Guia de San Blás: o que fazer, atrações turísticas e como chegar nas ilhas do Panamá

Guia de San Blás: o que fazer, atrações turísticas e como chegar nas ilhas do Panamá

Para quem vai à Cidade do Panamá, visitar algumas ilhas pode ser muito interessante. Por isso, fiz um guia de San Blas, para você saber o que fazer, onde ir e como chegar neste arquipélago do Panamá.

San Blás é uma das regiões mais lindas do Panamá e, quando estive por lá, fiquei muito encantada e já pronta para preparar uma próxima viagem!

Se você quiser saber um pouco mais sobre a Cidade do Panamá, fizemos também um guia exclusivo que pode ser visto neste link.

Bom, sobre San Blás, já aviso: é impossível não se encantar! O arquipélago é composto por mais de 300 ilhas e ilhotas de areia branquíssima e mar transparente.

Além disso, o destino é o lar da tribo indígena Guna Yala, e oferece uma experiência de viagem verdadeiramente única e inesquecível.

Nesse “pacote” pelo paraíso é possível visitar mais de um ilha por dia, mergulhar com cardumes e conhecer a cultura e a tradição do povo Guna.


Onde fica a ilha de San Blás

Foto: Anelise Zanoni

 Lindas e com água transparente, as ilhas em Guna Yala, conhecidas como San Blás, ficam no Panamá, a cerca de 150km da Cidade do Panamá. Para chegar até lá é preciso usar embarcações.


Quanto tempo da Cidade do Panamá até San Blás

Foto: Anelise Zanoni

A primeira coisa que você precisa saber, entretanto, é que o caminho até lá não é muito fácil, mas vale muito a pena. 

Partindo da Cidade do Panamá, são cerca de 3 horas de carro. Metade desse caminho é uma estrada de serra, parte dela de terra, composta por curvas acentuadas e uma sequência de aclives e declives. Por isso, o caminho só é possível em uma camionete 4 x 4.

Em um dos acessos, em razão da proximidade com a Colômbia, há controle de fronteira. Por isso, a apresentação do passaporte é obrigatória – não saia do hotel sem ele!


Como é chegar em San Blás

Foto: Anelise Zanoni

Após o trajeto de estrada e serra, a partir da Cidade do Panamá, você desembarca em um parque.

Chegando no parque, há um píer com diversas embarcações que fazem rotas e visitam ilhas diferentes. Cada agência trabalha com um percurso e programação diferente, e o mais incrível: é um dos moradores indígenas que comanda a visita.


Como são as ilhas de San Blás

Foto: Anelise Zanoni

A maioria das ilhas é incrivelmente exclusiva e tem estrutura básica: banheiros, bar e cadeiras para curtir a praia. Algumas oferecem material de mergulho, canoas, stand up paddle e atrações similares. 

Outras têm pequenas hospedagens para uma ou duas noites. Não há muito luxo, mas todas as opções são muito confortáveis e dignas.

Há uma taxa de US$ 20 por pessoa para entrar na Comarca e mais uma taxa de US$ 2 por pessoa para ingressar no Porto onde se pega a embarcação para transitar entre as ilhas (geralmente essas taxas já estão incluídas nos pacotes contratados com as agências). Estes preços são do final de 2023.

O visitante será estimulado a conhecer as comunidades indígenas locais. 

Os Guna Yalas (ou Kuna Yalas, em algumas grafias) se orgulham muito de sua cultura, origem e tradições e farão o possível para dividi-las com os turistas. Essas visitas são de uma riqueza cultural realmente impressionantes. Uma das ilhas dos nativos é a “ilha caranguejo”, onde moram cerca de 900 pessoas. 


Dica

Foto: Anelise Zanoni

Procure uma agência de turismo local para comprar o pacote turístico até San Blas. É possível fazer o passeio em um dia completo, mas indicamos pelo menos uma noite por lá!

Outra possibilidade é fazer o passeio e a hospedagem em um veleiro. É um investimento mais caro, mas a experiência é única e exclusiva (meu sonho na próxima viagem!).


Baixe o guia completo da Cidade do Panamá

Gosta de comer bem? Conheça 15 restaurantes para aproveitar a Cidade do Panamá

Onde se hospedar na capital do Panamá

Conheça 10 atrações para visitar na Cidade do Panamá

Compartilhe

1 Comments

  1. […] modernas, o país se destaca pela biodiversidade, pela culinária baseada em frutos do mar e pela riqueza de povos, que se traduz nas opções de lazer, gastronomia e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes