O Ministério do Turismo do Uruguai vai trazer à 37ª edição do Festuris Gramado algumas experiências que mostram por que o país é tido como um destino cheio de surpresas e atrações.
Na feira, que acontece de 6 a 9 de novembro no Serra Park, os visitantes poderão apreciar o enoturismo, a gastronomia, os produtos com identidade territorial, a cultura uruguaia e o turismo inclusivo.
Presente de forma ininterrupta no evento há 36 anos, o país aposta nesta edição em ativações sensoriais e atividades presenciais para reforçar a nova campanha promocional “Uruguai Surpreende”, lançada em São Paulo dia 29 de outubro.
A presença no Festuris tem como objetivo consolidar o posicionamento do Uruguai como destino competitivo e diversificado para os brasileiros, que representaram em 2024 um total de 575 mil turistas em território uruguaio.
Neste ano, o país destaca atrativos naturais, propostas de enoturismo, gastronomia, incremento da conectividade e os benefícios fiscais que oferece aos visitantes.

Ativações no Festuris: cultura, sabores e rotas
Com 90 metros quadrados, o estande institucional terá estética inspirada nas obras do artista Joaquín Torres-García (pintor, escultor, teórico da arte e de reconhecimento internacional) e reunirá 20 expositores.
A programação foi pensada para apresentar o país por diferentes sentidos: música, degustações e conteúdo técnico sobre rotas e produtos turísticos.
Estão previstas apresentações musicais do percussionista Daniel “Tatita” Márquez, nos dias 7 e 8 de novembro, às 15h e às 17h.
O artista é Embaixador da Marca País Uruguai e reconhecido por sua habilidade em fundir ritmo, tecnologia e consciência artística. Ele também é o fundador do projeto Robotic Drums, uma iniciativa inovadora que une percussão e robótica.
O estande também oferecerá degustação de queijos, azeites de oliva e vinhos uruguaios às 14h, em ambos os dias.
Para reforçar a identidade e a excelência da produção uruguaia, haverá também degustação de produtos com identidade nacional no dia 7, às 17h30, e no dia 8, às 16h.
O Uruguai também participa do espaço sensorial Food e Drinks Experience, com degustações de queijos e vinhos e divulgação de roteiros e empreendimentos.

A presença se estende à Arena Gastronômica, onde serão realizadas duas masterclasses dedicadas às marcas gastronômicas do país.
Dia 7, às 16h40, será apresentado “Colonia en bocados”. No dia 8, às 17h20, “Saberes y Sabores del Norte”, conduzida pela Região Norte.
A Câmara Uruguaia de Turismo LGBTQIA+ também marcará presença com estande próprio, reafirmando o compromisso do país com a diversidade e a inclusão no setor turístico.
Incentivos aos brasileiros
Como parte da estratégia de promoção, o Uruguai reforçará no Festuris os principais incentivos e benefícios para turistas brasileiros, entre os quais:
1) IVA 0% em serviços de hotelaria, em segmentos como gastronomia, aluguel de veículos sem motorista , catering para eventos e em serviços de organização de eventos;
2) Reembolso de 9% do IVA em serviços de mediação de locações turísticas.
O Brasil é um dos principais mercados emissivos para o Uruguai. Em 2024, o país recebeu mais de 575 mil turistas brasileiros, majoritariamente vindos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Esses visitantes permaneceram, em média, três dias, com gasto estimado de US$ 550 por pessoa.
Novas conexões
O aumento da conectividade aérea entre o Brasil e o Uruguai a partir de novembro e dezembro facilitará a chegada de turistas brasileiros para a temporada de verão desde São Paulo e Porto Alegre, em especial rumo a Punta del Este.
Além disso, há uma importante rede de voos diretos para Montevidéu, incluindo rotas de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador e a nova rota de Fortaleza, que começará a operar a partir de novembro.

Programação do Uruguai no Festuris Gramado 2025
Estande do Uruguai na feira
Sexta feira, 7 de novembro
- Das 15h às 15h15 e 17h às 17h15 : Apresentação musical com Daniel “Tatita” Márquez
- Das 14h às 15h: Degustação de queijos, azeites e vinhos uruguaios
- Das 17h30 às 18h30: Degustação de produtos com identidade nacional
Sábado, 8 de novembro
- Das 15h30 às 15h45 e das 17h às 17h15: Apresentação musical com Daniel “Tatita” Márquez
- Das 14h às 15h30: Degustação de queijos, azeites e vinhos uruguaios
- Das 16h às 17h: Degustação de produtos com identidade nacional
Arena Gastronômica (masterclass)
Sexta feira, 7 de novembro
- 16h40: Colonia en bocados (região de Colonia)
Sábado, 8 de novembro
- 17h20: Saberes y Sabores del Norte (Região Norte)
Food e Drinks Experience
Dias 7 e 8 de novembro
Haverá ações sensoriais e degustações de enoturismo, olivoturismo e gastronomia
:: Acesse aqui fotos oficiais do Uruguai
https://mintur.gub.uy/nextcloud/index.php/s/taW8cxSMSz4FRt3
https://drive.google.com/drive/folders/1r_ww8Ztu2fr3sjgY5AMm840YrxZatiH5
:: Acesse aqui fotos Daniel “Tatita” Márquez
https://multimedia.mintur.gub.uy/s/yimHK85s8MaGnM8
:: Acesse aqui o vídeo oficial do Uruguai:
https://mintur.gub.uy/multimedia/index.php/s/8d9qcBy9jTXFBaL


