Fazer turismo em Gramado e Canela (RS) não precisa ser sinônimo de gastar muito dinheiro e nós vamos provar que isso é possível. Reunimos em uma lista 25 atrações gratuitas em Gramado e Canela. Claro, tudo depende da experiência que você quer ter, mas é totalmente possível se divertir gastando pouco! Confira a lista abaixo.
Atrações gratuitas em Gramado
1) Rua Torta
É uma das atrações gratuitas em Gramado que não podem faltar caso você queira fotos criativas. A Rua Torta, que oficialmente se chama Emílio Sorgetz, fica bem perto do centro de Gramado, em frente à Praça das Etnias. Ela foi inspirada na Lombard Steet, uma rua parecida que fica na Califórnia, Estados Unidos.
Dica: Normalmente o local fica cheio de turistas, então se quiser uma foto só com a paisagem, vá bem cedo pela manhã.
Onde fica:
Rua Emílio Sorgetz, Centro, Gramado/RS
2) Lago Negro
É um ótimo lugar para tomar chimarrão, fazer piqueniques ou dar caminhadas. A paisagem é linda e nos faz lembrar de locais da Europa, por conta das árvores que foram plantadas ao redor do lago.
Aliás, é este o motivo do nome do local: As mudas foram importadas da Floresta Negra, na Alemanha. É um pouco longe do centro, fica no bairro Planalto, mas é bem fácil de chegar.
O local tem estacionamento gratuito, café e banca de pipocas (se você comprar, não se assuste com os gansos – eles moram por ali e adoram ajudar a comer, hehe). Por lá quase tudo é gratuito – a única atração paga por lá são os pedalinhos.
Onde fica:
Rua A.J Renner, bairro Planalto, Gramado/RS
3) Rua Coberta
Este atrativo turístico é o charme de Gramado. Localizada bem no centro, a Rua Coberta reúne restaurantes e lojas e costuma estar sempre cheia. Por lá também acontecem apresentações culturais, principalmente no Natal. Claro, se for consumir algo, alguns estabelecimentos são mais caros. Vale pesquisar.
Onde fica:
Avenida Borges de Medeiros, 2716, centro, Gramado/RS
4) Palácio dos Festivais
O Palácio dos Festivais fica exatamente do outro lado da rua e é onde acontece o Festival de Cinema de Gramado. Lá também tem o Cine Embaixador, com programação semanal de filmes em exibição. No Natal Luz o show de acendimento das luzes ocorre nas sacadas do palácio – aliás, é uma das poucas atrações gratuitas em Gramado durante o Natal Luz, mas é emocionante!
Onde fica:
Avenida Borges de Medeiros, centro, Gramado/RS
5) Praça das Etnias
Bem pertinho do centro, a praça é para passar o tempo sem pressa. Lá você encontra artesanatos e feirinhas de produtos orgânicos .
Ah, o nome da praça se deve aos povos que colonizaram Gramado – alemães, italianos e portugueses. Por lá também é possível buscar informações sobre passeios no interior – Gramado tem uma zona rural belíssima!
Onde fica:
Avenida Borges de Medeiros, 1848, centro, Gramado/RS
6) Casa do Colono
Localizada na Praça das Etnias, é de onde sai um cheiro incrível de pão assado no forno à lenha. Sim! Lá vocês podem comprar cucas e pães assados na hora! E não é só isso. Como o lugar é utilizado principalmente pelo pessoal do interior da cidade, dá pra encontrar mel, geléias, queijos, frutas, temperos, vinhos, compotas e biscoitos.
Onde fica:
Avenida Borges de Medeiros, 1848, centro Gramado/RS
7) Igreja Matriz São Pedro
É por lá que muitos turistas fazem as fotos do tipo “estive em Gramado”, ou seja, posada e com a igreja de fundo. O motivo fica bem claro na foto, né. Linda demais!
Construída no modelo de arquitetura romana, a igreja é composta por 78 mil pedras de basalto e vitrais lindos pintados à mão. O sino de bronze, aço e estanho pesa uma tonelada e fica na torre que mede 46 metros.
Ao todo, a igreja tem 86 metros de altura. O jardim com os 12 apóstolos no caminho para a igreja também é um cenário lindo.
Onde fica:
Avenida Borges de Medeiros, 2659, Gramado/RS
Horário:
Durante a pandemia, entre em contato para verificar, principalmente se quiser participar das missas.
Telefone:
(54) 3286-1187
8) Cristais de Gramado
É uma loja de cristais, mas nós consideramos uma experiência. É que dá pra ver de perto o processo de fabricação das peças! E sim, é de graça!
De forma artesanal, é possível que os visitantes participem da fabricação dos cristais e levar para casa. Legal, né? A técnica utilizada é a mesma que os italianos usam na ilha de Murano, Veneza. (Claro, você só paga a peça que levar).
É um passeio bem diferente e que vale a pena você incluir na lista de atrações gratuitas em gramado. Há transporte de graça para chegar na loja.
