Acessibilidade na Disney: como os parques de Orlando recebem crianças com deficiência

Acessibilidade na Disney: como os parques de Orlando recebem crianças com deficiência

A gente sabe que a Disney de Orlando é um território para realizar sonhos e brincar com a fantasia. 

Por isso, todo mundo pode fazer essa viagem e vou explicar para vocês como é a acessibilidade na Disney e como os parques de Orlando recebem crianças com necessidades especiais.

Os quatro parques temáticos do complexo (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom) trabalham de forma efetiva na questão da acessibilidade. Por isso, os parques da Disney são inclusivos, sim!

Tivemos uma experiência incrível durante nossa viagem à Flórida.

À convite da Disney World visitamos os parques e utilizamos os serviços especiais para pessoas com deficiência, o Disability Access Service (DAS) – mais adiante neste mesmo texto você encontra mais informações. 

Para quem está chegando somente agora no nosso site, meu filho de sete anos foi diagnosticado com surdez e usa aparelhos auditivos desde abril de 2023.

:: Se você quiser ver como é se hospedar em uma casa pertinho da Disney, clique aqui.

Como funciona a acessibilidade na Disney

Quem tem filhos que precisam de assistência especial, devido a alguma deficiência física ou intelectual, sabe o quanto pode ser complicado visitar um parque temático. 

Os sons, o excesso de cores e a movimentação de muita gente pode trazer uma série de desconfortos, em especial para as crianças autistas. 

Quando organizei minha viagem para Flórida, não sabia exatamente como seria minha experiência, pois meu filho recém estava começando a usar aparelhos auditivos. 

Porém, eu já sabia que o excesso de sons e estímulos o incomodavam e o deixavam irritado. Em alguns casos, até com dor de cabeça. 

Ou seja, eu precisava de um pouco de cautela na hora de organizar os passeios, para evitar surpresas

Antes mesmo de visitar a Disney, conheci uma variedade de projetos que os parques têm para ajudar os pais ou responsáveis de crianças que precisam de mais atenção. 

Um dos atrativos turísticos mais visitados e conhecidos do mundo, a Disney conta com uma estrutura inclusiva e completa, que permite a acessibilidade de pessoas com diferentes necessidades especiais. 

Por isso, selecionei algumas dicas importantes para vocês:

Quando chegar aos parques, procure o Guest Relations

Isso mesmo! Programe-se para chegar antes da abertura dos parques, para você ter tempo de aproveitar bastante todas as atrações da Disney.

Logo na entrada de cada parque, há uma área especial de atendimento ao cliente. Ali você pode se informar mais sobre os diferentes tipos de serviços oferecidos para pessoas com necessidades especiais. 

No Guest Relations você pode se inscrever para o Disability Assistance Service (DAS), um serviço de acesso prioritário nas atrações – eu explico mais adiante!

Entre todos os serviços oferecidos pela Disney estão: 

  1. Locação de cadeiras de rodas e carrinhos elétricos
  2. Mapas e guias em braile
  3. Espaços acessíveis com rampas e elevadores
  4. Equipamentos de narração para atrações e shows
  5. Equipamentos de legendas para algumas atrações e shows
  6. Acesso permitido de cães-guia
  7. Cartões explicativos disponíveis para a maioria das atrações
  8. Interpretação das atrações em língua de sinais (disponível de acordo com uma agenda preestabelecida)
  9. Vagas reservadas nos estacionamentos
  10. Banheiros acessíveis e de uso acompanhado
  11. Saídas de emergência, bem como procedimentos de evacuação para visitantes com necessidades especiais.

DAS: como funciona o serviço

Assim que comecei a organizar nossa viagem para Flórida, pesquisei bastante sobre o Disability Access Service (DAS), um serviço que oferece acesso prioritário aos visitantes com necessidades especiais. 

É um serviço muito efetivo e prático para quem viaja com crianças que apresentam dificuldade em esperar em longas e demoradas filas de espera por conta de uma condição física ou mental. Esta informação é muito importante, pois qualquer pessoa que puder esperar na fila não recebe o DAS!

Para adquirir o benefício, é preciso ter o ingresso dos parques e é recomendável que você tenha baixado o app da Disney ou tenha uma Magic Band (aquelas pulseiras que facilitam muito a entrada e as compras nos parques da Disney). 

