Aos amantes de vinho, temos uma boa notícia: Acabou de ser inaugurada a vinícola Cave do Sol, a mais nova atração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha!
O local tem bastante história, já que os primeiros vinhos da família Passarin, proprietária do empreendimento, foram fabricados há três gerações. O patriarca Giuseppe chegou da região do Vêneto, na Itália, ao Brasil em 1888.
No entanto, a arte também é destaque no empreendimento. Desta forma, ele se destaca por unir vinho + história + o trabalho de artistas locais.
Tudo isso tem bastante espaço para ser explorado na vinícola: Ao todo são 36,6 mil metros quadrados de propriedade, sendo que 2.367 deles são destinados ao enoturismo, distribuídos em três andares.
Ambiente
Toda a decoração e estrutura é resultado da mistura do antigo com arte e design moderno. É que objetos considerados peças de museu estão expostos para preservar a história da família e da vitivinicultura brasileira.
Nas paredes, os antigos tijolos da primeira sede da vinícola ajudam a contar a trajetória do empreendimento.
As obras de arte ganharam bastante destaque e são o diferencial do negócio. Todas elas são de grandes proporções e, por isso, chamam a atenção dos visitantes.
Concebidas por artistas locais, misturam o moderno com o antigo de forma harmoniosa. Os artistas Aido Dal Mass e Rubens Sant’Anna Filho assinam as peças.
Uma das obras é a “Uvas ao Sol”. Ela fica no jardim da vinícola e foi feita com antigos aros de pipas de vinho que ganharam roupagem moderna. Ao todo, são representados sete grãos de uva, que simbolizam a fertilidade do Vale dos Vinhedos.
Passeios e degustações
Na Cave do Sol os passeios ocorrem ainda em modelo soft opening, de sexta a domingo, por causa da pandemia. Mesmo assim, é possível fazer três tipos de visitas, que vão de 40min a 1h10min, sempre guiadas por enólogos e sommeliers. Em todas elas são degustados cinco produtos e está incluída uma taça de cristal exclusiva.
Produtos
Todos os vinhos são elaborados com uvas cultivadas na Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste. Desta forma, a vinícola tem um portfólio rico em diversos terroirs, atendendo aos mais variados estilos.
Inicialmente, quatro linhas estarão no mercado, partindo da superior Cave do Sol, passando pela Solar do Vale e Vulcano, até chegar a Monarca.
A Cave do Sol ainda tem dois rótulos ícones, que são uma homenagem feita pela família. O primeiro é batizado de Capitão Chico, apelido do dono da vinícola, Arnaldo Passarin. Trata-se de um vinho tinto 100% Cabernet Sauvignon. Já o segundo é chamado de Vitória Lúcia, matriarcas da família, e é um espumante Nature método tradicional. Ao todo, são 34 rótulos entre espumantes, vinhos e suco de uva.
Esta é uma ótima dica para quem quer ver novidades e se aprofundar na história italiana por meio do enoturismo.
Serviço
Sextas e sábados, das 10h às 17h
Domingos, das 10h às 16h
Telefone: (54) 2521-2599 ou (54) 98418-9882
Você também pode gostar deste conteúdo
Vinícola Campestre: enoturismo de luxo em Vacaria (RS)
Vinícolas no Uruguai: conheça a Bodega Garzón e outras dicas
Dica de destino na Argentina: Mendoza atrai amantes de vinhos