Onde fica:
RS 115, Km 36, Várzea Grande – Gramado/RS
Telefone:
(54) 3286-0100
9) Lago Joaquina Rita Bier
É um lago que existe há mais de 70 anos e chama a atenção pelas araucárias plantadas ao redor. É lá que acontece o espetáculo “Ilumination” do Natal Luz. Uma arquibancada montada quase dentro da água comportava a plateia, que via um show de luzes e música.
Alguns hotéis foram construídos ao redor para aproveitar a bela paisagem. É um lugar para descansar, apreciar a vista ou praticar atividades físicas.
Onde fica:
Rua Leopoldo Rosenfeld, 919 – Centro de Gramado/RS
10) Fábrica de Chocolates da Prawer
Dá pra acreditar que é um passeio gratuito? Pois é! A visita à fábrica da Prawer dura entre 10 e 15 minutos e dá para ver parte do processo de fabricação dos chocolates. (Claro que todo mundo precisa usar touca, né?).
Os visitantes podem ver os bombons saindo das formas, as barras sendo cortadas e a separação das drágeas, por exemplo. O passeio termina dentro da loja e óbvio: só paga por aquilo que comprar. É um passeio interessante se você nunca viu os bastidores de uma fábrica de chocolate.
Normalmente as fábricas não abrem para visitantes, então é uma ótima oportunidade!
Onde fica:
Av. das Hortênsias, 4100, Estrada Gramado/Canela.
Telefone:
(54) 3286-1580
11) Espaço Tô de Férias
A ideia do lugar é fazer fotos em cenários bem divertidos. É um espaço para quem quer encher seu perfil no Instagram de imagens criativas e que mexem com a ilusão de ótica.
O melhor é que é uma das atrações gratuitas em Gramado e dá para passar o tempo que quiser tirando fotos.
Onde fica:
Av. Borges de Medeiros, 973 – Vila Suíça, Gramado/RS
12) Fonte do Amor Eterno
Eis um destino gratuito para os românticos. A gente sabe que Gramado é muito procurada por casais, já que é uma cidade com belos hotéis, restaurantes e programas ótimos para fazer a dois. A fonte do amor é um deles.
Localizada ao lado da Igreja Matriz São Pedro, é onde os casais deixam cadeados com os nomes gravados na grade ao redor do chafariz. Se isso significa que a relação será eterna, não sabemos. Mas é um ótimo cenário para boas fotos.
Onde fica:
Av. Borges de Medeiros, 2659 , Centro, Gramado/RS
13) Calçada da Fama
Localizada em frente ao Palácio dos Festivais, a Calçada da Fama foi inaugurada em 2007 durante o Festival de Cinema de Gramado. Ela também é conhecida por “Caminho das Estrelas” e tem marcas das mãos e assinaturas de diversos famosos. Dá pra se sentir um pouco em Hollywood e fazer fotos criativas!
Onde fica:
Avenida Borges de Medeiros, Gramado/RS
14) Rabicho Ferroviário
É uma ferrovia que ligou Porto Alegre a Gramado até 1963. O que torna o local especial é o Rabicho Ferroviário, uma obra de engenharia pioneira na América Latina. Ele foi criado para vencer os desafios que o desnível geográfico – a chegada em Gramado fazia com que o trem precisasse enfrentar uma subida íngreme. Desta forma, a ideia foi de usar a força da locomotiva empurrando o peso dos vagões para vencer a subida, ao invés de puxá-los. Atualmente, os visitantes podem aproveitar o local gratuitamente – a vista é bem bonita!
Onde fica:
Rua Boca de Leão, Várzea Grande, Gramado/RS
15) Rótula das Bandeiras
É uma das marcas de Gramado, já que a maioria dos turistas passa por lá, uma vez que fica no centro da cidade. O nome se dá pelo fato de que todas as bandeiras dos estados brasileiros estão hasteadas no local. Uma réplica do Kikito, troféu do Festival de Cinema de Gramado, também compõe o cenário.
Onde fica:
Praça Leopoldo Rosenfeldt, Centro, Gramado/RS
16) Belvedere Vale do Quilombo
Este local vale uma paradinha porque tem uma paisagem muito linda. É que o local se trata de um belvedere com 850 metros de altura!Fica bem perto do centro de Gramado e dá até para ir a pé! Se você gosta de tomar um chimarrão, aproveite para tomar apreciando a paisagem. O acesso é livre e tem recuo de estacionamento para quem for de carro ou moto.
Onde fica: Avenida das Hortênsias,2536, Gramado/RS
17) Pórticos
Gramado conta com dois belos pórticos que estão localizados nas entradas da cidade para quem chega via Nova Petrópolis e Taquara.
Ambos são bem procurados pelos turistas para tirar fotos, já que são construções lindas. A arquitetura dos prédios tem estilos bávaro e normandos e ajudam a contar a história da cidade, que tem colonização alemã, italiana e portuguesa.
É uma das atrações gratuitas em Gramado que merece ser visitada.
18) Museu do Perfume Fragram
Este é um dos destinos menos óbvios da cidade e da lista de atrações gratuitas em Gramado, mas que vale uma visita caso você seja um apaixonado por perfumes.
Lá você pode conhecer a história da perfumaria pelo mundo, desde a antiguidade até os dias de hoje de graça! Há uma coleção 700 frascos!
Ah, também dá pra aprender sobre técnicas de extração de matérias-primas, fisiologia do sentido do olfato, e a psicologia dos perfumes. Interessante, né?
Onde fica:
Avenida das Hortênsias, 3662, Gramado/RS
Telefone:
(54) 3286-2719
Atrações gratuitas em Canela
19) Catedral de Pedra de Canela
É um dos lugares mais conhecidos de Canela e vale a sua visita! Localizada bem no centro da cidade, é um bom passeio porque está perto de vários restaurantes e lojas. A catedral chama a atenção pela arquitetura e tamanho: A torre tem 65 metros e altura e 12 sinos de bronze. Foi construída em estilo gótico inglês e tem obras de arte em seu interior. O quadro da Santa Ceia é um dos mais famosos e foi feito por um artista uruguaio.
Onde fica:
Praça da Matriz, 69, Centro, Canela/RS
Telefone:
(54) 3282-1132
20) Estação Campos de Canella
É um atrativo bem interessante para quem quer provar cervejas locais e dar uma pausa nos passeios. A estação é uma espécie de complexo de entretenimento que reúne lojas, pubs e restaurantes. Ah, o nome se deve ao histórico de Canela com o transporte ferroviário – até os anos 60 uma ferrovia fazia o caminho Porto Alegre- Canela, o que fomentou muito a economia da região.
Onde fica:
Largo Benito Urbani, 77, centro, Canela/RS
Contato:
21) Praça João Corrêa
A praça fica na região central de Canela. É o local ideal para descansar, tomar um chimarrão e comer uma pipoca.
Ali também fica o multipalco, onde, em épocas antes da pandemia, aconteciam apresentações artísticas. Ah, um letreiro com o nome da cidade está posicionado para quem quiser tirar fotos.
Onde fica:
Rua João Pessoa, Centro de Canela/RS
22) Morros Pelado, Dedão e Queimado
Estes são destinos menos óbvios da cidade, mas que valem a sua visita caso esteja procurando por natureza. Os três morros ficam bem próximos entre si e estão a uma altitude de 900 metros.
A vista lá de cima é incrível! À noite dá pra ver as luzes de Porto Alegre! Os ciclistas costumam se desafiar na subida – a paisagem recompensa.
Onde fica:
Rua Godofredo Raymundo, bairro Eugênio Ferreira, Canela/RS
23) Caminho das Graças
Canela tem uma forte relação com a religiosidade e o Caminho das Graças é uma das formas de expressar isso.
O caminho fica entre os parques do Caracol e Ferradura e tem cerca de 2 quilômetros de extensão. Ele é composto por 44 imagens que ficam em frente às casas dos moradores da região.
Os santos que mais aparecem são Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição e Sagrado Coração de Jesus. É um passeio para quem busca por espiritualidade e calma.
Onde fica:
Km 4 a 6 da ERS-466, também conhecida por Estrada do Caracol, Canela/RS
24) Santuário de Caravaggio Canela
É mais uma opção de turismo religioso na cidade de Canela. O santuário é uma espécie de complexo com o templo, restaurante, centro de eventos e o monumento da prece.
É um destino bem tradicional nas romarias de Caravaggio, mas também dá para visitar o local nos outros dias. A opção é ir no monumento da prece orar e fazer pedidos.
Onde fica:
RS 235 Km 55, Canela/RS
Telefone:
(54) 3282 1132 e (54) 99607 3249
25) Floresta Nacional de Canela
É o passeio ideal para quem quer imergir na natureza. A floresta é uma área de conservação de mata de araucárias com 557 hectares.
Também chamada de Flona, tem o objetivo de colaborar a pesquisa científica, a educação ambiental e o uso público.
Desta forma, os visitantes podem fazer trilhas e até piqueniques – precisa levar tudo o que for necessário. Grupos também são recebidos, mas lembre-de se marcar hora antes de ir para lá.
Onde fica:
Rua Otaviano do Amaral Pires, 5000, bairro Ulisses de Abreu, Canela/RS
Telefone:
(54) 3282-0037
E aí, viram como é possível se divertir gastando pouco? Durante a pandemia lembrem-se de sempre consultar os locais para ver se estão abertos.
Mais dicas sobre Gramado e Canela:
- Roteiro em Gramado (RS): Piquenique, massas e chocolate
- Parque Olivas de Gramado, na Linha Nova
- Cristais de Gramado: uma loja de experiência
- 10 hotéis em Gramado e Canela para se hospedar
Nos acompanhe também no Instagram: @travelterapia
1 Comments
oi! sugiro atualizar, pois os cristais dr gramado, por exemplo, agora é pago 🙁