Uma viagem a Santiago do Chile pede ao menos uma experiência com vinhos, por isso, selecionei algumas vinícolas perto de Santiago para você aproveitar o passeio.
Minha indicação faz parte da última viagem que fiz ao país, em maio de 2023. Aproveitei e criei um roteiro na região do Vale do Maipo, uma área vinícola tradicional do país e que é muito conhecida pela produção de vinhos com uvas cabernet sauvignon.
Para chegar à cidade, fomos com carro alugado, pois achamos mais prático! Caso você queira ver as tarifas, sugiro esta plataforma do link, onde você pode fazer comparativos de preços e já reservar.
Outra coisa importante é ter conexão com a internet. Eu indico o uso de um chip virtual de celular. Ou seja, você compra online e já instala o chip no celular, sem a necessidade de um chip físico! Funciona super bem. Já usei o chip virtual da e-Sims
Neste texto vou te contar um pouco sobre as principais vinícolas perto de Santiago Chile. Nesta viagem eu visitei duas delas: a Haras de Pirque e a El Principal.
É só continuar a leitura para descobrir outras tantas vinícolas lindas na região do Vale do Maipo, que fica a cerca de 1h de viagem de Santiago do Chile.
Roteiro de vinhos no Vale do Maipo
Visitar o Chile é um convite para conhecer os principais vinhos do país. Por isso, em um passeio por Santiago, aproveitei para conhecer algumas vinícolas perto de Santiago do Chile, no Vale do Maipo, região que que tem na paisagem a Cordilheira dos Andes!
Reserve pelo menos 2 dias para os passeios desta região!
Haras de Pirque
A propriedade da Haras de Pirque localiza-se em Pirque, uma das áreas mais prestigiadas e reconhecidas do Vale do Maipo para o plantio de vinhedos, aos pés da Cordilheira dos Andes. Isso significa que, para chegar lá, você encontrará paisagens lindas de montanha (sempre lembrando que cada época do ano tem um cenário diferente, um mais lindo que outro!)
Os vinhos produzidos nesta zona apresentam elevada concentração de taninos, grande estrutura e cor intensa. O que mais chama atenção no local é o prédio em formato de ferradura, que simboliza o amor dos proprietários por cavalos puro sangue.
No passado, a região era ponto tradicional de criação de cavalos. Mas hoje ficou apenas a lembrança!
Cheguei na vinícola perto do horário do almoço e fiz a experiência tradicional. Assim que chegamos, aproveitamos para apreciar o belo cenário, já que a vinícola fica no topo de uma colina e tem vista para as montanhas.
A visita e degustação dura cerca de 1h30 e começa com uma conversa no no terraço principal.
Depois, visitamos a área de vinificação e adegas da vinícola. O ponto alto do passeio é a degustação na adega privada com 3 vinhos da Haras de Pirque. A área de degustação fica em um curioso salão embaixo de um chafariz com base de vidro.
Na degustação experimentei 3 vinhos. O primeiro deles foi um chardonnay da região de Valle del Casablanca, safra 2022. Em seguida, o Haras de Pirque Red Blend Reserve of Property e Hussonet Cabernet Sauvignon Grande Reserva (safra 2019). Na mesa havia pequenos petiscos para acompanhar a degustação.
Fiz a visita na Haras de Pirque por meio da Wine Locals e você pode reservar diretamente com eles neste link.
El Principal
Considerada uma das melhores vinícolas perto de Santiago, na região de Pirque, no Vale do Maipo, a viña El Principal está nos pés da Cordilheira dos Andes. A marca nasceu em 1992 com o objetivo de produzir vinhos de alta qualidade e hoje é considerada uma vinícola boutique, pois produz pequenas quantidades de vinhos de alta qualidade.
Nossa experiência ocorreu no meio de uma linda tarde de outono, em maio de 2023. Fomos recebidos no jardim da vinícola e logo recebemos as boas vindas com uma taça de vinho branco chamado Kiñe.
O vinho combinou bem com o dia ensolarado na vinícola.
Depois de passear por áreas comuns da vinícola, entramos em um elevador industrial que nos conduziu até o subsolo da vinícola. Lá visitamos a bodega e a sala de tonéis.
Este foi o local escolhido também para a degustação. Além do vinho branco Kiñe, degustamos outros três tintos: Calicanto, Memorias e o ícone El Principal.
O terroir El Principal, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes no Vale do Maipo Andes (D.O Maipo Andes) faz com que os vinhos da El Principal tenham um caráter único.
Fiz a visita na Viña El Principal por meio da Wine Locals e você pode reservar diretamente com eles neste link.
Santa Rita
Localizada a apenas 45 minutos de Santiago, na zona de pré-cordilheira do Alto Jahuel, em Buin, a vinícola está rodeada por uma paisagem natural única, onde convivem a tradição vitivinícola, a história do Chile, a cultura e a gastronomia.
Há diversos tours, tanto para iniciantes, quanto para conhecedores da bebida. Onde é possível aprender e desfrutar do mundo do vinho e também aprender um pouco de história, principalmente no museu da propriedade.
Entre as experiências estão: tour clássico pela propriedade, passeio em carruagem, visita a adega histórica, pedal bar, piquenique, entre outros.
Os tours estão disponíveis em espanhol, português e inglês em diferentes horários, de segunda a domingo.
Concha y Toro
A famosa Concha y Toro é uma das vinícolas mais queridinhas dos brasileiros. A propriedade também é próxima a Santiago e fica na rota de diferentes vinícolas boutique.
A vinícola tem uma super programação enoturística, com degustação, tour guiado em português e experiências para os mais novos e também para os mais antigos no mundo do vinho. Tem para todos os gostos!
Uma das experiências rende até mesmo efeitos especiais na bodega do famoso vinho Casillero del Diablo, carro chefe da marca. É este um dos vinhos mais conhecidos pelos brasileiros e também um dos motivadores da visita à Concha Y Toro.
Alyan
Dona de uma linda paisagem aos pés da Cordilheira dos Andes, a Alyan nasceu em 2001, fundada pelo casal Alicia Balmaceda e Andrés Perez, que viveu em Pirque desde sempre.
Familiar e pequena, essa vinícola fica em uma charmosa construção colonial. Uma das experiências oferecidas aos turistas é a Alyan Sunset, que promete uma tarde completa, descontraída, divertida e única em um cenário de tirar o fôlego, em meio às montanhas.
O tour conta com degustação de vinhos, visita ao jardim de variedades, passeio pela adega de vinificação, contemplação do pôr do sol e encerramento em meio aos vinhedos.
Tarapacá
Com 145 anos de tradição, a Taparacá foi fundada aos pés da Cordilheira dos Andes, tornando-se em um dos vinhedos chilenos com mais história e tradição, além de uma grande referência da cultura, levando aromas e sabores da terra para mais de 50 países ao redor do mundo.
A vinícola tem diferentes programas de enoturismo e vou indicar alguns para vocês, já com os links para vocês verem o tarifário! É tudo em português e fácil de contratar.
Uma delas é o Tour Grand Reserva, que inclui a degustação de 4 vinhos: sauvignon blanc, carménère, cabernet sauvignon e Gran Reserva Tarapacá Organic Wine. Para saber mais, entre aqui.
Outra é o Tour Grand Reserva com Almoço na Tarapacá. Inclui tour guiado, degustação de quatro vinhos e também um almoço de três tempos harmonizado. Para saber mais, entre aqui.
Mais completo, o tour Enthusiast você conhece a estrutura da vinícola por meio de um tour, degusta 3 vinhos sendo 2 premium: Gran Reserva Cabernet Sauvignon, Gran Reserva Tarapacá Etiqueta Negra e Gran Reserva Tarapacá Etiqueta Azul. Além disso, tem um almoço de 4 tempos. Para saber mais, entre aqui.
Undurraga
Fundada em 1885 por Don Francisco Undurraga Vicuña, é uma das vinícolas mais antigas do Chile. Localizada no coração do Vale do Maipo é dona de um dos vinhedos pioneiros na viticultura chilena.
Na Undurraga é possível aprender como são feitos os vinhos únicos, de origens específicas. Além de descobrir a história centenária da vinha da família, decifrando através de um vidro, os enigmas, sabores, aromas e história imersos nos campos.
Entre as experiências há tour guiado pela propriedade e piquenique com garrafa de espumante e vinho, seleção de queijos e frutos secos.
O que você achou dessas vinícolas perto de Santiago Chile? Conta nos comentários!