas redondezas.

Onde fica:

Av. Borges de Medeiros, Centro, Gramado/RS

Foto: Portal Gramado e Canela

Parque do Caracol – Canela

Destino conhecido dos turistas, também pode ser acessado de bicicleta. O Parque do Caracol é também uma área de preservação de 100 hectares, mas somente 25 podem ser visitados. Vale a visita para respirar ar puro, fazer muitas fotos e se conectar com a natureza!

Onde fica:

Rodovia RS 466, km 0, Caracol, Canela/RS

E aí, gostaram das dicas? Certamente estes lugares deixarão o seu pedal ainda melhor!

Texto: Jéssica Zang

Você também pode gostar deste conteúdo:

Gramado e Canela: 25 atrações gratuitas

Roteiro Gramado e Canela: guia completo da serra gaúcha

Multipropriedade no hotel Wyndham: o que é a fração imobiliária em Gramado

O que fazer no Rio Grande do Sul: 8 cidades e atrações

Como é se hospedar no Hotel Wyndham Gramado (RS)

Comentários

comentários