Natália se apaixonou por um taxista espanhol e, a partir desse amor, nasceu o albergue Estrella Guia
Em 2013 decidi fazer o Caminho de Santiago de Compostela com uma amiga da vida. A ideia da viagem era uma busca espiritual para poder me reconectar, encontrar força, sentido e desafios. Queria procurar novas percepções e experiências em contato com a natureza e pessoas de todos os lugares.
Trabalhei como assessora de imprensa e relações públicas por mais de 20 anos e adorava. Convivi com pessoas que até hoje admiro. A vida era agitada e animada, mas a correria também.
O corpo e a família pediam mais tempo e calma. E por isso tive algumas lições. Passei por provas e decidi não guardar amarguras, repensar os acontecimentos e a forma de encará-los e me dar a chance de encontrar outras valiosas possibilidades.
Inspirei-me na virtude do desapego e, para isso, nada melhor que uma peregrinação para o Caminho de Santiago de Compostela, um sonho de adolescente e uma espécie de chamado espiritual.
Chegando com uma amiga a Pamplona, na Espanha, uma das cidades mais emblemáticas do caminho, conhecemos peregrinas da Namíbia e da Áustria no aeroporto. Combinamos de dividir o táxi, assim de bem com a vida, com gosto de quem está aberto para o que der e vier.
Fomos recebidas e acolhidas por um sorriso radiante do taxista, falando com cada uma de nós um idioma, mas com um humor de quem está acostumado a receber gente do mundo.
Mas sabe aquele momento em que tudo muda na sua vida? Uma das intersecções da vida que a gente identifica? Pois o taxista era mais que guapo!
Meio boba e mais que encantada com aquela sensação de vitalidade intensa, passeamos pela cidade com a acolhida do belo taxista. Aquele encontro mágico, que começou de um jeito especial, foi a inspiração da minha caminhada. Hoje José Francisco Latasa é o meu sol espanhol!
Na época, eu andava dois dias e ele (o taxista!) ia me encontrar e voltava para Pamplona. Assim foi durante toda a caminhada: uma história que foi dos Pirineus a Santiago da Compostela. A vida nos guarda e mostra encantos e possibilidades, às vezes basta o coração estar aberto e estarmos dispostos a viver com fé e verdadeira vontade momentos intensos e apaixonados.
De lá para cá, ocorreram muitas mudanças e travessias no amor de uma peregrina e um motorista de táxi. Um reencontro ancestral, que nos fez ter vontade de mudar o rumo das nossas histórias, e um amor reconhecido de outros tempos. Para viver esse amor, havia a necessidade de mudança definitiva.
O José decidiu que iria morar no Brasil, mas queríamos um projeto comum, um olhar nosso e diferente, uma história dos dois. E vir para Espanha era o melhor para novos planos.
O Caminho de Santiago tem muitas histórias emocionantes e essa é um pouco a nossa. Mudei-me, reparti minha casa em sete casas amigas e distribuí meu guarda-roupa. Trouxe o essencial: duas malas e um filhote lindo, que está tendo uma rica e feliz experiência de vida.
Todos estamos construindo uma nova história, juntando sonhos e famílias, nesse pueblo mágico chamado Puente La Reina, que é o onde os Caminhos se fundem e tornam-se um só para Santiago. Pueblo forte e integrador. “Coincidentemente” acredito nas pontes e que elas valem ouro!
Nessa viagem que pisamos em quartzo, guiada pela via láctea, que sinaliza que cada um tem a sua busca, encontramos nosso lugar nesse campo de estrelas e criamos o Albergue Estrella Guia.
O nome é uma homenagem a uma amiga escritora, Tatiana Fadel Rihan. Desde que cheguei aqui, o carinho e o ânimo incansável dela me deram mais impulso. Na sua peregrinação, ela chamava eu e minha amiga parceira dessa aventura, a Sofia, de suas estrelas guias. Acreditava que todas as pessoas, de uma maneira estrelada, foram e são nossos guias e iluminaram muitas vezes nossa caminhada. Acredito muito que todos temos estrelas guias nos nossos caminhos!
No maior clima do Caminho de Santiago, com desapego e simplicidade, mãos vazias, mas coração cheio, montamos um lugar bem simples e com afeto, num edifício dos anos 70 com vista para igreja, bem tranquilo e com um rio ao fundo. Há muitas árvores e a conversa de passarinhos. O intuito é um clima família para o peregrino se sentir acolhido e em casa.
Os oráculos e o tarô mitológico fazem parte da minha vida há décadas e tive mestras divinas. Agora me sinto à vontade para, com carinho, oferecer e repassar esse conhecimento e paixão para quem quiser e tiver afinidade. O Caminho também tem disso. Abre nosso canal de cura em muitos sentidos, inspira e dá uma vontade de compartilhar.
Recebendo peregrinos e amigos, queremos retribuir de alguma maneira feliz, simples e sincera tudo que recebemos do Caminho. O José continua levando os peregrinos de todos os lugares do mundo para vários pontos da Espanha, país Basco e França. Também faz uns roteiros adoráveis por castelos, montanhas e lugares históricos artísticos e culturais, para quem quiser curtir um pouco do norte da Espanha e arredores. Coisa de quem nasceu e cresceu nessa Navarra maravilhosa e olha o mundo com olhar generoso e encantador. Esse é o meu amor!
Desejo que no Estrella Guia ocorram brilhantes encontros entre pessoas que valorizem a simplicidade da vida e a magia dos muitos caminhos. No nosso caminho espiritual encontramos o amor e agora juntos estamos indo por onde as estrelas nos guiam!!
- Texto de Natália Ferreira, jornalista e relações públicas que mudou a vida (em todos os sentidos!) depois de uma viagem pela Espanha.
Se você também passou por uma grande mudança durante uma viagem, junte-se a nós! Queremos formar uma rede de pessoas transformadas pelas experiências de vida que só as viagens proporcionam. Mande seu relato de viagem transformadora para travelterapia@waycontent.com ! Vamos adorar conhecer e compartilhar.
O que você precisa saber para fazer o Caminho de Santiago de Compostela
Conheça alguns albergues no caminho de Santiago de Compostela