Vinho é sempre uma boa opção, não é mesmo? De 18 de maio a 3 de junho, muitos pontos do Brasil reunirão atrações semelhantes para comemorar o Dia do Vinho.
O Vale do São Francisco, no nordeste brasileiro, o Roteiro de São Roque, a 60 quilômetros de São Paulo, Porto Alegre, o Vale Central Gaúcho, a Campanha Gaúcha e a região Uva e Vinho da Serra Gaúcha são alguns desses lugares que participam da celebração.
Para lançar o evento e apresentar a programação deste ano a cidade escolhida foi Santa Maria (RS). O lançamento será no Hotel Don Rafael Cerrito, dia 9 de maio, às 17h.
“O Dia do Vinho foge da ideia de evento realizado em único local. Pelo contrário: são duas semanas de programação voltada ao enoturismo e à gastronomia. É só escolher e ir”, explica o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló.
Em 2018, as duas semanas de Dia do Vinho terão atrações espalhadas pelo Vale do São Francisco (BA), São Roque (SP), Itaara, Santa Maria, Silveira Martins e São João do Polêsine (Vale Central Gaúcho), Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento (Campanha Gaúcha), Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores (Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho) e a capital gaúcha, Porto Alegre (RS).
Para decidir o que fazer e onde aproveitar as atrações é só acessar o site oficial: diadovinho.com.br. Haverá degustação de um espumante às margens do chamado Velho Chico até o saboreio do menarosto, um assado típico de aves e carne de coelho, que desde a chegada dos imigrantes italianos à região Uva e Vinho da Serra Gaúcha se prepara sobre brasas e se acompanha com massa, polenta e folhas rústicas.
Ou aproveitar desde a infraestrutura dos complexos turísticos vizinhos ao maior centro urbano do continente, em São Roque, no interior paulista, até a experiência de um concerto na imensidão do pampa gaúcho.
As vinícolas terão descontos que, dependendo das linhas e produtos, podem passar dos 30% e chegar a 50%. Hotéis e restaurantes integrados à programação também oferecerão tarifas com desconto e cardápios com pratos e preços especiais ao longo do Dia do Vinho.
LEIA MAIS
Como é a visita na vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha (RS)
Vinícolas no Uruguai: conheça a Bodega Garzón e outras dicas