Para quem pega a estrada, uma das melhores coisas é fazer uma paradinha para tomar um café e conhecer um novo lugar. Por isso, selecionamos 5 lugares muito legais para comer antes de subir a Serra Gaúcha .
Nosso roteiro é para quem sobe a serra pela RS-239 e RS-115 – trecho que liga Porto Alegre a Gramado.
Na nossa lista há cafeteria e lugar para comer um lanchinho rápido, mas há também estabelecimentos que merecem algumas horinhas de descanso. Nesta nossa seleção escolhemos estabelecimentos localizados em Araricá (RS), no Vale Germânico.
O pequeno município de quase 10 mil habitantes fica no meio do caminho de quem vai a Gramado a partir da capital dos gaúchos.
Então, se você ficou curioso, continue a leitura, pois tem muita coisa deliciosa pela frente!
Para lanches rápidos
Se você não tem tempo de curtir uma refeição, a melhor pedida pode ser fazer um lanche ou aproveitar um buffet já montadinho.
Nós visitamos 3 estabelecimentos deste estilo e fizemos uma listinha para vocês. Tem opção de comida caseira e também de lanches tradicionais, como pastel, cuca e caldo de cana.
Confere aí!
Magrella’s Restaurante
Comandado por uma pequena família, o Magrella’s surpreende logo na entrada. Com fachada simples, o restaurante é muito bonito por dentro. O amplo salão tem capacidade para grandes grupos e é muito bem decorado, com flores, espelhos e detalhes escolhidos pela família.
A casa abre de terça a sábado e serve à la minutas montadas à moda da casa. Isso significa que você encontrará um balcão de buffet nada tradicional para uma à la minuta: tem macarrão com molho, aipim cozido, feijão, arroz, batata frita, ovo cozido e muitas saladas.
Há diferentes tipos de à la minuta, mas todos partem do buffet do balcão. Quem escolhe o modelo mais básico, recebe um grelhado à mesa (pode ser acebolado).
Quem prefere o estilo executivo, recebe, além da carne grelhada, queijo coalho artesanal.
Aos domingos essa sequência é à vontade.
O valor da à la minuta varia de acordo com o dia da semana e também com o modelo escolhido, partindo de R$ 18,90 – isso porque quem paga com dinheiro ganha descontinhos.
Ponto das Cucas
O Ponto das Cucas é um clássico da estrada que leva para a Serra Gaúcha! Simples e de fácil acesso, o lugar está aberto há cerca de 20 anos e oferece diversos lanches.
O principal destaque é o pastel feitos na hora, sendo o de carne um dos mais famosos! De acordo com os proprietários do local, é comum os viajantes pegarem os pastéis para comer durante as viagens!
Além do lanche salgado, fazem sucesso as deliciosas cucas com diversos recheios. Nós experimentamos uma cuca de uva e estava muito fofinha!
O espaço tem ainda muitos souvenirs da região para quem adora levar uma lembrancinha para casa. Entre eles, artigos gauchescos e até panelas de ferro.
Tenda do Pinheiro
A Tenda do Pinheiro é o lugar perfeito para quem busca uma parada rápida para fazer um lanche rápido na beira da estrada.
Aberto há 13 anos, o local também tem pastéis fritos na hora e o famoso caldo de cana, uma bebida ligada ao cultivo da região. Por falar em pastel, são 20 sabores a escolha!
A casa tem ainda almoços com buffet a quilo e venda de produtos coloniais, como queijo, cuca e biscoitos.
Para uma refeição completa
Se você tem um pouco mais de tempo, vale a pena parar em dois lugares que vamos indicar aqui: a Santo André Cafeteria e o Guntherland. A cafeteria, embora fique na beira da estrada merece uns minutos a mais, pois tem linda decoração e farto cardápio. Já no Guntherland indicamos pelo menos um turno, pois o local fica na área rural e tem programação para a família inteira.
Santo André Cafeteria
Esse é um achadinho de respeito e confesso que ficamos encantados com o lugar!
A cafeteria é uma surpresa e oferece um ambiente aconchegante e extremamente charmoso. A decoração chama a atenção e traz objetos antigos e muito charmosos.
A Santo André Cafeteria trabalha com muitos cafés especiais do Espírito Santo e de Minas Gerais, servidos a partir de diferentes métodos. Além disso, há os clássicos cappuccino e moccha.
No cardápio também encontramos doces diversos, com receitas francesas, belgas e alemãs, todas servidas em lindas louças de porcelana.
A turma do Santo André preparou uma mesa completa pra gente no dia da visita. Foi difícil escolher a receita mais gostosa! Entre os pratos selecionados pra gente estavam croque monsier, com casquinha preta e tudo, e o famoso sanduíche Santo André, montado com pão de forma, queijo, lingüiça, tomate, ovo e alface.
No local ainda podemos aproveitar para comprar produtinhos da região para levar pra casa.
Guntherland
Prepare-se para uma experiência na natureza, que mescla gastronomia, conhecimento e um turismo sem pressa.
A Güntherland é um lugar único, que vale muito mais do que uma paradinha rápida. Localizada na área rural de Araricá (RS), a propriedade tem quase 35 hectares e um projeto agroecológico super legal, com um restaurante charmoso, pracinha para as crianças e animais como ovelhas, vacas e galinhas. Há também uma casinha na árvore e área para as crianças brincarem.
O espaço é comandado por um casal de médicos, que abre a Güntherland ao menos uma vez ao mês para eventos especiais. É justamente nestes eventos que ocorre o almoço, preparado pela família e com um ingrediente especial: a carne de cordeiro.
Mesmo com cardápio voltado para as carnes, há também possibilidade de pratos vegetarianos, basta avisar na hora da reserva!
No calendário há também programação especial para o Dia das Mães e Dia dos Pais.
No local também há produção de artesanatos em lã ovina, pelegos campeiros, pelegos decorativos, peças de vestuário e decoração. Além de uma produção própria de suco de uva puro.