Se você está em busca de um passeio diferente em Arambaré, na Costa Doce Gaúcha, indicamos o Safári Savana dos Pampas. A experiência é perfeita se você busca isolamento, natureza e muito banho de lagoa.
O passeio é surpreendente e ocorre entre Arambaré e Tapes. Os dois destinos têm muitos atrativos para quem é fã do ecoturismo, como trekking, trilhas dentro da mata, passeio de carro 4×4 e acampamento. Além de claro, lindas praias desertas.
A maioria desses atrativos já é conhecido pelos viajantes, mas você sabia que também é possível fazer um Safári na região?
A Expedição Safári Savana dos Pampas é uma aventura feita em um carro militar 4×4. O passeio ocorre literalmente em uma viatura militar, o que é muito legal e torna a experiência ainda mais rica e imersiva.
No passeio percorremos estradas de chão, fazendas e caminhos por dentro da mata. O destino final é lindíssimo: praias de água doce desertas e com belíssimas paisagens.
Quer saber mais sobre esse roteiro incrível pelo qual nos apaixonamos? É só continuar a leitura.
Como é o Safári em Arambaré e Tapes
O passeio começa bem cedo, por volta das 8h e a expedição costuma durar dois dias. Para quem gosta de passeios maiores, pode variar entre 1 e 4 dias, conforme o viajante desejar.
O time do Travelterapia curtiu a expedição em um final de semana. Se pudéssemos, com certeza faríamos os 4 dias.
A bordo de um 4×4 militar verde, iniciamos a nossa aventura, onde nos sentimos literalmente em uma missão das forças armadas. O veículo lembra os que vemos nos filmes de ação. É uma experiência e tanto!
Durante o trajeto, que dura de 1 a 2 horas, passamos por butiazais e estradas vicinais, onde avistamos em meio ao campo diversas espécies de aves, que cruzam o caminho e voam pelos ares, é um show da natureza!
A região é extremamente rica em fauna e flora e nos surpreende a cada quilômetro avançado.
No passeio é possível avistar animais
Durante o passeio avistamos caturritas e até o famoso graxaim, um animalzinho que parece uma mistura de raposa com cachorro. O bichinho é fofo, mas arisco e assim que vê o veículo andando pelo local, já corre para a mata.
Neste Safári também é possível avistar jacarés de papo amarelo. Infelizmente não tivemos a sorte (ou azar) de cruzar com esses animais pelo caminho.
Durante o passeio os guias explicam sobre as espécies avistadas e sobre a região, é uma aula! O tipo de aula que somente um local pode dar aos visitantes.
A expedição ocorre em dois veículos, o que carrega os turistas e um segundo veículo de apoio. Toda a equipe da agência que nos conduziu, a Eco 360, é muito prestativa, simpática e bem humorada, o que torna o passeio ainda mais divertido e animado.
Os viajantes ainda têm a oportunidade de fazer parte do caminho a pé, aproveitando para colher e comer alguns frutos e admirar de perto as paisagens.
As praias desertas de Tapes e Arambaré
Nada melhor do que a sensação de ter uma praia somente para você. É isso que encontramos durante o Safári.
Independentemente de quantos dias for a sua expedição, o destino final sempre será de tirar o fôlego e no verão, sempre será perfeito para relaxar e aliviar o calor.
As praias desertas têm águas calmas e mornas, banhadas pela Lagoa dos Patos, a maior Laguna de água doce da América do Sul.
Com um horizonte infinito, areia branquinha e lindas árvores às margens da lagoa, as praias são perfeitas para quem busca se conectar com a natureza, esquecer os problemas e fugir das aglomerações das praias grandes.
Por essas praias serem donas de águas calmas, é possível passar o dia sentado, curtindo e relaxando. Por lá também existem muitos bancos de areia, por isso, é possível caminhar e caminhar, e continuar sempre com a água próxima aos joelhos. Mas fique atento aos buracos que podem se formar debaixo d ‘água!
Em algumas épocas do ano, a lagoa está mais escura do que em outros momentos, mas tudo isso acontece por conta do movimento do mar, que deságua no local, então não se preocupe.
Esses pedacinhos de paraíso só existem porque ficam em propriedades privadas, portanto, para chegar até essas praias desertas, é necessário ir acompanhado da agência de viagem.
Piquenique no meio da mata
Após se deliciar nas águas da lagoa, os guias montam um piquenique incrível e farto!
Na mesa tem diversas frutas, como: melancia, banana, manga, maçã, abacaxi e ameixa. Além de cucas caseiras, sucos naturais, salgadinhos, castanhas, damasco, queijo, salame, azeitona, merengue com cobertura de chocolate e claro, espumante brut e moscatel para brindar e agradecer o momento.
O piquenique ocorre dentro da mata, em um local privilegiado, com muita sombra e brisa leve. Onde são colocados bancos e mantas para quem desejar descansar e até mesmo tirar um cochilo após a refeição, antes de voltar para a água.
Essa experiência toda é incrível e merece ser vivida.
Como funciona
O número mínimo de participantes para o Safári é 6 e o número máximo é 8.
Para quem opta pelos 4 dias de passeio, é possível fazer a Rota das Fazendas Centenárias no autêntico Caminho Farroupilha de Arambaré até o Rio Camaquã.
O passeio de 1 dia custa a partir de R$199 e 2 dias a partir de R$699 (com hospedagem e alimentação).
A Expedição Safári Savana dos Pampas inclui: hospedagem, todas as alimentações, dois ou mais dias de passeios em ambientes naturais, guia e condutor local, entrada nas fazendas, apoio de carro 4×4 e apoio dos bombeiros em caso de emergência.
As reservas podem ser feitas através do WhatsApp (051) 99595-9626.
Você também pode gostar de ler…
- Tapes (RS): 4 atrações para aproveitar o destino entre lagoas e figueiras
- O que fazer em Arambaré (RS): roteiro para se conectar com a natureza
- Tavares (RS): Guia completo sobre o que fazer na cidade
- São Lourenço do Sul (RS): guia com 7 atrações pela cidade
- Roteiro em Rio Grande (RS): Guia com 7 atrações