Nós chegamos cedinho no Guest Relations e conversamos com um atendente para solicitar o DAS. Ele perguntou qual o motivo da solicitação e pediu para ver meu filho.

Nossa entrevista foi super rápida e em inglês. O atendente liberou o DAS diretamente no app da Disney e, a partir dali, agendamos todas as atrações que tinham fila com espera longa. 

É importante ressaltar que só é possível agendar uma atração por vez. Ou seja, você agenda um horário e depois que utiliza este horário pode agendar outra. 

O DAS é válido para todo o grupo familiar, para que todos possam aproveitar juntos as atrações. 

Com esse serviço, o visitante com necessidades especiais pode aproveitar outras atividades, como fazer outros passeios, assistir shows, concertos, desfiles e saudações de personagens enquanto aguarda o tempo na fila de determinada atração. 

Mas, é importante destacar que não é apenas apresentar alguma condição aparente que automaticamente dará acesso ao DAS. Por exemplo, uma pessoa com cadeira de rodas não será necessariamente elegível ao passe, já que tem rampas de acesso ao parque. 

Para obter esse serviço, é preciso passar por uma inspeção de funcionários treinados do parque, que vão averiguar cada caso. A Disney leva em consideração todas as informações da pessoa que solicitou o DAS. 

Passo a Passo para obter o DAS

Primeiro, você precisa ter um ingresso válido para os parques da Disney. 

É possível solicitar o DAS de duas formas: no balcão do Guest Relations de cada um dos parques, como eu fiz,  ou por videochamada. Até setembro de 2023, a videochamada não estava disponível para quem mora no Brasil.

Para receber o DAS pessoalmente, é preciso ir até o Guest Relations logo que chegar no parque. Ali você explica ao atendente o seu caso. 

O parque tem funcionários experientes e treinados para os casos de necessidades especiais, portanto, eles vão analisar cada caso diante das informações recebidas. 

O DAS fica vinculado aos ingressos de cada pessoa do mesmo grupo (família) e é válido para os próximos dias de visita aos parques da Disney (até 14 dias, dependendo do número de dias de ingresso que os visitantes tiverem).

Como nós utilizamos o DAS

Assim que recebemos o benefício, demoramos um pouquinho para entender como funcionava – por isso aproveitei para contar aqui como foi nossa experiência. 

A dica principal é você ter o app da Disney baixado no seu celular. A partir daí, você olha como estão as filas das atrações. 

Nós fizemos o seguinte: agendamos a atração que tinha espera mais longa pelo DAS e, enquanto a gente esperava, aproveitava para entrar na fila de alguma atração que tinha pouca espera. 

Deu super certo, em especial porque viajamos no final de setembro, e os parques não estavam tão cheios.

O DAS é um serviço gratuito oferecido pela Disney, mas você pode combiná-lo com o Lighting Lane, um serviço pago no qual você também pode agendar atrações. Eu recomendo muito! 

Outra dica é ficar atento ao agendamento de filas virtuais das atrações novas. Aí, nestes casos, não é preciso agendar pelo DAS. Melhor, você pode fazer o agendamento da fila virtual e, ao mesmo tempo, agendar uma outra atração pelo DAS.

Conseguimos agendar a montanha-russa TRON, no Magic Kingdom, e também a nova atração dos Guardiões da Galáxia (Guardians of Galaxy: Cosmic Rewind), no Epcot. Foi sensacional e gostamos muito dos brinquedos!

Em um outro post vou contar tudo sobre estas novas atrações da Disney!

Se você gostou desse post, compartilhe com quem precisa dessas informações e deixe seu comentário!

:: Saiba como é a acessibilidade nos parques da Flórida. Clique aqui 

:: Quer conforto na sua estada em Orlando? Alugue uma casa! Nós contamos como foi nossa experiência.

:: Meu projeto na Flórida foi feito a partir da parceria que fiz com: Visit Florida, Experience Kissimmee, Visit Central Florida, Visit Space Coast, Disney e Universal Orlando Resort. 

:: Para mais informações sobre acessibilidade na Flórida, roteiros e atrações, entre no site oficial em português: visitflorida.com/pt

Compartilhe

1 Comments

  1. […] Além disso, para saber mais sobre outros parques, também falamos sobre como é a acessibilidade na Disney.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes