O que fazer em Jerusalém: roteiro de 1 dia
23 de dezembro de 2020
O que fazer em Nova Petrópolis (RS): Um guia pela cidade
11 de janeiro de 2021

Capital dos gaúchos: O que fazer em Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, é uma cidade que vale muito você considerar como destino. Apesar de ser ponto de partida para muitas viagens, seja pelo aeroporto ou pela rodoviária, é um lugar bem especial para você conhecer. Nós elaboramos um roteiro sobre o que fazer em Porto Alegre para que você experimente um pouco de tudo que a cidade oferece: história, arte, paisagens e um final de noite badalado.

Roteiro de um dia em Porto Alegre: pela manhã, Centro Histórico

É no Centro Histórico que está o coração da cidade. Pertinho do Rio Guaíba, o bairro preserva prédios que contam a história da metrópole. Por ali, a dica é usar roupas e calçados confortáveis para visitar a pé os principais atrativos e tirar muitas fotos. 

A Praça da Alfândega pode ser um bom começo para o seu dia. Ela é uma das mais famosas da cidade e tem grande valor histórico.

Fotos: Travelterapia

Rodeada por construções antigas lindíssimas, é cheia de árvores que contrastam com os ladrilhos do chão em preto e branco. Ali perto estão centros culturais importantes como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Farol Santander, antigamente chamado de Santander Cultural, e Memorial do Rio Grande do Sul.

Se você seguir adiante vai chegar na famosa Rua da Praia, uma das mais tradicionais da Capital. Andando por lá quase dá pra se sentir o legítimo portoalegrense! Vale fazer visitar a imponente Igreja das Dores, a Casa de Cultura Mário Quintana – Não deixe de tomar um café no terraço! –  o Museu da Comunicação Hipólito da Costa, o Clube do Comércio e o Centro Cultural Érico Veríssimo

Na parte mais alta do Centro Histórico está a Praça Marechal Deodoro, conhecida por Praça da Matriz. É um espaço em frente a importantes prédios do governo gaúcho: Palácio Piratini, sede do governo do Estado, Assembleia Legislativa, Palácio da Justiça e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Madre de Deus, Catedral Metropolitana da cidade. 

Bateu a fome? Então aproveite para conhecer o Mercado Público. Com muitos aromas e cores, tem mais de 100 lojas.

Por lá você também encontra restaurantes com lanches, pratos feitos, comida japonesa, frutos do mar e cafés. Entre os pratos tradicionais estão tainha na brasa, arroz de carreteiro e picanha grelhada. 

Tarde: Visite a orla do Guaíba

O contato com um dos protagonistas da beleza do centro de Porto Alegre pode ser feito à tarde. Aproveite a amplitude do Rio Guaíba para ficar mais perto da natureza!

Comece o passeio pelo Centro Cultural Usina do Gasômetro, que funciona no prédio de uma antiga usina termelétrica inaugurada em 1928 e projetada para gerar energia à base de carvão mineral. 

Ali pertinho está a Orla do Guaíba, um lindo projeto que chama a atenção dos turistas. Ela foi reformada a pouco tempo e oferece espaço para caminhar, andar de bicicleta e curtir o pôr do sol.

A Orla também conta com bares e restaurantes, música ao ar livre e uma paisagem que muda todos os dias.

Se preferir praticar algum exercício, alugue uma bicicleta e percorra a Orla pedalando. Para isso, os visitantes podem contar com o serviços de aluguel de bicicleta da Bike POA e Loop Bike Sharing.

Se você gosta de arte, vá até a Fundação Iberê Camargo! Bem pertinho da orla, mas já na zona sul da cidade, chama a atenção pela arquitetura.

Lá dentro você encontra exposições e, se der sorte, pode ouvir música durante os finais de tarde –  alguns artistas são convidados a fazer música no espaço. 

Happy hour dentro do Guaíba

Que tal finalizar o dia num passeio de barco? Ver a cidade a partir de outro ponto de vista pode ser uma experiência única! A capital tem opções de barcos turísticos, cada um deles com roteiros e horários diferentes, como Cisne Branco, Noiva do Caí e Porto Alegre 10

Mais exclusivo, o projeto NavegaPoa faz passeios à bordo de veleiros, que saem do Clube dos Jangadeiros ou Veleiros do Sul. Durante o trajeto é possível curtir uma viagem com os amigos e brindar com vinhos, espumante e petiscos (tudo organizado pelo projeto).

O trajeto é escolhido de acordo com o vento no dia do passeio e de acordo com o e com o desejo dos viajantes.

Quer aproveitar mais um pouco da cidade? Fique hospedado em algum hotel e aproveite para curtir mais um pouco da cidade. 

Aqui nós sugerimos que você tome um belo café da manhã no Hotel Sheraton que fica no bairro Moinhos de Vento, um dos bairros mais charmosos de Porto Alegre. O hotel oferece o serviço até para quem não é hóspede ao custo de 68 reais e é serviço das 7 às 10h. 

Depois do café da manhã, sugerimos que você faça um passeio pelo bairro. O parcão é uma ótima opção para praticar atividades físicas ou simplesmente contemplar.

Jardim do Dmae. Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

O parque do Dmae é um lugar lindo para tirar fotos, já que o jardim é florido e tem um prédio lindo ao fundo! É lá que funcionam os tanques da estação hidráulica do Moinhos de Vento. 

Onde se hospedar

Sheraton Hotel

 O hotel fica em um dos melhores bairros de Porto Alegre, o Moinhos de Vento. Ele está junto um shopping, então opções de compras, serviços de beleza e cinema ficam bem pertinho. Este é aquele tipo de hotel ótimo para quem viaja a passeio e a negócios.

Tem toda estrutura de lazer com piscinas, restaurante além de uma área vip, que indicamos para quem viaja a trabalho. Lá tem lanchinhos liberados o dia todo, além de internet e sofás confortáveis. Ótimo para trabalhar! No fim de tarde rola até happy hour. 

Onde fica:

Rua Olávo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento, Porto Alegre/ RS

Telefone:

(51) 2121-6000

Deville

Este é um hotel para quem também quer apreciar boa gastronomia e precisa estar em um lugar fácil para se deslocar, já que está a 400m da estação de trem Anchieta. O Devile Prime Porto Alegre tem o restaurante Ventanas, que valoriza receitas típicas regionais.

Foto: Deville Hotel

Tem costelão 12h e carreteiro, por exemplo. O hotel também conta com estrutura de piscinas, áreas para esporte, academia, spa e oferece comodidades para reuniões. 

Onde fica:

Av. dos Estados, 1909, bairro Anchieta, Porto Alegre/RS

Telefone:

(51) 3373-5000

Ibis Moinhos de Vento

Esta é uma opção de hospedagem mais econômica em Porto Alegre. O hotel é super bem decorado e também fica em uma região mais central da cidade, próximo ao bairro Auxiliadora.

Fotos: Ibis Moinhos de Vento

É um bom hotel para quem viaja com crianças, já que conta com estrutura de berço, por exemplo. O café da manhã também se destaca por lá em virtude das várias opções. Ele está a 2,5 km do Parque da Redenção e, nas proximidades, está o Shopping Total. O hotel também conta com um bar 24h e restaurante e permite pets. 

Onde fica: 

Rua Marques Do Herval 540, Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Hotel Radisson

O Hotel Radisson está localizado no bairro Bela Vista, uma região ótima para quem quer se deslocar pela cidade sem perder muito tempo. É conhecido por ser um hotel de negócios e tem um ar bem contemporâneo.

Fotos; Hotel Radisson

Para quem está chegando de outros estados é uma boa opção, já que está a apenas 6 km do aeroporto Salgado Filho. O hotel também conta com o restaurante Don Pallesi, especializado em comida italiana e oferece um centro de negócios 24 horas. Os hóspedes também podem usufruir de academia e até de uma galeria de arte. 

Onde fica:

Avenida Cel. Lucas de Oliveira, 955, Bela Vista, Porto Alegre/RS

Telefone: 

(51) 21177667. 

Laghetto Viverone Moinhos

Só a fachada do hotel já chama a atenção. Diferente das opções anteriores, este conserva uma arquitetura mais clássica e cheia de charme. O hotel está no prédio do ano de 1930 que era uma mansão. Chique, né?

Fotos: Laghetto Viverone Moinhos

O hotel tem estrutura completa com bar, lounges, piscina externa aquecida, centro de eventos e até carrinho de bebê. os pets também são recebidos por lá mediante um custo extra.  Os hóspedes também têm acesso ao Restaurante Casa Micheletto, de culinária mediterrânea. Para quem gosta de natureza, boa notícia: Ele está a 4 quadras do Parcão. 

Onde fica: 

Rua Dr. Vale, 579, Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Telefone: 

(51) 2102-7200 

Novotel Aeroporto 

O hotel fica a 300 metros do aeroporto Salgado Filho, então, para você que vem de longe, pode ser uma ótima opção.  O hotel tem um ar mais moderno com apartamentos amplos e bem decorados.

Fotos: Novotel Aeroporto

Os hóspedes têm acesso a academia, piscina coberta e serviço de transfer (aeroporto-hotel-aeroporto). Além disso, o restaurante oferece opções de café da manhã, almoço e jantar. Aos apaixonados por drinks, o Novotel também conta com um bar. 

Onde fica: 

Av. Severo Dullius, 2055 – São João, Porto Alegre – RS

Telefone: 

(51) 3302-7600

Você também pode gostar deste conteúdo:

Seis lugares para tomar um chimas perto de Porto Alegre

Roteiro em Guaíba (RS): guia com 7 atrações para um passeio perto da Capita

Barra do Ribeiro (RS): guia de atividades essenciais para roteiro de um dia na cidade

Comentários

comentários