Uma grande novidade chegará no final de 2021 na serra gaúcha: Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula.
Inspirado em jardins da Áustria, Suíça e, principalmente, da Itália, o novo ponto turístico apresenta 20 jardins projetados para encantar e ensinar sobre a natureza. A previsão de abertura é para novembro de 2021.
Além de jardins e trilhas na Mata, o parque apresenta elementos da paisagem natural, como os banhados que são áreas de preservação permanente, um lago e as coxilhas do ambiente.
Haverá também espécies vegetais ornamentais como as que oferecem sombra e frutas, que poderão ser colhidas pelo visitante.
Devido ao tamanho do parque, a previsão de visita completa na área é de um a dois dias
Onde fica o Mátria Parque de Flores
O Mátria Parque de Flores terá um espaço de 135 hectares dedicado às flores.
A área fica em São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. O Mátria Parque de Flores está em frente à ERS-235 (km 68 da rodovia que liga São Chico a Canela) e chega para surpreender os visitantes da Serra Gaúcha.
Áreas do Mátria Parque de Flores
Mátria Boulevard
É um paradouro que fica na entrada do parque, onde o visitante tem livre acesso e encontra área de acolhimento, cafeteria, lojas de flores e de produtos Mátria. Também deve constar restaurante, sanitários, área administrativa e a bilheteria para o ingresso no parque.
O Boulevard pode ser visto da rodovia. É uma obra surpreendente, construída em um semicírculo envidraçado, com 1,8 mil metros quadrados.
Restaurante subterrâneo
Instalado à beira do lago, com deck que avança sobre as águas. O projeto arquitetônico acompanha o desenho da natureza e faz o espaço de gastronomia se encaixar na coxilha, onde os visitantes poderão caminhar sobre ele. No espaço haverá pizza e outras delícias no cardápio.
Monumento à Borboleta
É um espaço criado para contemplação e atividades como meditação e conexão com a natureza.
Casa de Chá
É um espaço lúdico de gastronomia, onde a personagem Floriana, a botânica, e os polinizadores da Terra, das Cores, da Essência e da Água receberão o público.
A casa cenográfica em madeira integra o storytelling do parque e está no alto de uma coxilha, com vista privilegiada de grande parte do parque.
Jardim Botânico
A coleção de plantas perenes e de época que estarão à disposição do público faz parte do papel conservacionista e educacional do parque, cujo objetivo é também ensinar a importância da vegetação, da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.
Outras atrações interessantes
- Jardim de brincar
- Barcos no lago
- Piqueniques em duas modalidades
- Apresentações artísticas
- Oficinas culturais e de educação ambiental
Estamos ansiosos para conhecer pessoalmente o Mátria Parque de Flores. Em breve vamos contar tudo por aqui!