Para quem mora em Porto Alegre ou Região Metropolitana, fazer um passeio de um dia pode ser muito interessante, por isso, indicamos conhecer Rolante, que fica a cerca de 1h30 da Capital.
O turismo de Rolante (RS) está bastante focado na natureza e, por isso, aproveitei uma folguinha e fui conhecer as cascatas do município.
Se você é aquele tipo de viajante que não renuncia a um roteiro cercado por natureza e muitas trilhas em meio a mata, vai adorar o passeio!
Onde fica Rolante (RS)
Para chegar a Rolante, a partir de Porto Alegre, você passará pela estrada que leva a Gramado. Por isso, Rolante pode ser uma paradinha interessante para quem sobe a serra.
O município fica no Vale do Paranhana, a 100 quilômetros de Porto Alegre e, apesar de ser dono de lindos territórios verdes, é conhecido como a Capital das Cucas.
Por lá é possível encontrar diversos sabores da iguaria, tanto doces como salgadas. O alimento é tão importante para os moradores que, uma vez por ano, ocorre o festival Kuchenfest, dedicado à cuca, que sempre apresenta um novo sabor.
Dica de 3 cascatas para visitar em Rolante (RS)
Localizadas no meio da natureza e de fácil acesso, três cascatas atraem visitantes durante o ano todo em Rolante (RS), seja para banhar-se ou apenas admirar a paisagem. Vamos te contar um pouco sobre cada uma delas.
Para quem gosta de passar o dia inteiro nos parques, sugerimos fazer um piquenique, um churrasco ou aproveitar a estrutura de bares que há em alguma das cascatas.
Continue a leitura!
Cascata do Chuvisqueiro
A Cascata do Chuvisqueiro é a de mais fácil acesso, em apenas 5 minutos de trilha você chega até a queda d’água.
O local funciona como um parque, com pórtico de entrada (é cobrado ingresso) e estacionamento.
A paisagem é exuberante! Um paredão em tons de laranja esconde-se por trás da água que flui com força. É possível refrescar-se nas águas claras da cachoeira e indicamos ainda fazer um piquenique no local, enquanto aprecia essa beleza natural.
Cascata das Três Quedas
A Cascata das Três Quedas fica próxima à Cascata Chuvisqueiro
É possível acessar a queda d’água por uma trilha muito rápida de 800 metros. O trecho é feito na mata, mas é fácil. Durante o caminho encontramos muitas árvores, plantas, flores e taquaras.
O som dos pássaros e do Arroio Chuvisqueirinho promovem a sensação de tranquilidade o tempo todo.
Com tempo, é possível subir no topo da cascata por meio de uma outra trilha. A vista é linda!
No final do passeio, aproveitamos a beleza da cascata para fazer um piquenique com produtos regionais. Compramos algumas delícias na padaria Sandea e enchemos nossa cesta! Foi uma experiência ótima!
Cascata das Andorinhas
Essa cascata fica a cerca de 20 km do centro da cidade e parece até mesmo um portal mágico. Com enormes paredões rochosos em diversos tons de verde e amarelo, e um feixe de luz que adentra o ambiente, a Cascata das Andorinhas parece ter saído de um filme fantasioso.
A trilha que leva até a cachoeira tem 1,8 quilômetros ida e volta e durante o trajeto descobrimos o porquê do nome: as andorinhas sobrevoam e soltam seu canto incessantemente pelo local.
Você também pode gostar de ler…
- Cachoeira das sete quedas é paraíso escondido em Dois Irmãos
- O que fazer em Santa Maria do Herval (RS)
- O que fazer em Ivoti: 6 atividades para conhecer a história da cidade