Capital dos gaúchos: O que fazer em Porto Alegre
8 de janeiro de 2021
Siriú (SC): Um destino para reiniciar
11 de janeiro de 2021

O que fazer em Nova Petrópolis (RS): Um guia pela cidade

Nova Petrópolis é uma cidade da Serra Gaúcha que fica localizada em uma região bem estratégica: entre Gramado e Caxias do Sul – cerca de 30km de distância entre cada cidade. Desta forma, possibilita que os visitantes aproveitem toda a região da serra. Além disso, é um destino mais econômico em comparação a Gramado e Bento Gonçalves, por exemplo. 

A cidade, que tem pouco mais de 20 mil habitantes, é conhecida por ser o jardim da Serra Gaúcha. O motivo? Basta você prestar atenção na quantidade de canteiros de flores que existem pela cidade. São muitos! Esta é uma herança da colonização germânica, que também tem forte influência sobre a gastronomia e cultura do local.

Foto: Mauro Stoffel

Então, se você quer saber o que conhecer em Nova Petrópolis, como chegar lá e onde comer, fique neste texto. 

Como chegar:

Nova Petrópolis está localizada há 100 km de Porto Alegre. O caminho mais fácil é pela BR-116 e não tem pedágio. O caminho passa por cidades da Rota Romântica e é lindo – Aliás, Nova Petrópolis também integra o roteiro.

A estrada é sinuosa e plátanos enormes fazem sombra e trazem beleza para o trajeto. Ou seja, o passeio começa pelo caminho! Vá com calma e contemple a paisagem. Vale a pena. 

Estacionamento:

A cidade conta com um sistema de estacionamento rotativo na região central. Então fique atento aos horários e tenha sempre moedas na carteira. Você também pode baixar o app Digipare e pagar o estacionamento por cartão de crédito. Além disso, existem alguns estacionamentos pelo centro, mas não são muitos. A dica é chegar cedo para encontrar a melhor vaga para você. 

Agora, vamos ao que interessa: as opções turísticas da cidade.

Parque Aldeia do Imigrante

Foto: Anelise Zanoni

O parque temático  homenageia e resgata a cultura dos colonizadores alemães. Por isso, é dividido em duas áreas: a Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica. A primeira está localizada na entrada e conta com pórtico, lojinhas de malhas, artesanato e produtos coloniais, salão de baile, quiosque para apresentações e o Biergarten.

Na Aldeia Histórica estão prédios antigos em estilo enxaimel que contam a trajetória da imigração alemã. A história deles está viva em atrações como a capela, o cemitério, a casa do sapateiro e o Museu Histórico. É um ótimo cenário para fotos, hein?

Foto: Anelise Zanoni

Nossa dica é circular sem pressa, a pé, de bicicleta ou no carrinho do parque. Um lago com pedalinhos pode estar no seu caminho. Indicamos muito! 

Praça das Flores e Labirinto Verde

Foto: Mauro Stoffel

É onde estão concentrados os jardins mais floridos que você verá na cidade. A Praça das Flores é originalmente chamada de Praça da República e fica no centro da cidade, na Avenida 15 de Novembro. Além de encantadora, é famosa pelo monumento do Cooperativismo e a Casa do Artesão.

Também é por ali que está o famoso Labirinto Verde, onde você pode se perder e reencontrar em meio aos ciprestes e fazer muitas fotos. Gratuito, o atrativo tem caminhos entre com dois metros de altura, o que se transforma em grande desafio para quem decide entrar na brincadeira de encontrar o ponto principal.

Foto: Anelise Santos Pimentel

O centro do labirinto tem uma réplica de um pódio de cimento para registrar o momento. Você teria coragem de se aventurar por ali? 

Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Foto: Anelise Zanoni

Este é um local para contemplação. Então, vá com calma e curta o ambiente, que é cheio de natureza. O parque conta a  história dos imigrantes alemães e de parte da serra gaúcha.

São mais de 80 esculturas que representam as profissões, costumes, tradições e até mesmo a aparência de vários imigrantes. As obras foram esculpidas em arenito por três escultores gaúchos com o objetivo de valorizar e resgatar a história da imigração alemã por meio da arte.

Para manter a tradição da cidade, todas as construções do parque foram montadas com a técnica enxaimel e estão numa área repleta de natureza. 

Ninho das Águias

Foto: Eduarda Bittencourt

Este é aquele que você precisa conhecer se estiver em Nova Petrópolis. Pega teu chimarrão, uma cadeira de praia e curta o fim de tarde no Ninho das Águias. É um ótimo programa! 

Ele está localizado a 684 metros de altitude, e a cerca de oito quilômetros da cidade. O Ninho das Águias tem vista panorâmica e privilegiada das região das Hortênsias e também do Vale do Caí. 

Ah, se você é aventureiro, pode conseguir fazer saltos no estilo voo livre, já que por lá existem pistas e estrutura para o esporte. O lugar é ponto de encontro de diferentes tribos e ganha um visual ainda mais especial com o pôr-do-sol.

Zaandam

Nem só de cultura alemã vive Nova Petrópolis. Recentemente, um empreendimento inspirado na cultura holandesa foi inaugurado na cidade.

O Zaandam é uma vila holandesa com restaurante, bar, padaria e queijaria. É um lugar bem lúdico e colorido, fazendo com que o visitante se sinta mais pertinho da Holanda.

Dica: Vá com fome, porque as porções são bem servidas. O legal é que o empreendimento abre de manhã cedo, então você pode começar o dia tomando um belo café da manhã ou fazer um happy hour depois do trabalho. 

Onde fica:

Avenida 15 de Novembro, 1057, centro, Nova Petrópolis/RS

Contato:

(54) 9.9255-4219

Casa Sander

Se você está afim de um piquenique no meio da natureza, a Casa Sander pode ser uma opção interessante. Localizada no interior de Nova Petrópolis, o local inicialmente produzia geléias de frutas e sucos.

Mais recentemente o empreendimento decidiu apostar nos piqueniques nos pomares de frutas, o que tem feito bastante sucesso. Se quiser apenas tomar um café, também pode. 

Onde fica: Estrada geral da linha Nove Colônias, n° 4577, Nova Petrópolis

Contato: (54) 9.8422-0010

Janela do Vale – Suss Tal

Foto: Suss Tal

Se você estiver procurando por um café com vista, sugerimos a cafeteria Janela do Vale.

Foto: Suss Tal

Ela fica na beira da ERS 235 em direção à Gramado, na localidade de . Além da vista linda, o local serve doces super decorados, sanduíches, vende alfajores e serve um café que vai te dar energia para seguir o passeio. 

Contato:

(51) 99978-6192

Você também pode gostar deste conteúdo

7 vinícolas para conhecer na região de Bento Gonçalves (RS)

Capital dos gaúchos: O que fazer em Porto Alegre

Como é a visita na Vinícola Larentis, em Bento Gonçalves (RS)

Comentários

comentários