O que conhecer na Espanha: safari ao estilo espanhol

O que conhecer na Espanha: safari ao estilo espanhol

Se você está buscando o que conhecer na Espanha, temos uma dica diferente de passeio, que com certeza pode tornar a sua viagem ao país muito mais interessante.

Quando pensamos na Espanha dificilmente associamos o destino a uma aventura exótica. Porém, a quase duas horas de carro do centro de Madri, uma experiência inusitada e única leva os viajantes a um safári. A ideia pode parecer um tanto inusitada, mas garantimos: é inesquecível!

Depois de percorrer estradas e um antigo vilarejo, é em Toledo que as porteiras de uma grande propriedade é aberta. A geografia árida, o solo bege e o horizonte sem fim são algumas características encontradas assim que se chega na propriedade de 1.500 hectares localizada no coração dos Montes de Toledo.

O lugar é perfeito para observar pássaros e outros bichinhos que vivem na mata. Neste texto te contamos tudo sobre essa experiência! Continue a leitura para saber mais.

Como é o passeio

Os visitantes são recebidos em um antigo casarão, de onde partem para a aventura em uma caminhonete 4×4. O trajeto percorrido por uma área verde de pasto rasteiro, lembra muito a savana e fica em zona silvestre, o que possibilita o avistamento de linces, lebres, gamos, muflões, corças, raposas, ginetas e diversas aves, como a águia-imperial, milhafre, abutre-preto e peneireiro.

Dependendo da época do ano, o percurso varia com o objetivo de observar o maior número de animais. Dentro do safari é possível conhecer a pedreira, um dos territórios escolhidos pelo lince ibérico, que embora seja difícil de ver, é uma boa oportunidade de descobrir sobre o animal e aprender sobre o projeto de recuperação dos mais ameaçados felinos do mundo.

Durante o passeio é feita uma parada para apreciar um impressionante sobreiro com quase 400 anos. Além da observação das áreas de caça da águia imperial ibérica, para tentar observá-la. Esta área também é um bom lugar para ver gamos e muflões, como outras grandes aves de rapina em voo.

O passeio é feito com auxílio de binóculo e é repleto de cenas da natureza que surpreendem. O movimento de pássaros e de lebres é constante pelo caminho.

O jantar é super romântico

Quando temos certeza de que o passeio terminou, surge uma das melhores surpresas: um jantar instalado no alto de uma montanha. Exclusiva, a refeição tem o horizonte como moldura. É preparada por um chef e pode ter menu típico espanhol.

Nos dias frios o jantar acontece dentro do casarão, com menu sazonal e chef de cozinha. O momento único é brindado com vinhos da região e por trilha sonora da natureza

Quem não tem medo do escuro e pretende passar a noite na propriedade, pode experienciar algo único “Os Sons da Noite”, um passeio noturno a pé pela zona silvestre, para ouvir e observar espécies noturnas. A natureza é ainda mais viva à noite do que durante o dia! O rugido dos gamos pode ser ouvido desde a fazenda, guiando os visitantes até a mata. Nos céus e em cima das árvores é possível avistar aves noturnas como o bufo-real, bufo-amarelo e a coruja.

Para conhecer na Espanha: o El Quinto de Luciañez

Um dos quartos da hospedagem

O safari acontece em El Quinto de Luciañez, um lugar no coração dos Montes de Toledo, a propriedade de 1.500 hectares é uma reserva natural de espécies como o lince ibérico e a águia imperial.

Além do tour para avistar animais silvestres, você pode esticar a sua estada e conhecer mais um lugar na Espanha! A propriedade conta com uma hospedagem que funciona em uma casa histórica datada do século XIX. São duas suítes com capacidade para 4 pessoas cada, acomodando tranquilamente 8 pessoas, com possibilidade de expansão para 10 ou 12 pessoas.

A  hospedagem conta também com um salão onde acontece o café da manhã, além de almoços, jantares e eventos. A fazenda tem também uma piscina com 15 metros de comprimento, cercada pela natureza.

Além do safari, a propriedade oferece outras experiências como caminhadas para fotógrafos, oficinas de micologia e educação ambiental, experiências gastronômicas, yoga e meditação em cima das rochas. 

Uma das grandes vantagens da localização de El Quinto de Luciañez é sua proximidade com grandes cidades e ambientes culturais, como Toledo Imperial, que possibilita a realização de visitas culturais.

Curiosidade sobre o El Quinto de Luciañez

Antes da propriedade pertencer a família atual, havia uma exploração de granito, que funcionou do final do século XX até início do século XXI. 

O granito é uma exploração e recurso natural muito valioso e abundante nesta área dos Montes de Toledo, sendo o sustento de muitas empresas e famílias nas cidades próximas à fazenda. Entretanto, causa impactos negativos na biodiversidade local.

David March, proprietário de Luciañez, observando os estragos contínuos que os furos explosivos causaram nos terrenos da sua propriedade, devastando azinheiras centenárias, afetando a vida das espécies de aves que habitavam aquelas árvores, bem como de mamíferos e toda a fauna, para além do centenário sobreiro de 500 anos (recorde Guinness de Castilla-La Mancha na antiguidade e muito perto da pedreira onde vive o lince) decidiu em 1998 exercer todas as ações de denúncia perante o Ambiente e Minas, optantes pelo encerramento definitivo destas pedreiras.

Após dois anos de duras ações judiciais, advogados e recursos econômicos despendidos para esse fim, David March venceu a batalha contra as pedreiras, procedendo ao fechamento da operação e aos consequentes danos ecológicos que ela acarretava para sua fazenda e para todo o meio ambiente natural.

Fim de tarde no Safari

A propriedade faz também parte da Rede Natura 2000 (rede de áreas designadas para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia).

Os seus 1.500 hectares contêm azinheiras centenárias, sobreiros centenários, carrascos e freixos também centenários, sendo parte importante dos pulmões desta bela região que dá nome aos Montes de Toledo. A sua grande lagoa na antiga pedreira, casa do lince, é um exemplo de biodiversidade natural.

A propriedade também está inserida no projeto de recuperação e proteção do lince-ibérico (IBERLINCE), da águia-imperial e de outras espécies.

Mais dicas sobre o que conhecer na Espanha:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes