O que fazer em Anguilla: paraíso no Caribe britânico

O que fazer em Anguilla: paraíso no Caribe britânico

Você já ouviu falar em Anguilla?

Ao ouvir esse nome, muitas pessoas podem franzir a testa ou desconfiar, afinal, não é um destino muito conhecido pelos brasileiros.

Mas, ao conhecer um pouquinho o país, pode ter certeza que você vai se surpreender!

Descobri esse destino paradisíaco em novembro de 2023, em uma viagem à convite do Interamerican Network e Visite Anguilla.

Por isso, resolvi compartilhar minha experiência no país e mostrar tudo que tem para fazer nesse lindíssimo destino!

Neste texto, você vai literalmente viajar para Anguilla, com todas as informações que precisa saber sobre o país.

Vamos nessa!

Como é o país Anguilla

Um cenário azul neon começa a aparecer na janela a pouco mais de 20 minutos para o avião pousar. 

Do alto, uma mescla de tons surge no mar junto com recifes de corais e ilhas. É o indicativo que estamos próximos a um paraíso quase isolado no Caribe.

À medida que o avião se aproxima, áreas verdes e uma ilha praticamente vazia desponta: estamos aterrissando em Anguilla.

Pertencente ao caribe britânico, esse país com cerca de 15 mil habitantes é um verdadeiro refúgio ainda pouco conhecido pelos brasileiros. 

É o tipo de destino que, quando falamos alguma coisa, todo mundo franze a testa e pergunta: mas onde fica?

Uma pena os brasileiros ainda não terem descoberto Anguilla, mas talvez seja uma questão de tempo, pois celebridades brasileiras como a influencer Camila Coelho e os artistas Cleo Pires e Caio Castro já apareceram por lá.

Localizado a cerca de 25 quilômetros da famosa ilha de São Martinho (onde está Saint Martin e Sint Maarten), Anguilla faz o tipo low profile

O país recebe celebridades e milionários o ano inteiro, mas proíbe a chegada de paparazzis para priorizar a privacidade, o romance e as belas paisagens. É um daqueles lugares em que é possível “ficar em paz”.

O estilo tímido e exclusivo atrai principalmente norte-americanos, que investem em grandes casas de veraneio. É comum em um passeio de barco ou lancha ver mansões de famosos com jardins de grandes proporções e com vista para o mar.

Apesar do estilo low profile de Anguilla, a natureza é extravagante. É sedutora, atraente e faz com que a gente não queira ir embora. Afinal, areia branca e fininha, mar azul turquesa e temperatura que beira os 30 graus são sempre uma combinação perfeita!

Ilhas e praias desertas em Anguilla

Com 33 praias públicas de areia branca, 5 ilhotas e mar quase sempre azul, Anguilla orgulha-se não só por sua beleza, mas pela força hoteleira de luxo. 

Resorts cinco estrelas com suítes presidenciais, vilas privativas chegando a custar até 10 mil dólares por dia, e hotéis boutique se espalham pela ilha. 

Entre as marcas famosas que podem ser vistas por lá estão Four Seasons e Belmond.

O luxo do país vai além dos hotéis e está também na simplicidade e na exclusividade. As ruas e estradas são estreitas, de mão inglesa e geralmente repletas de mata nativa. 

No total, é possível percorrer o destino com 45 minutos de viagem de carro e você encontrará no máximo seis semáforos em todo o país.

No percurso, é comum deparar-se com uma variedade de iguanas e cabras e bodes pastando.

Não há grifes de luxo no centro, e as lojas mais elaboradas estão geralmente dentro dos hotéis.

O que fazer em Anguilla: dicas de passeios turísticos


Além das belíssimas praias, também é possível fazer outros passeios e atividades pelo país. 

A seguir, dou algumas dicas de outros atrativos que podem ser feitos durante a estadia no destino.

City Tour 

Os passeios turísticos podem incluir uma mistura de praias, atrações culturais, atividades aquáticas e explorar a beleza natural da ilha

Entre os pontos, destaca-se a St. Gerard’s Catholic Church, construída com pedras, e Wallblake House. No Heritage Museum Collection há informações sobre a história e o patrimônio cultural da ilha.

Noite Caribenha

O hotel Zemi Beach House é uma das hospedagens que visitei. Eles têm um bar exclusivo de rum e programação especial para você sentir o estilo caribenho, 

Todas as quartas-feiras, o hotel se transforma em um charmoso palco caribenho, onde há apresentações de música ao vivo e um rico buffet com pratos típicos de Anguilla e do Caribe. 

Durante a noite, a grande estrela do cardápio é a lagosta preparada na churrasqueira. Com textura macia, é uma iguaria saborosa.

As sobremesas também se destacam e podem incluir éclair com matchá e arroz doce. O ingresso custa 75 dólares por pessoa.

Passear pelas praias

São 33 opções de praias na ilha e uma das mais famosas é Shoal Beach, que é conhecida por ser uma das mais bonitas do Caribe. Ao longo da orla há bares pé na areia e hotéis.

Em Rendezvous Bay está uma praia extensa com areia suave e água tranquila. É ideal para quem deseja tranquilidade. Little Bay também atua nesse sentido, pois é menos frequentada e repleta de beleza natural.

Passeio noturno de caiaque

É uma das experiências mais lindas da ilha!

Os caiaques da Liquid Glow são iluminados com luzes de led e percorrem a água do mar. Durante o passeio, é possível avistar uma variedade de animais marinhos, como tartarugas e arraias.

O passeio dura uma hora e parte de Island Harbor. Custa 85 dólares por pessoa.

É possível fazer também o passeio diurno, com parada para mergulho com snorkel. Neste caso, custa 95 dólares por pessoa.

Passeio de lancha pela ilha

A bordo de um barco da Legacy Charters, é possível percorrer a ilha com experiências aquáticas de luxo

Os serviços da empresa incluem excursões que duram meio período ou o dia todo.

O passeio geralmente inclui drinques, ponche de rum, vinho, snorkel e almoço em uma ilha deserta

Há uma parada no Arco de Anguilla, uma parada em Meads Bay, almoço em Sandy Island ou Prickly Pear, e termina em Little Bay. 

Os passeios custam entre 900 dólares e 2.400 dólares (para embarcações de até 12 pessoas).

Para mais informações sobre Anguilla, entre no site oficial do destino.

Anguilla: o que você precisa saber sobre o país

Onde fica o país Anguilla

De colonização britânica, Anguilla é uma pequena ilha onde vivem cerca de 15 mil habitantes. A população fala inglês e quase todos os estabelecimentos têm o dólar como moeda local.

Como ir do Brasil para Anguilla

Brasileiros precisam apenas de passaporte válido para entrar na ilha. O visto de 30 dias é concedido na hora da imigração, geralmente simpática com os turistas que desembarcam. Não é preciso vacina de febre amarela.

Sete companhias áreas desembarcam em Anguilla. Porém, para os brasileiros há duas opções mais fáceis de chegar à ilha.

A American Airlines é a mais cômoda, pois os voos partem de Miami e, em cerca de três horas, você desembarca em Anguilla. 

O avião, um Embraer, desembarca com cerca de 90 passageiros. Porém, é preciso ter visto americano para fazer a conexão nos Estados Unidos.

Há ainda a possibilidade de voar pelo Panamá com a Copa Airlines. Neste caso, o desembarque ocorre na Ilha de São Martinho e é preciso tomar um barco até Anguilla.
Saída da Ilha

Na hora de se despedir da ilha os turistas devem pagar uma taxa de 28 dólares. O pagamento deve ser feito em dinheiro ou no cartão de crédito.

Gastronomia em Anguilla

Para quem gosta de comer bem, Anguilla orgulha-se dos produtos do mar e tem restaurantes de excelência, principalmente nos grandes hotéis. 

Os empreendimentos têm cardápio com peixes frescos, como o mahi mahi, e lagostas saborosas pescadas na orla. 

Aliás, as lagostas são servidas como prato do dia a dia, tamanha a fartura.

Por falar em gastronomia, quase todos os produtos precisam viajar até a ilha, já que o terreno arenoso não é propício para a agricultura, o que deixa os valores um pouco caro para quem ganha em real brasileiro – em média 35 a 40 dólares o prato.



Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes