Santiago, capital do Chile, é uma cidade repleta de atrativos interessantes, por isso selecionamos o que fazer por lá em um roteiro com 12 atrações.
É tanta coisa para fazer que você pode ficar perdido se não tiver muito tempo no destino.
Estive em Santiago em maio de 2023 e selecionei algumas dicas. Portanto, é preciso planejar e montar um bom roteiro para curtir a viagem e explorar a capital chilena da melhor forma.
Abaixo, já selecionei algumas dicas rápidas e práticas.
Dinheiro
Deixe para fazer câmbio no próprio país. Eu troquei alguns reais já no aeroporto e peguei uma cotação pior (óbvio né..). Mas como eu precisava de dinheiro, fiz esta escolha.
O melhor lugar para trocar dinheiro é no centro. Na Calle Augustinas tem várias opções
Segurança
Muito se fala sobre a escalada de violência na cidade. Eu me senti segura circulando por lá, mas acho que sempre é bom ficar atento.
Redobre a atenção na saída dos metrôs e também no centro histórico, em lugares como a Plaza de Armas e Palácio de la Moneda.
Uber, Táxi ou Metrô?
Desde minha chegada na cidade, ouvi que os táxis não eram indicados, devido à falta de segurança. Então optei por uber e metrô.
No metrô compramos 1 cartão e vamos recarregando com o valor da passagem. É possível compartilhar o cartão e tudo pode ser feito nas estações!
O que fazer em Santiago: roteiro com 12 atrações
Santiago é uma cidade moderna e que carrega consigo muita contemporaneidade. Além disso, os sabores da gastronomia chilena e os cenários naturais belíssimos são de encher os olhos.
Selecionamos 12 atrativos turísticos para você conhecer em Santiago.
1) Casa La Chascona – de Pablo Neruda
É um passeio imperdível para quem gosta de literatura e casos de amor.
Pablo Neruda começou a construir uma casa em Santiago em 1953 para Matilde Urrutia, seu amor secreto na época. Em sua homenagem, ele a batizou de “La Chascona”, apelido que lhe deu por causa de seus abundantes cabelos ruivos.
O passeio pela casa é autoguiado e incluiu pontos importantes da casa que simbolizou o amor proibido de Neruda. É possível percorrer diferentes cômodos da casa, incluindo quartos, salas e bares.
Na visita você também conhece um pouco sobre a história do país, já que parte da residência foi destruída durante a ditadura militar no país.
Matilde se esforçou para reparar os estragos na casa que havia construído junto com Neruda, e nela continuou morando até sua morte em 1985. Assim, “La Chascona” renasceu e hoje é uma casa-museu destinada a divulgar a vida do poeta.
2) Cerro San Cristóbal
Você não pode ir a Santiago e não visitar o Cerro San Cristóbal. É o monte mais alto da cidade e tem uma vista de tirar o fôlego.
De lá você pode observar os prédios, o Valle Nevado e curtir um passeio de bondinho ou funicular (pequeno trenzinho que sobe por um caminho de ferro).
3) Cerro Santa Lucia
É um belo passeio gratuito para ser feito em um dia ensolarado. Tem uma das vistas mais lindas da cidade e inclui um casarão antigo.
Você pode chegar ao cerro por metrô e fazer um roteiro incluindo outras atrações próximas, como o bairro Lastarria e o Museu de Bellas Artes.
4) Embalse El Yeso
Embalse El Yeso fica na região do Valle del Maipo, a cerca de 2 horas de viagem de Santiago e é um espetáculo da natureza!
Este é um passeio que você pode fazer por agência ou por conta própria, com carro alugado.
O cenário é impactante, com um lago verde repleto de montanhas na volta. O ambiente é propício para um piquenique a dois e com certeza vai marcar a sua viagem e torná-la ainda mais especial.
O parque é gratuito e não tem estrutura, então é preciso ir preparado. Indicamos contratar uma agência especializada para fazer o passeio. Mesmo assim, eu fiz o passeio por conta própria!
5) Museu Gabriela Mistral
Quem gosta de museus vai encontrar o que fazer em Santiago do Chile!
Gabriela Mistral era poetisa, professora, diplomata e uma militante dos direitos das mulheres. Recebeu o Nobel de Literatura em 1945. O museu dedicado à artista e ativista foi inaugurado em 13 de novembro de 1971 e conta a história de Gabriela.
As salas do Museu abrigam o acervo, cuja museografia é estruturada tematicamente em seis vertentes: Origem e Paisagem, América, Legado de Atkinson, Poesia e Obra, Vida Pública e Espiritualidade.
O Museu tem cafeteria e é aberto ao público.
6) Museu da Memória e dos Direitos Humanos
Se você é o tipo de pessoa que busca saber mais sobre o destino que está visitando, precisa visitar este lugar! O museu é enorme e a experiência emocionante.
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos foi inaugurado em 2010 com o intuito de relembrar o que aconteceu no país durante a ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990).
No lugar encontramos textos, fotografias, vídeos e atividades interativas que nos fazem refletir sobre este período e lembrar que todos merecem ser tratados com respeito e empatia.
A entrada é gratuita e indico pelo menos 1 hora. Se você gosta de história, ficará impactado com tanta informação!
7) Pátio Bella Vista
O bairro Bellavista é um lugar para quem gosta de agitação e movimento, por lá encontramos o Pátio Bellavista, um shopping a céu aberto.
Se você quer ver gente e fazer umas comprinhas, essa é uma ótima pedida!
No lugar encontramos diversas opções gastronômicas, entre bares e restaurantes, além de muitas lojas, exposições e apresentações artísticas. Durante a noite você encontra o ambiente lotado de pessoas e com o astral lá em cima.
Aproveitei para terminar meu dia por lá, com uma tacinha de vinho!!
8) Palácio La Moneda
É a sede oficial da Presidência da República e merece ser visitada. O palácio tem arquitetura espanhola e chama atenção de longe. Ao redor várias bandeiras do país.
A construção pode ter seu interior visitado, mas é necessário agendar. A cerimônia de troca de guarda também é um momento a ser contemplado e acontece às 9h50 de segunda a sexta e às 10h50 aos sábados e domingos.
9) Plaza de Armas
A Plaza de Armas pode ser o ponto de partida do seu roteiro. Localizada no coração da capital chilena, no centro histórico, é um importante símbolo da cidade. O passeio é gratuito.
A praça surgiu em 12 de fevereiro de 1541, junto do nascimento de Santiago. Visitar o local é quase como voltar ao passado. Pois foi ali que tudo que existe ao redor começou a ser construído.
No lugar ficam prédios históricos e importantes como a prefeitura e a linda Catedral Metropolitana. É onde a vida acontece, o ambiente perfeito para observar a movimentação dos moradores e como a cidade flui ao longo do dia.
No dia que estive por lá havia carros de polícia para proteger o local de possíveis incidentes – nas pesquisas que fiz sobre o destino, algumas pessoas diziam que o lugar pode ser um pouco inseguro. Por isso, fique atento!!
10) Restaurante Mestizo, no Parque Bicentenário
Localizado dentro do Parque Bicentenário, fica o Restaurante Mestizo, um espaço gastronômico moderno e requintado, com tons frios, grandes pedras usadas como pilastras e janelões de vidro.
Na parte externa, uma grande mesa convida para curtir um dia de sol, enquanto aprecia os sabores da culinária chilena.
É um programa para ser feito sem pressa e pode incluir um passeio pelo moderno Parque Bicentenário! Eu adorei.
11) SKY Costanera
O prédio mais alto da América Latina fica em Santiago e é um passeio lindo, principalmente no final do dia. O ingresso não é barato, mas é uma atração que vale a pena, principalmente num dia de céu aberto (evite nos dias nublados ou com neblina).
O Sky Costanera tem 300 metros de altura e uma vista 360 de toda a cidade. Lá de cima as pessoas ficam parecendo pequenas formigas e o horizonte parece infinito. As montanhas misturam-se ao céu e durante o pôr do sol é possível observar um lindo espetáculo da natureza.
Reserve pelo menos uma hora para a atração, pois você ficará fascinado com a vista! Também indico aproveitar e tomar um drinque por lá no restaurante do local.
12) Vinícolas do Valle del Maipo
Se você é um apaixonado por vinho e está buscando o que fazer em Santiago do Chile indicamos visitar a região do Valle del Maipo, que fica pertinho de Santiago, a cerca de 1 hora de viagem. Programe-se para conhecer diferentes vinícolas e cenários incríveis, geralmente com vista para a Cordilheira dos Andes.
Conheci duas vinícolas durante meu passeio, a El Principal e a Haras de Pirque. Escrevi um post exclusivo sobre o destino, que vocês podem acessar neste link.