Os campos de lavanda na Provence são um verdadeiro cartão-postal da França.
De longe, a brisa bate no rosto e logo sentimos um aroma suave e adocicado. No horizonte, o que se vê é um caminho florido que faz um desenho de linhas quase sem fim.
Isso tudo poderia ser a imagem de um sonho ou de uma fotografia, mas é um pedacinho do que se enxerga e se sente nos campos de lavanda da Provence, na França.
Dá até para dizer que essa é uma das regiões mais bonitas da França, porque, além dos campos de lavanda, ainda há mercados de rua e castelos medievais por lá.
Quer descobrir mais sobre esse destino francês? Vamos te contar tudo a partir de agora!
Campos de lavanda na Provence: cartão-postal francês
O destino que parece ter saído diretamente de um cartão-postal é um verdadeiro espetáculo da natureza.
Delicado e com aroma que exala no ambiente, os campos de lavanda têm beleza própria e tempo limitado.
É apenas no verão europeu – de julho a, no máximo, setembro – que eles aparecem e tomam conta da paisagem de ligam estradas de pequenas cidades da região.
Para encontrá-los, o ideal é percorrer o Vale do Luberon, um dos lugares mais incríveis que visitei em solo francês e que continua habitando meus sonhos (se pudesse voltaria todos os anos!).
Nessa região é comum ver construções medievais feitas de pedra, muitas flores, estradas estreitas e campos de lavanda e girassol.
Por vezes, a paisagem parece ter saído de um verdadeiro cartão-postal!
O que fazer no Vale do Luberon
O mais legal da região é a possibilidade de entrar em contato com uma cultura tão peculiar.
Da lavanda surgem fragrâncias, cremes, sabonetes e muitos outros produtos (todos à venda em diferentes tipos de lugares).
A paixão pela terra e pelos ingredientes locais também ganha destaque, porque todos os dias há feira de rua em alguma das vilas do Vale do Luberon.
Na minha visita, fiz questão de pesquisar muito e fazer um calendário para não perder as melhores feirinhas (uma das que eu mais gostei fica em Gordes!)
Entre os produtos estão legumes frescos, queijos, embutidos e peças de artesanato, incluindo cerâmica e tecidos.
Os vinhos da Provence também são muito famosos, geralmente com tom rosado, sabor suave e, sim, valores muuuuito em conta! (é possível encontrar excelentes rótulos com valores de 3 a 10 euros)
Dicas para visitar a região dos campos de lavanda na Provence
Quando percorremos as estradas estreitas da região, nos deparamos com cidadezinhas que parecem ter saído de um filme.
Gordes, na minha opinião, é uma das mais marcantes e lindas. Sobre uma montanha, a cidade é quase toda construída com pedras e tem a Abadia de Sénanque como principal ponto turístico.
Claro que, na nossa estada, decidimos montar base na cidade – e foi a melhor escolha!
Além disso, alugamos um carro, porque os trens não passam em todos os vilarejos – e o que nos deu mobilidade para desbravar estradas de chão batido e encontrar raridades até na hospedagem.
Ficamos no hotel La Ferme de La Huppe, que tem um restaurante que serve a típica comida da Provence.
Outras cidades como Lacoste, Roussillon e Lourmarin também merecem atenção, porque têm castelos históricos, casinhas repletas de flores e restaurantes maravilhosos.
Quem deseja conhecer a região deve reservar pelo menos uma semana para visitá-la com calma, porque as distâncias entre as cidades não são tão curtas, e é preciso tempo para apreciar com calma cada uma elas e ter a certeza de que a Provence é um sonho que pode virar realidade!