O que fazer em Muçum (RS): roteiro de 1 dia na cidade do Vale do Taquari

O que fazer em Muçum (RS): roteiro de 1 dia na cidade do Vale do Taquari

*Muçum (RS), no Vale do Taquari, foi muito atingido por uma forte enchente, em setembro de 2023, que deixou muitas pessoas desabrigadas e empreendimentos e casas destruídas.

Nossa visita ao município ocorreu antes disso e, na época, preparamos um conteúdo com um roteiro por lá.

Antes de ter sido abalada pelo evento climático, a cidade tinha muitas atrações turísticas e muitos lugares especiais, que estão mencionados no texto.

Não sabemos quantas das atrações ainda estão funcionando, mas, aos poucos, vamos atualizar o post com informações sobre a situação da cidade.

Pra você que gosta de descobrir lugares diferentes no Rio Grande do Sul, fizemos este texto sobre o que fazer em Muçum (RS), uma cidadezinha no interior gaúcho repleta de atrações. 

Apesar de ser pequena, Muçum conta com diversos atrativos turísticos, a maioria deles no Centro e que pode ser percorrida em um passeio a pé. Por estar num ponto estratégico do Vale do Taquari, pode ser combinada com roteiros em outras cidades como Vespasiano Correa e Colinas.

Com certeza você vai ficar surpreso com o passeio, especialmente devido à beleza de diferentes paisagens, como as pontes que passam pelos rios do Vale do Taquari.

Embarque nesta viagem e anote aí nosso roteiro!

O que fazer em Muçum: roteiro de 1 dia

Ponte Brochado da Rocha

Principal atrativo turístico da cidade, é conhecida como “princesa das pontes” e tem 289 metros de extensão e 7 arcos. 

A ponte foi finalizada na década de 70 e liga os municípios de Muçum e Roca Sales, passando por cima do Rio Taquari. Ela também é destino do Trem dos Vales, passeio turístico que é um dos principais da região.

Vale a pena passar por ali e encantar-se com o visual repleto de belezas, principalmente no pôr do sol.

A gente aproveitou o final do dia para fazer lindas fotos! O local tem um grande potencial turístico e poderia no futuro abrigar alguns empreendimentos por ali! (fica a dica!)

Igreja Nossa Senhora da Purificação

Construída em 1917 em estilo gótico-renascença, a Igreja Nossa Senhora da Purificação fica no Centro da cidade, em uma área arborizada. 

Em frente à Igreja está a Praça Cristóvão Colombo, outro ponto turístico e que mantém alguns pequenos restaurantes.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Antigamente situada dentro da Igreja Matriz, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes está localizada bem próxima à construção religiosa, em um espaço externo em frente. 

A Gruta foi construída em 1965 como uma promessa para afastar o mal do câncer que se alastrava em um fiel, e hoje é uma importante parada religiosa.

Monumento de Cristóvão Colombo

É uma das poucas estátuas existentes no Brasil, e homenageia o descobridor da América. Foi inaugurada em 1925 e fica na praça.

Casa da Cultura Pe. Lucchino Viero

Inaugurada em 1939, abrigava a subprefeitura e subdelegacia de Muçum, além de servir de residência à família do subprefeito. Atualmente o prédio é sede da Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Telecentro comunitário e Museu Municipal.

Praça do Imigrante Italiano

Valoriza a cultura italiana por meio de uma réplica de uma pequena vila da Itália. A praça tem bancos, brinquedos e objetos simbólicos como um forno de assar pão, um poço de água, casinha de madeira e pedras de moinho. 

Pode ser interessante para um momento de relax e descanso!

Gruta Nossa Senhora das Vitórias

Localizada na Linha Santo Isidoro, chamada Estrada Velha, a Gruta Nossa Senhora das Vitórias foi construída na época da 2ª Guerra Mundial como uma forma de pedir pela paz mundial. 

Mirante Nossa Senhora da Salete

Localizada no alto do morro nos fundos da Igreja Matriz, a Estátua de Nossa Senhora veio diretamente da Itália e possui mais de 5 metros de altura. Dali, é possível ter uma bela vista da cidade e do Vale do Taquari.

Estação Ferroviária 

É um ponto histórico do município e onde passa o Trem dos Vales, um dos principais passeios turísticos da região. 

Onde comer em Muçum 

Muçum conta com opções gastronômicas diferenciadas, mas todas muito boas! Entre elas, o restaurante Casa Brandão, que conta com almoço servido na mesa e também café colonial. Gostamos muito da experiência, pois tivemos a oportunidade de comer na rua, numa gostosa sombra. 

A comida da Casa Brandão é muito gostosa e segue o estilo italiano no almoço. Comemos polenta brustolada, salada, massas e grelhados. Foi uma deliciosa experiência que vivemos antes de embarcar no Trem dos Vales!

Para quem gosta de pratos mais rápidos, indicamos o Kiosque da Praça, onde são servidas refeições a la carte, lanches, tábuas e petiscos em geral. Experimentamos o tradicional xis com batata frita e adoramos!!

Onde se hospedar em Muçum 

Hotel Marchetti 

O Hotel Marchetti tem mais de 20 anos de existência e apesar de ser uma hospedagem simples, é aconchegante e confortável. Os quartos são novos e bem limpos, com decoração que nos faz sentir em casa. 

A hospedagem também oferece pacotes especiais para quem deseja fazer alguma surpresa, decorando o quarto com balões, pétalas de rosa e acompanhamento de um balde com espumante. 

O café da manhã do hotel é farto, oferece sucos, iogurtes, chás, leite, café, cereais, frutas, biscoitos, bolos, pão de queijo, linguiça, salsicha, ovos, queijos, presuntos, pães, misturas, embutidos e até mesmo saladas para quem desejar montar um sanduíche.

O Hotel Marchetti fica na Av. Borges de Medeiros, 152, no Centro de Muçum. Para mais informações você pode entrar em contato através do número (51) 3755-1253.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes