Portugal: 8 castelos no Alentejo para conhecer
11 de setembro de 2020
Estribo Hotel Estância: hotel fazenda em Santo Antônio da Patrulha (RS)
16 de setembro de 2020

Gramado e Canela: 25 atrações gratuitas

Fazer turismo em Gramado e Canela (RS) não precisa ser sinônimo de gastar muito dinheiro e nós vamos provar que isso é possível. Reunimos em uma lista 25 atrações gratuitas nas duas cidades. Claro, tudo depende da experiência que você quer ter, mas é totalmente possível se divertir gastando pouco!

Veja a lista:

Gramado

1) Rua Torta

É um dos atrativos gratuitos que não podem faltar caso você queira fotos criativas. A Rua Torta, que oficialmente se chama Emílio Sorgetz,  fica bem perto do centro de Gramado, em frente à Praça das Etnias. Ela foi inspirada na Lombard Steet, uma rua parecida que fica na Califórnia, Estados Unidos. 

Dica: Normalmente o local fica cheio de turistas, então se quiser uma foto só com a paisagem, vá bem cedo pela manhã. 

Onde fica:

Rua Emílio Sorgetz, Centro, Gramado/RS

2) Lago Negro

É um ótimo lugar para tomar chimarrão, fazer piqueniques ou dar caminhadas. A paisagem é linda e nos faz lembrar de locais da Europa, por conta das árvores que foram plantadas ao redor do lago.

Aliás, é este o motivo do nome do local: As mudas foram importadas da Floresta Negra, na Alemanha.  É um pouco longe do centro, fica no bairro Planalto, mas é bem fácil de chegar.

O local tem estacionamento gratuito, café e banca de pipocas (se você comprar, não se assuste com os gansos – eles moram por ali e adoram ajudar a comer, hehe). Por lá quase tudo é gratuito – a única atração paga por lá são os pedalinhos. 

Onde fica:

Rua A.J Renner, bairro Planalto, Gramado/RS

3) Rua Coberta

Este atrativo turístico é o charme de Gramado. Localizada bem no centro, a Rua Coberta reúne restaurantes e lojas e costuma estar sempre cheia. Por lá também acontecem apresentações culturais, principalmente no Natal. Claro, se for consumir algo, alguns estabelecimentos são mais caros. Vale pesquisar.

Onde fica:

Avenida Borges de Medeiros, 2716, centro, Gramado/RS


4) Palácio dos Festivais

O Palácio dos Festivais fica exatamente do outro lado da rua e é onde acontece o Festival de Cinema de Gramado.  Lá também tem o Cine Embaixador, com programação semanal de filmes em exibição. No Natal Luz o show de acendimento das luzes ocorre nas sacadas do palácio – aliás, é uma das poucas atrações gratuitas do Natal Luz, mas é emocionante!

Onde fica:

Avenida Borges de Medeiros, centro, Gramado/RS

5) Praça das Etnias

Bem pertinho do centro, a praça é para passar o tempo sem pressa. Lá você encontra artesanatos e feirinhas de produtos orgânicos .

Ah, o nome da praça se deve aos povos que colonizaram Gramado – alemães, italianos e portugueses. Por lá também é possível buscar informações sobre passeios no interior – Gramado tem uma zona rural belíssima!

Onde fica:

Avenida Borges de Medeiros, 1848, centro, Gramado/RS

6) Casa do Colono

Localizada na Praça das Etnias, é de onde sai um cheiro incrível de pão assado no forno à lenha. Sim! Lá vocês podem comprar cucas e pães assados na hora! E não é só isso. Como o lugar é utilizado principalmente pelo pessoal do interior da cidade, dá pra encontrar mel, geléias, queijos, frutas, temperos, vinhos, compotas e biscoitos. 

Onde fica:

Avenida Borges de Medeiros, 1848, centro Gramado/RS

7) Igreja Matriz São Pedro

É por lá que muitos turistas fazem as fotos do tipo “estive em Gramado”, ou seja, posada e com a igreja de fundo. O motivo fica bem claro na foto, né. Linda demais!

Construída no modelo de arquitetura romana, a igreja é composta por 78 mil pedras de basalto e vitrais lindos pintados à mão. O sino de bronze, aço e estanho pesa uma tonelada e fica na torre que mede 46 metros.

Ao todo, a igreja tem 86 metros de altura. O jardim com os 12 apóstolos no caminho para a igreja também é um cenário lindo. 

Onde fica:

Avenida Borges de Medeiros, 2659, Gramado/RS

Horário:

Durante a pandemia, entre em contato para verificar, principalmente se quiser participar das missas. 

Telefone:

(54) 3286-1187

8) Cristais de Gramado

É uma loja de cristais, mas nós consideramos uma experiência. É que dá pra ver de perto o processo de fabricação das peças! E sim, é de graça!

De forma artesanal, é possível que os visitantes participem da fabricação dos cristais e levar para casa. Legal, né? A técnica utilizada é a mesma que os italianos usam na ilha de Murano, Veneza. (Claro, você só paga a peça que levar).

É um passeio bem diferente e que vale a pena você incluir no roteiro quando visitar Gramado. Há transporte de graça para chegar na loja. 

Onde fica:

RS 115, Km 36, Várzea Grande – Gramado/RS

Telefone: 

(54) 3286-0100

9) Lago Joaquina Rita Bier

É um lago que existe há mais de 70 anos e chama a atenção pelas araucárias plantadas ao redor. É lá que acontece o espetáculo “Ilumination” do Natal Luz. Uma arquibancada montada quase dentro da água comportava a plateia, que via um show de luzes e música.

Alguns hotéis foram construídos ao redor para aproveitar a bela paisagem. É um lugar para descansar, apreciar a vista ou praticar atividades físicas.

Onde fica:

Rua Leopoldo Rosenfeld, 919 – Centro de Gramado/RS

10) Fábrica de Chocolates da Prawer

Dá pra acreditar que é um passeio gratuito? Pois é! A visita à fábrica da Prawer dura entre 10 e 15 minutos e dá para ver parte do processo de fabricação dos chocolates. (Claro que todo mundo precisa usar touca, né?).

Os visitantes podem ver os bombons saindo das formas, as barras sendo cortadas e a separação das drágeas, por exemplo. O passeio termina dentro da loja e óbvio: só paga por aquilo que comprar. É um passeio interessante se você nunca viu os bastidores de uma fábrica de chocolate.

Normalmente as fábricas não abrem para visitantes, então é uma ótima oportunidade!  

Onde fica:

Av. das Hortênsias, 4100, Estrada Gramado/Canela.

Telefone:

(54) 3286-1580

 11) Espaço Tô de Férias

A ideia do lugar é fazer fotos em cenários bem divertidos. É um espaço para quem quer encher seu perfil no Instagram de imagens criativas e que mexem com a ilusão de ótica.

Não precisar pagar nada e dá para passar o tempo que quiser tirando fotos. 

Onde fica:

Av. Borges de Medeiros, 973 – Vila Suíça, Gramado/RS

 12) Fonte do Amor Eterno

Eis um destino gratuito para os românticos. A gente sabe que Gramado é muito procurada por casais, já que é uma cidade com belos hotéis, restaurantes e programas ótimos para fazer a dois. A fonte do amor é um deles.

Localizada ao lado da Igreja Matriz São Pedro, é onde os casais deixam cadeados com os nomes gravados na grade ao redor do chafariz. Se isso significa que a relação será eterna, não sabemos. Mas é um ótimo cenário para boas fotos. 

Onde fica:

Av. Borges de Medeiros, 2659 , Centro, Gramado/RS

13) Calçada da Fama

Localizada em frente ao Palácio dos Festivais, a Calçada da Fama foi inaugurada em 2007 durante o Festival de Cinema de Gramado. Ela também é conhecida por “Caminho das Estrelas” e tem marcas das mãos e assinaturas de diversos famosos. Dá pra se sentir um pouco em Hollywood e fazer fotos criativas!

Onde fica:

Avenida Borges de Medeiros, Gramado/RS

14) Rabicho Ferroviário

É uma ferrovia que ligou Porto Alegre a Gramado até 1963. O que torna o local especial é o Rabicho Ferroviário, uma obra de engenharia pioneira na América Latina. Ele foi criado para vencer os desafios que o desnível geográfico – a chegada em Gramado fazia com que o trem precisasse enfrentar uma subida íngreme.  Desta forma, a ideia foi de usar a força da locomotiva empurrando o peso dos vagões para vencer a subida, ao invés de puxá-los. Atualmente, os visitantes podem aproveitar o local gratuitamente – a vista é bem bonita!

Onde fica: 

Rua Boca de Leão, Várzea Grande, Gramado/RS

Foto: Igor Mallmann/ Portal Serra Cult

15) Rótula das Bandeiras

É uma das marcas de Gramado, já que a maioria dos turistas passa por lá, uma vez que fica no centro da cidade. O nome se dá pelo fato de que todas as bandeiras dos estados brasileiros estão hasteadas no local. Uma réplica do Kikito, troféu do Festival de Cinema de Gramado, também compõe o cenário.

Onde fica:

Praça Leopoldo Rosenfeldt, Centro, Gramado/RS

16) Belvedere Vale do Quilombo

Este local vale uma paradinha porque tem uma paisagem muito linda. É que o local se trata de um belvedere com 850 metros de altura!Fica bem perto do centro de Gramado e dá até para ir a pé! Se você gosta de tomar um chimarrão, aproveite para tomar apreciando a paisagem. O acesso é livre e tem recuo de estacionamento para quem for de carro ou moto. 

Onde fica: Avenida das Hortênsias,2536, Gramado/RS

17) Pórticos

Gramado conta com dois belos pórticos que estão localizados nas entradas da cidade para quem chega via Nova Petrópolis e Taquara.

Ambos são bem procurados pelos turistas para tirar fotos, já que são construções lindas. A arquitetura dos prédios tem estilos bávaro e normandos e ajudam a contar a história da cidade, que tem colonização alemã, italiana e portuguesa.

18) Museu do Perfume Fragram

Este é um dos destinos menos óbvios da cidade, mas que vale uma visita caso você seja um apaixonado por perfumes.

Lá você pode conhecer a história da perfumaria pelo mundo, desde a antiguidade até os dias de hoje de graça! Há uma coleção 700 frascos! 

Ah, também dá pra aprender sobre técnicas de extração de matérias-primas, fisiologia do sentido do olfato, e a psicologia dos perfumes. Interessante, né?

Onde fica:

Avenida das Hortênsias, 3662, Gramado/RS

Telefone:

(54) 3286-2719

CANELA

19) Catedral de Pedra de Canela

É um dos lugares mais conhecidos de Canela e vale a sua visita! Localizada bem no centro da cidade, é um bom passeio porque está perto de vários restaurantes e lojas. A catedral chama a atenção pela arquitetura e tamanho: A torre tem 65 metros e altura e 12 sinos de bronze. Foi construída em estilo gótico inglês e tem obras de arte em seu interior. O quadro da Santa Ceia é um dos mais famosos e foi feito por um artista uruguaio. 

Onde fica:

Praça da Matriz, 69, Centro, Canela/RS

 Telefone:

(54) 3282-1132

20) Estação Campos de Canella

É um atrativo bem interessante para quem quer provar cervejas locais e dar uma pausa nos passeios. A estação é uma espécie de complexo de entretenimento que reúne lojas, pubs e restaurantes. Ah, o nome se deve ao histórico de Canela com o transporte ferroviário – até os anos 60 uma ferrovia fazia o caminho Porto Alegre- Canela, o que fomentou muito a economia da região. 

Onde fica:

Largo Benito Urbani, 77, centro, Canela/RS

Contato:

tiago@estacaocanella.com.br

21) Praça João Corrêa

A praça fica na região central de Canela. É o local ideal para descansar, tomar um chimarrão e comer uma pipoca.

Ali também fica o multipalco, onde, em épocas antes da pandemia, aconteciam apresentações artísticas. Ah, um letreiro com o nome da cidade está posicionado para quem quiser tirar fotos.

Onde fica:

Rua João Pessoa, Centro de Canela/RS

22) Morros Pelado, Dedão e Queimado

Estes são destinos menos óbvios da cidade, mas que valem a sua visita caso esteja procurando por natureza. Os três morros ficam bem próximos entre si e estão a uma altitude de 900 metros.

A vista lá de cima é incrível! À noite dá pra ver as luzes de Porto Alegre! Os ciclistas costumam se desafiar na subida – a paisagem recompensa. 

Onde fica:

Rua Godofredo Raymundo, bairro Eugênio Ferreira, Canela/RS

23) Caminho das Graças

Canela tem uma forte relação com a religiosidade e o Caminho das Graças é uma das formas de expressar isso.

O caminho fica entre os parques do Caracol e Ferradura e tem cerca de 2 quilômetros de extensão. Ele é composto por  44  imagens que ficam em frente às casas dos moradores da região.

Os santos que mais aparecem são Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição e Sagrado Coração de Jesus. É um passeio para quem busca por espiritualidade e calma.

Onde fica:

Km 4 a 6 da ERS-466, também conhecida por Estrada do Caracol, Canela/RS

24) Santuário de Caravaggio Canela

É mais uma opção de turismo religioso na cidade de Canela. O santuário é uma espécie de complexo com o templo, restaurante, centro de eventos e o monumento da prece.

É um destino bem tradicional nas romarias de Caravaggio, mas também dá para visitar o local nos outros dias. O templo ainda está em construção, então a opção é ir no monumento da prece orar e fazer pedidos. 

Onde fica:

RS 235 Km 55, Canela/RS

Telefone:

(54) 3282 1132 e  (54) 99607 3249

Projeto de como o santuário ficará depois de pronto

25) Floresta Nacional de Canela

É o passeio ideal para quem quer imergir na natureza. A floresta é uma área de conservação de mata de araucárias com 557 hectares.

Também chamada de Flona, tem o objetivo de colaborar a pesquisa científica, a educação ambiental e o uso público.

Desta forma, os visitantes podem fazer trilhas e até piqueniques – precisa levar tudo o que for necessário. Grupos também são recebidos, mas lembre-de se marcar hora antes de ir para lá. 

Onde fica:

Rua Otaviano do Amaral Pires, 5000, bairro Ulisses de Abreu, Canela/RS

Telefone:

(54) 3282-0037

E aí, viram como é possível se divertir gastando pouco? Durante a pandemia lembrem-se de sempre consultar os locais para ver se estão abertos.

Você também pode gostar deste conteúdo:

Skyglass: Canela ganha plataforma de vidro

Natal Luz de Gramado cancela espetáculos mas mantém decoração

Sonho de Natal de Canela inova para fazer evento na pandemia

Comentários

comentários