Quando fui convidada para um passeio no Clearwater Aquário, na Flórida, logo pensei que seria mais um daqueles lugares com câmaras gigantes de água repleta de peixes.
Na verdade, o aquário marinho de Clearwater é uma atração totalmente diferente de tudo que você já viu. O local é uma verdadeira aula sobre proteção ambiental e preservação aos animais.
O que explica essa diferença é o fato de o Clearwater Marine Aquarium ser uma organização sem fins lucrativos e voltado para a educação ambiental – o que torna a experiência muito diferente do que é oferecido na Flórida!
Nossa visita ocorreu em fevereiro de 2019 e, assim que chegamos, fomos convidados a fazer fotos que simulavam situações com os animais mais famosos do aquário.
No início não entendemos, mas depois da visita guiada ficamos sabendo a história do golfinho fêmea Winter e de outros animais emblemáticos que vivem por lá. E posso confirmar: o trabalho deles é lindo demais!
Aquário marinho de Clearwater é um centro de pesquisas
O aquário resgata animais desde 1972 e está instalado numa antiga estação de tratamento de água, o que a gente percebe assim que chega na área dos tanques.
O local é lar de lontras, tartarugas, tubarões, arraias, pelicanos e os famosos golfinhos.
Além do aquário, há também um Instituto de Pesquisa que trabalha para proteger e conservar os frágeis ecossistemas costeiros do mundo e as espécies ameaçadas de extinção. As espécies mais estudadas pelos biólogos são os peixes-boi, tartarugas marinhas e baleias francas.
Uma coisa legal que observamos é que existe uma área muito semelhante a de um hospital. Os animais recebem tratamento, são monitorados e, quando estão bem, voltam ao habitat.
O espaço sobrevive de doações e das vendas dos ingressos, além de contar com mais de 900 voluntários.
Winter, o golfinho famoso do Clearwater Aquário
Muitos animais que vivem no aquário têm histórias marcadas por acidentes, e um dos personagens mais famosos é o golfinho fêmea Winter.
Ela foi resgatada em 2005, na costa da Flórida. Após ficar presa em uma armadilha de caranguejo, foi levada para o Clearwater Marine Aquarium para tratar os ferimentos, mas infelizmente teve a cauda amputada.
O membro foi substituído por uma prótese de silicone e plástico. Hoje ela já está bem adaptada e foi a estrela de dois filmes: “Dolphin Tale” e “Dolphin Tale 2”.
A instituição abriga também Hope, que foi resgatada em 2010 e PJ, que chegou em 2018, ambas são fêmeas e companheiras de Winter.
Como organizar a viagem
O valor do ingresso para adulto é de U$ 24,95.
Crianças de 3 a 12 anos pagam U$ 19,95 e menores de 2 anos são isentos.
Mais dicas sobre a Flórida
Quer um hotel na região de Clearwater? Leia nossso post sobre o Sheraton Sandkey Resort.
St. Pete é uma cidade repleta de arte e pertinho do aquário de Clearwater. Vem conhecer melhor este destino!
Saiba mais sobre Clearwater, a praia mais bonita dos Estados Unidos.
Quer ver um roteiro completo pela cidade de St. Petersburg?
Gosta de cerveja gelada e praia? Apresentamos para vocês um roteiros em cervejarias de Palm Beach.