Que tal fazer um roteiro pelas galerias de arte em Florianópolis (SC)?
Essa é uma forma de fugir dos passeios tradicionais e explorar a cidade.
Afinal, quando se fala em Florianópolis, a primeira coisa que se lembra são das praias, mas se tem algo que fascina os viajantes que conhecem a Ilha da Magia é a arte.
Além das galerias de arte em Florianópolis, é possível observar arte também enquanto se passeia pelo calçadão, quando se visita algum shopping ou dá uma olhada no trabalho de pequenos artesãos.
Ficou curioso? Continue lendo para conferir as dicas.
Galerias de arte em Florianópolis: opções para incluir no roteiro
As galerias de arte em Florianópolis são ótimas opções de passeio.
Mas a ideia é conciliar a visita a outros pontos da cidade que, embora não sejam galerias, apresentam diversas formas de arte.
Saiba o que incluir no roteiro:
Faixas de pedestres em forma de arte
Alguns artistas reunidos pelo projeto Arte na Faixa, espalharam por vários cantos de Florianópolis verdadeiras obras de arte em faixas de pedestres.
Algumas das praias que possuem faixas artísticas são: Jurerê Internacional, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Ingleses.
É possível encontrar estas obras de arte em frente ao Instituto Estadual de Educação (IEE), em frente ao Majestic Palace Hotel, na rótula da UFSC, na Trindade, e também na Biblioteca Municipal Barreiros Filho.
Muitas outras faixas estão espalhadas pela região, quem estiver procurando uma delas pode seguir a página do projeto e conhecer mais sobre as faixas artísticas.
Museu de Arte de Santa Catarina
O museu fica no prédio do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis e é uma ótima opção para quem ama arte. Por ser um lugar coberto pode ser visitado em dias de chuva ou nublado.
É possível encontrar por lá obras de artistas nacionais como Di Cavalcanti, Portinari, Djanira, Emeric Marcier, Volpi, Tarsila do Amaral entre outros. Também de artistas catarinenses como Eduardo Dias, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Hassis, Eli Heil, Rodrigo de Haro, Vera Sabino e Suely Beduschi.
O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A entrada é gratuita para os visitantes.
Helena Fretta
A galeria de arte Helena Fretta é outra opção para conhecer a arte local. Por lá é possível conferir cursos e palestras, além das exposições.
O local é aconchegante e recebe obras de artistas emergentes e de grandes nomes da arte catarinense para apreciação dos apaixonados por arte.
O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira; sábados, até 13h.
Endereço: Rua: Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis
Telefone: (48) 3223-0913
O Sítio
Este espaço não pode ser chamado exatamente de uma galeria de arte, mas sim como eles mesmos se denominam como um espaço que respira arte em todos os sentidos.
Por lá é possível encontrar exposições, feiras, encontros e cursos, tudo com uma programação completa e atualizada mensalmente.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 21h. No sábado das 14:30h às 19h.
Endereço: R. Francisca Luísa Vieira, 53 – Lagoa da Conceição – Florianópolis
Telefone: (48) 3065-5792
Na casa – Coletivo de arte
O Na casa é um coletivo de arte auto explicativo, ele fica em uma casa charmosa no bairro Trindade, em Florianópolis.
O coletivo é formado por duas artistas visuais, uma fotógrafa, um pintor, um ilustrador, dois artistas multimídia e um web designer.
Eles fazem da casa um ateliê com cursos que ao mesmo tempo é galeria. A casa também abriga artistas que estão de passagem por Florianópolis.
Endereço:Rua José Francisco Dias Areias, 359 – Trindade, Florianópolis
Telefone: (48) 3028-8185
Tralharia
Os viajantes amantes de arte podem conhecer um lugar que une expressões artísticas com comida.
O café Tralharia possui antiguidades, exposições, diversos tipos de cervejas e cachaças, música e muita gente interessada em arte.
O horário de funcionamento é segunda das 17h às 22h, de terça a sexta das 17h às 00h e sábado das 11h30 às 20h.
Endereço: Rua Nunes Machado, 104, Florianópolis
E aí, gostou das dicas de onde conferir arte em Florianópolis?
Deixe sua opinião abaixo nos comentários!