Presidente Lucena: um destino simpático e tranquilo no interior do Rio Grande do Sul

Letreiro escrito Presidente Lucena, na entrada da cidade

Presidente Lucena: um destino simpático e tranquilo no interior do Rio Grande do Sul

Construções em estilo enxaimel, ruas bem conservadas, limpas e seguras são uma marca de Presidente Lucena. Outra característica do município é a produção da schmier colonial (chimia), que ganhou até um festival: a Schmierfest, a cada dois anos. A religiosidade da cidade é representada principalmente por duas igrejas: a Luterana IECLB e a católica Três Mártires Riograndenses.

Fachada da Prefeitura Municipal

Continue a leitura e descubra mais sobre este destino que integra duas rotas turísticas: Vale Germânico e Rota Romântica. 

O que visitar em Presidente Lucena

Pórtico de Presidente Lucena

Selecionamos os principais pontos turísticos de Presidente Lucena, para você visitar e descobrir mais sobre a história do lugar. Veja abaixo:

Parque de Eventos Egon Gewehr

Lago que reflete o céu, com uma construção no meio, árvores e montanhas à volta.
O Parque Egon Gewehr é repleto de natureza! Cercado por um lago, o lugar é perfeito para fazer piquenique nos dias ensolarados.

Na ampla área do parque ocorre a Schmierfest. Em dias comuns, o espaço agradável é perfeito para a prática de caminhadas, além de contar com área verde onde você pode sentar para bater papo enquanto toma chimarrão. Há também um lago e, em meio à mata, bancos proporcionam apreciar a natureza com tranquilidade.

Schmierfest

A festa mais importante do município reúne diversidade cultural e preservação da identidade germânica, destacando variadas formas de expressão cultural, por meio de atrações como Jogos Germânicos, shows musicais, Show de Gaiolas, apresentações culturais, “Dia D” (alusivo ao novembro azul), além de área gastronômica, exposição de artesanato, indústria e comércio. 

Ponte de Ferro

A ponte histórica foi construída em 1961 sobre o Rio Cadeia, que marca o limite municipal com São José do Hortêncio. 

Ponte Pênsil 

Conhecida pela comunidade como “pinguela”, que também faz parte dos roteiros de grupos caminhantes, a Ponte Pênsil histórica fica sobre o Rio Cadeia, no limite municipal com São José do Hortêncio.

Onde comer 

Klein KaffeeHaus

Serve café colonial, cascata de frutas com chocolate, bolos naturais e bebidas. O café colonial está disponível em forma de buffet, no qual você pode servir-se do que desejar. Fone: (51) 99763-7607

A Favorita

Serve almoço e pizzas com borda de ingredientes seletos e saladas. Instalada em ambiente aconchegante, oferece cardápio com diversos sabores de pizzas salgadas e doces, além de salada, em serviço à la carte. Para beber, sucos, refrigerantes, cervejas e chope. Fone: (51) 99562-8021

Restaurante Dheinhaus

Existe há 16 anos e serve o melhor da gastronomia típica alemã, com café colonial e buffet de salgados e doces, além de diversos tipos de linguiça. Fone: (51) 99606-2018

Tenda e Café Colonial Rodeio

Tem almoço com pratos típicos da culinária alemã, além de vender produtos coloniais e artesanais. Funciona das 10h às 16h, por ordem de chegada, sem opção de reserva. Aos sábados à noite, serve rodízio de pizzas e panquecas artesanais, das 19h às 22h. Informações: (51) 99657-9498

Dica do Vale Germânico 

Antiga sede da prefeitura de Presidente Lucena

Para quem gosta de produtos regionais, uma boa opção é conhecer a Cachaçaria Unser Schnaps, empresa familiar que preserva a produção de cachaça desde 1855. Informações: (51) 3445-3059.

Outra possibilidade de visita é a Malharia Iaraline, empresa familiar gerenciada pelos fundadores e por seus dois filhos. Vende malhas para os segmentos feminino, masculino e infantil. Informações: (51) 2042-1518.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes