Visita ao Taim e piquenique na Capilha: como é a experiência

Visita ao Taim e piquenique na Capilha: como é a experiência

Fazer um passeio pela estação ecológica do Taim, em Rio Grande, é um convite para encher os olhos e se surpreender com as paisagens e os animais que vivem ali.

Agora, já pensou em passear pela região, desbravar uma trilha cheia de plantas, flores e figueiras centenárias e ainda terminar o dia com um delicioso piquenique em frente à praia?

Em dezembro de 2023, fomos visitar a região e tivemos um dia de muitas descobertas, acompanhadas de diferentes espécies de animais que encontramos pelo caminho.

Depois de percorrer as belezas da fauna e da flora local, o dia terminou com um brinde no pôr do sol da praia da Capilha.

Quer saber como foi a experiência? Segue a leitura que a gente conta tudo!

Um passeio pelas belezas do Taim

Nosso roteiro iniciou pela estação ecológica do Taim. Ao chegarmos lá, fomos recepcionadas pela Bianca, da agência Caminhando pelo Taim, que é a responsável pelos passeios na região.

Durante o passeio, nossos maiores acompanhantes eram os animais. Enquanto o carro andava, pudemos avistar várias capivaras, pássaros e até tivemos que parar para que uma simpática tartaruga pudesse cruzar na beira da estrada.

Depois de percorrer um trecho de carro, paramos para fazer a trilha das figueiras. Essa trilha deve ser feita com a presença de uma guia local, que vai explicar todo o funcionamento e fornecer os acessórios de proteção necessários.

Antes de iniciarmos o percurso, a Bianca nos entregou perneiras que protegem de arranhões, cortes ou outros obstáculos que podem surgir durante o passeio. Colocamos o equipamento e partimos para o passeio!

A trilha fica no meio do bioma do pampa, com muita mata nativa. O trajeto é cheio de árvores, plantas como bromélias, orquídeas e cactos e tinha até mesmo algumas pegadas das capivaras, como nossa guia fez questão de mostrar.

A trilha completa tem duração de cerca de 2h30, mas nós fizemos o trecho mais curto. O ponto alto da trilha é justamente o que dá nome ao passeio.

Chegamos para conhecer uma gigante figueira centenária, que tem 800 anos. Ela é belíssima e chama atenção pelo tamanho e força exuberante da natureza!

Piquenique na Capilha: como é a experiência

Depois da caminhada, para a Vila da Capilha, uma comunidade que fica dentro da Estação Ecológica do Taim

Capilha é chamada a igrejinha da vila, que faz referência à Nossa Senhora da Conceição e é datada de 1790.

A igrejinha é um charme e um lugar perfeito para um registro! Estivemos por lá pela última vez em 2021, quando ela ainda estava em reformas. 

A construção foi reformulada e a parte externa tem as cores amarelo, branco e azul. O cenário se complementa por grandes palmeiras e o visual é belíssimo!

Por lá, fomos surpreendidas com um delicioso piquenique na parte lateral da igreja. 

A Bianca caprichou e serviu uma mesa cheia de produtinhos feitos na região. Tinha café, chá, frutas, salgados e mini pizzas. Para completar, pudemos desfrutar de um cenário lindo, com a praia e a lagoa dos Patos ao fundo.

No final, fizemos um brinde um tanto diferenciado. Provamos um espumante azul cheio de brilho, um achado dos free shops do Chuí, que fica a poucas horas dali. Então encerramos o dia brindando e curtindo um cenário magnífico!

A experiência do piquenique é opcional, então deve ser previamente agendada com a Bianca pelo telefone (53) 99978-0376.

Nós recomendamos demais o passeio e o fim da experiência foi com chave de ouro!

Leia Mais

O que fazer em Rio Grande (RS): Guia com 10 atrações

Tavares (RS): Guia completo sobre o que fazer na cidade

5 passeios para fazer em São José do Norte (RS)

Pelotas (RS): um roteiro histórico e cultural

Como é se hospedar no Laghetto Villa Moura, em Rio Grande

Compartilhe

1 Comments

  1. […] Visita ao Taim e piquenique na Capilha: como é a experiência […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes