O que fazer em Villa la Angostura, na Argentina?
Se você precisa de ajuda para montar o roteiro, aqui vai encontrar as melhores dicas para explorar a região.
Quando vi o material que publicaríamos no nosso Travelterapia sobre Bariloche e Villa la Angostura, lembrei da vez que estive lá, no fim de 2008.
Tudo bem, já se vão anos, mas decidi falar um pouco sobre como a região é no verão porque realmente vale a pena – principalmente se você quer fugir daquele calorão e não abre mão de um lugar perto e muito charmoso.
Então, continue lendo e saiba o que fazer em Villa la Angostura!
O que fazer em Villa la Angostura: 3 atividades para incluir no roteiro
A pequena vila frequentada por muitos argentinos (e poucos brasileiros) durante o inverno se transforma em um lugar ainda mais exclusivo no verão.
As ruas deixam de ficar pintadas pelo branco da neve e ficam repletas de flores.
O céu também parece colaborar, e se mantém azul por boa parte do tempo, contrastando com o colorido das flores – aí vale uma dica bem importante: a combinação de verão e montanha exige um bom protetor solar!!
Então, esse é o cenário que você vai encontrar por lá.
Mas agora vamos ao mais importante: o que fazer em Villa la Angostura.
1. Conhecer as lojinhas da rua principal
As lojinhas da rua principal ainda vendem algumas peças de inverno, porque nunca se sabe o que pode acontecer de um dia para outro.
Eu, por exemplo, tive a sorte de pegar todas as estações do ano em uma semana, incluindo neve e calor!!
Vale a pena conhecer esses estabelecimentos durante uma caminhada pela rua principal.
2. Curtir as águas do lago Nahuel Huapi
Quando a gente chega perto do lago Nahuel Huapi, se dá conta de que o verão é uma festa para aquele povo.
Por vezes, o lago parece um espelho e reflete as montanhas com topos nevados e se transforma também em local para a pesca e para os passeios de stand up paddle, barco e canoa.
Há quem tenha coragem de ir adiante nas águas. Por isso, não se surpreenda se ver o povo caindo na gelada água, porque algumas áreas do lago chegam a se transformar em pequenas praias de água doce.
3. Fazer um passeio de bike no Bosque Los Arrayanes
Para quem gosta de andar de bicicleta, um dos passeios mais tradicionais é ir até o Bosque Los Arrayanes com a magrela.
Algumas lojas da cidade locam as bikes, e é preciso tempo e fôlego para chegar ao destino final se você fizer todo o trajeto pedalando.
Existem duas formas de fazer o percurso: com um ferryboat que leva até o bosque (e depois você pode percorrer 14 quilômetros de bicicleta) ou fazer ida e volta em bicicleta.
Em todos os casos o trajeto varia subidas e descidas, áreas fáceis de pedalar e áreas impossíveis de pedalar – como é o caso de uma escadaria que exige carregar a bike na cacunda! kkkk
Como eu não sabia desse detalhe, topei andar uns 32 quilômetros em um mesmo dia (incluindo os 28 quilômetros de ida e volta do parque).
Confesso que quase desisti no meio do caminho e tive vontade de chorar!
Mas como só tinha natureza por lá, não tinha como ser resgatada de helicóptero, por exemplo! (ou com um guindaste, porque o cansaço foi inesquecível!)
Bom, seja como for o percurso, o importante é que o lugar é realmente bonito. Parte das árvores têm o tronco alaranjado, e corre a lenda de que essa tonalidade inspirou a Disney a fazer o personagem Bambi.
Aproveite para tomar um café no parque
Junto ao lago, há um píer e, pertinho dali, um caminho em madeira permite que os turistas transitem na área mais bonita do parque. Nesse local há a única cafeteria do parque, a Casita de Té.
Dicas essenciais para o passeio de bike
Pensando nesse passeio, ainda teria três dicas que são básicas. A primeira: saia cedo para ir parando nos pontos mais bonitos que aparecerem pelo caminho. E eu já aviso: são muitos!
A segunda dica: leve protetor solar. E a terceira: vá abastecido com água e lanche, porque no bosque a natureza predomina!
Villa la Angostura é um destino que por vezes lembra algumas paisagens da Suíça e é realmente diferente para nós, brasileiros.
Agora que você já sabe o que fazer em Villa la Angostura, pode reservar alguns dias para as próximas férias de verão na Argentina!
Gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo!