Se você está planejando uma escala ou uma viagem completa na Cidade do Panamá, esse guia completo é para você!
Fiz uma viagem de sete dias pelo Panamá e conto tudo em diferentes posts aqui do Travelterapia. Já adianto para vocês que o Panamá é uma excelente opção de destino para quem deseja sair do óbvio.
Repleto de contrastes, com praias de mar azul intenso, vegetação e cidades modernas, o país se destaca pela biodiversidade, pela culinária baseada em frutos do mar e pela riqueza de povos, que se traduz nas opções de lazer, gastronomia e turismo.
Listamos algumas informações básicas sobre o país, que você não pode deixar de saber antes de visitar!
Melhor época para ir na Cidade do Panamá
O clima do país é tropical, com estação chuvosa de maio a novembro e uma estação seca de dezembro a abril.
Onde fica a Cidade do Panamá
O Panamá localiza-se na “ponte” de terra que liga a América Central à América do Sul. Faz fronteira com a Costa Rica no oeste e com a Colômbia, ao leste.
O país é conhecido pelo famoso Canal do Panamá, de aproximadamente 80 km. A grande obra da engenharia revolucionou as relações comerciais de muitos países e continentes, especialmente porque liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e permite o trânsito de navios entre os dois oceanos.
Moeda
A moeda oficial é o Balboa (PAB), mas o dólar americano (USD) é o que predomina e é utilizado em todo o país.
Idioma
O idioma oficial é o espanhol, mas você conseguirá se comunicar em alguns lugares em inglês.
Como se deslocar
A cidade tem várias opções de transporte, que dependem de cada ocasião, do tempo de duração da viagem e também de aspectos financeiros. Tem Uber, taxi, ônibus, metrô e carros para alugar.
Quem aluga um carro pode visitar os principais pontos turísticos com tranquilidade e flexibilidade. Para quem não fazer este investimento, o transporte público mais recomendado é o ônibus, já que o metrô é limitado e não leva para todos os destinos. Considere também os transfers oferecidos por agências de viagens.
Características do país
O Panamá tem riqueza cultural imensa, com mistura diversificada de culturas que vêm da influência de povos indígenas, espanhóis, africanos, por exemplo.
O país tem economia voltada para os serviços, com atuação essencial do setor financeiro e do comércio internacional. Além disso, o turismo e a zona franca contribuem significativamente para a economia.
A culinária panamenha é internacional, com destaque para os frutos do mar. Pratos como o “arroz con guandú” (arroz com ervilhas), “ceviche” (prato de frutos do mar marinados) e “hojaldres” (pastéis fritos) são populares.
Por que visitar a Cidado do Panamá
A Cidade do Panamá é autêntica e vibrante. Moderna e, ao mesmo tempo, histórica, tem muitas atrações, como parques, museus, bairros históricos, restaurantes e ruas coloridas e encantadoras. Vale a visita, mesmo que seja rápida, durante um stopover!
Além de ser um importante centro econômico e cultural, é uma cidade cosmopolita e tem variadas opções de lazer e gastronomia.
Quem vai à capital não pode deixar de conhecer o bairro histórico Casco Viejo, o Canal do Panamá e a saborosa gastronomia.
O que você precisa para entrar no país
Os brasileiros precisam de passaporte válido com pelo menos seis meses de vigência, passagem de volta ao país de origem ou ao próximo destino e endereço da hospedagem. É possível que os agentes de imigração solicitem comprovação de uma quantia de no mínimo 500 dólares, que pode ser em dinheiro, cartão de crédito.
Roteiro de 12 horas pela Cidade do Panamá
Já sabemos que a Cidade do Panamá tem muitos atrativos e empreendimentos incríveis. E então, como saber onde gastar o tempo em uma parada de 12h pela cidade? A seguir, vamos dar uma dica de um roteiro de até 12h pelos principais pontos turísticos, para você viver a cidade sem perder nada!
Se faltar tempo e for sua primeira visita, invista em conhecer o Casco Viejo primeiro. De lá é possível ter uma boa ideia da dimensão da cidade e também de seus constrastes. Se sobrar tempo, vá ao Canal do Panamá e também à parte moderna.
Roteiro de 12 horas pela Cidade do Panamá
8h – Café da Manhã com bossa
Para começar o dia, nada melhor do que uma autêntica experiência gastronômica. Planeje bem onde seu roteiro vai começar. Se você optar pelo Casco Viejo, sugerimos as cafeterias Al Alma Café ou Tiempos Coffee – ambos estão em belas construções que unem bom gosto na decoração e cardápio farto.
Caso você comece seiu roteiro pela parte moderna da cidade, pode investir nas cafeterias Mentiritas Blancas e Paraíso Café.
10h – Casco Viejo com almoço
No Casco Viejo aproveite para caminhar sem pressa pelas ruas de paralelepípedos. Admire a arquitetura colonial e visite locais emblemáticos como a Catedral Metropolitana e a Plaza de la Independencia. Não deixe também de passar pela bela Plaza Francia.
Também dá para aproveitar para almoçar ali mesmo, em um dos encantadores restaurantes do local. Muitos deles oferecem uma fusão de sabores panamenhos e internacionais em ambientes charmosos e acolhedores.
Entre as indicações de restaurante estão a Casa Casco, Santa Rita e La Pulpería.
13h – Canal do Panamá
Aproveite para conhecer o Canal do Panamá e assistir o filme IMAX, para aprender sobre a história e a importância do canal. As exposições oferecem uma visão fascinante do funcionamento do canal e do impacto no comércio global.
Com sorte, você verá alguns navio ingressando no canal.
15h – Biomuseu
Reserve um tempo à tarde para visitar o Biomuseo e conferir as galerias, salas temáticas, jardins e exposições vibrantes e educativas que destacam a rica variedade de flora e fauna do país.
17h – Poin Panamá
Mais para o final da tarde, a dica é ir no Poin Panamá. Ao anoitecer, as luzes dos prédios dão um charme ainda mais especial para o lugar, o que torna a experiência ainda mais especial. Aproveite para atravessar dois prédios numa tirolesa ou se aventurar em cabos de aço para ficar pendurado em um prédio com vista para a cidade!
No final, aproveite para tomar um drinque em um dos bares do local ou nos restaurantes que ficam no prédio.
20h – Jantar típico ou tradicional
Para terminar o dia, a dica é saborear um delicioso jantar em um dos restaurantes da Calle Uruguay, área conhecida pela vibrante cena gastronômica e que oferece uma variedade de opções culinárias, desde cozinha panamenha até pratos internacionais.
Se quiser um jantar típico, com a aura panamenha, indicamos o Sabroso Panamá ou o Diablicos, que fica no Casco Viejo.
Baixe o guia completo da Cidade do Panamá
Gosta de comer bem? Conheça 15 restaurantes para aproveitar a Cidade do Panamá
1 Comments
[…] que conecta as Américas, o Panamá tem um contraste perfeito entre paisagens belíssimas e […]