Conheça a nova rota turística que une Rio Grande do Sul a Colônia do Sacramento, no Uruguai

Conheça a nova rota turística que une Rio Grande do Sul a Colônia do Sacramento, no Uruguai

O Rio Grande do Sul acaba de ganhar uma nova rota turística binacional, a Rota do Império Lusitano do Sul. É a primeira rota que une Rio Grande do Sul e Colônia do Sacramento, no Uruguai. O roteiro tem características açorianas.

No total, 14 destinos bem interessantes fazem parte do roteiro: Torres, Rio Pardo, Mostardas, Taquari, Piratini, São José do Norte, Viamão, General Câmara, Santo Antônio da Patrulha, Pelotas, Triunfo, Rio Grande, Porto Alegre. Como único destino internacional da rota, está Colonia do Sacramento, no Uruguai. Todos esses lugares têm algo em comum: foram marcados pela colonização luso-açoriana.

A proposta é a de que o viajante possa se aprofundar na história e cultura dos lugares, criando uma sensação de pertencimento às localidades pelas quais passar. Praias, lindas paisagens, igrejas, museus, ruas históricas e até mesmo os famosos e deliciosos doces de Pelotas fazem parte do roteiro.

Apesar dos destinos terem muito em comum, também têm suas peculiaridades e características próprias, o que torna a viagem por cada uma dessas regiões única e extremamente bonita! 

É uma rota para fazer sem pressa! Indicamos passar pelo menos 2 dias em cada um dos destinos, para aproveitar e aprender mais sobre a cultura local. Que tal fazer desse roteiro o seu mochilão regional?!

O que fazer no Rio Grande do Sul: 8 cidades e atrações

Conheça alguns atrativos turísticos que poderão estar nesta rota 

Para mostrar um pouco do que você vai encontrar durante o trajeto e deixar com aquele gostinho de quero mais, selecionamos alguns atrativos turísticos de destinos que fazem parte dessa nova rota.

10 Destinos de verão no Rio Grande do Sul

Pelotas 

Pelotas é um destino interessante para quem gosta de turismo histórico-cultural. As charqueadas são um dos principais atrativos turísticos do município, que também conta com lindos prédios históricos, parques, praias de água doce e um incrível roteiro gastronômico, com os populares docinhos da cidade, que são um sucesso.

O que fazer em Pelotas: 4 lugares para conhecer na cidade

Piratini 

A pequena cidade de Piratini, na Costa Doce, é um verdadeiro tesouro para quem gosta de história. O município que é considerado a primeira Capital Farroupilha, tem arquitetura charmosa, com mais de 30 prédios tombados como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

São José do Norte

Este é aquele destino ideal para quem busca por muito ar livre e contato com o mar e a Lagoa dos Patos. São José do Norte também é cheia de história. Ou seja, tem atrações diversas para os visitantes.

Rio Grande 

A cidade de Rio Grande é repleta de natureza e história. Para quem busca contato direto com a natureza, a praia do Cassino, a Capilha e o Taim são bons exemplos. Já para quem busca conhecer mais sobre a história do Estado, o centro histórico e os portos são uma boa pedida.

Porto Alegre

Ah, a capital gaúcha! O destino perfeito para quem busca uma experiência completa. A cidade tem muita história, uma belíssima arquitetura, natureza, muitos parques, vida noturna, atrativos para curtir com a família, com os amigos, com o amor ou sozinho, e arrisco dizer: tem o pôr do sol mais lindo do RS.

Confira: Capital dos gaúchos: O que fazer em Porto Alegre

Colonia do Sacramento

Os viajantes que optarem por concluir a rota indo até o destino uruguaio irão se surpreender com as novidades e os atrativos. Construções antigas, ruas históricas, museus, ótima gastronomia, hospedagens incríveis e um roteiro com vinícolas fazem parte dos atrativos turísticos de Colonia do Sacramento.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes