O que fazer em Dois Irmãos: roteiro completo na cidade

O que fazer em Dois Irmãos: roteiro completo na cidade

Os visitantes são recebidos com praças floridas, patrimônio histórico-cultural, festas e gastronomia, características marcantes nesse destino do Vale Germânico. O município tem fácil acesso pela BR-116, no caminho entre Porto Alegre e Gramado. Além de apreciar a paisagem natural, prepare-se para visitar a cidade durante eventos como o Kerb de São Miguel e o Natal dos Anjos.

O que visitar em Dois Irmãos

Antiga prefeitura de Dois Irmãos

Museu Histórico Municipal

Atrativo histórico e cultural, expõe itens dos colonizadores alemães, desde vestimentas até utensílios domésticos e de trabalho, doados por famílias dos imigrantes. A casa em estilo enxaimel pertencia à família Killing e foi adquirida em 1985 pela prefeitura, que instalou o museu em 1989.

Abre de terça a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados e domingos, das 13h às 17h30 – em janeiro e fevereiro, fecha aos finais de semana.

Fica na Av. São Miguel, 1658, bairro União. Fones: (51) 3564-8836 e (51) 99750-3477.

Parque Municipal Romeo Benício Wolf

O parcão da cidade é belíssimo e respira natureza!

Inaugurada em 2007 nas comemorações do 48º aniversário do município, conta com área verde, quiosque, praça com brinquedos, açudes, ciclovia e os Departamentos de Cultura e Turismo, instalados em uma réplica do primeiro prédio administrativo de Dois Irmãos, quando ainda era o quarto distrito pertencente a São Leopoldo. Outra atração é a Escadaria Ipê-Amarelo, inaugurada em 2019.

Na escada está o mosaico dos artistas Sérgio Royer e Salim Roch, que dá vida a um ipê-amarelo, árvore símbolo do município. Abre das 6h às 20h no inverno e das 6h às 21h nas demais estações. Avenida Porto Alegre, 1001, bairro Centro.

Praça do Imigrante

A praça tem flores por todos os lados.

Arborizada e tranquila, está no centro da cidade. Conta com o Armazém da Rota, a Casa do Produtor, o Centro de Artesanato, chimarródromo, brinquedos para as crianças, lago com peixes, chafariz, Casa do Turista, banheiro público e amplo espaço coberto. Também é usada para apresentações artísticas e culturais e como espaço temático para os eventos do município. Avenida 25 de Julho, 144, bairro Centro.

Onde comer em Dois Irmãos

Casa da Vovó

Há mais de 30 anos, a Casa da Vovó é um restaurante conhecido pelos pratos típicos alemães e pelo “sonho” recheado com doce de leite ou creme. O espaço tem vista privilegiada da natureza. De terça a sexta, serve almoço colonial executivo. Aos sábados, domingos e feriados, almoço colonial com rodízio de filés grelhados, além de lanches, café colonial e sopa no pão. Fica no km 222 da BR-116 e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados e domingos, das 8h às 19h30. Fone: (51) 3564-1201.

Tenda da Figueira

Lugar para se experimentar e levar para casa produtos coloniais deliciosos, além de saborear as delícias do cardápio, como a bastilla, prato tradicional do Magrebe, pastéis, queijadas e um bolo de carne único. Abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, aos sábados das 7h às 20h, e aos domingos das 8h às 20h. Fica no km 227 da BR-116, 2650. Telefone (51) 3564-1875.

Bierplatz Restaurante e Pizzaria

Com fachada construída em madeira e bandeiras da Alemanha, o Restaurante Bierplatz serve buffet de comida típica alemã. Há opções de pratos como massas, saladas e grelhados e também funciona como pizzaria. Abre de segunda a domingo, das 11h às 14h e das 18h às 23h. Telefone: (51) 3564-3633. Travessa 25 de Setembro, 75, bairro Centro.

DICA DO VALE GERMÂNICO

Estátua localizada na fachada da prefeitura de Dois Irmãos.

O Espaço Cultural Antiga Matriz é um importante ponto de preservação e promoção de cultura, arte, educação e valorização do patrimônio cultural. O prédio histórico da Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos, edificado entre 1868 e 1880, foi transformado em espaço cultural após restauração, conservando no interior características originais, com altares, púlpitos, coro e nave. Avenida São Miguel, 473, no centro. Abre durante a semana sob agendamento. Aos sábados, das 15h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes