Hoje vamos apresentar uma pequena cidade do interior gaúcho neste texto sobre o que fazer em Santa Maria do Herval.
Localizada em uma área cercada por montanhas e muito verde, Santa Maria do Herval tem cerca de 8 mil habitantes. Apesar de ser um lugar pequeno e interiorano, o destino está super bem localizado, a apenas 25 minutos de Gramado e Morro Reuter, e integra a rota do Vale Germânico e a Rota Romântica.
Santa Maria do Herval é charmosa, calma, acolhedora e dona de muita natureza. Por lá encontramos cascatas, cavernas e muito verde, além de uma deliciosa fábrica e loja de chocolates.
Se você quer conhecer mais deste destino, continue a leitura, separamos alguns pontos que você deve visitar.
O que fazer em Santa Maria do Herval
Estivemos neste pequeno município em setembro de 2022 e selecionamos algumas atividades para serem feitas por lá. Segue a leitura!
Museu Histórico Municipal
O museu fica no centro da cidade e existe desde 2006. Entretanto, a casa enxaimel, onde está localizado, foi construída em 1906. O lugar já serviu de hospedaria, espaço para bailes e comércio.
Além de funcionar como espaço cultural, o local também funciona como central de informações turísticas de Santa Maria do Herval.
O museu tem muitas peças doadas pela comunidade e um acervo com mais de 5 mil peças. Mas o que mais chama atenção dos visitantes, é o Memorial da Arquitetura Germânica, que possui réplicas das construções que compõem a rota do Vale Germânico e da Rota Romântica. São em torno de 85 réplicas, criadas por Iteno da Silva, um artista da cidade.
Igreja Matriz e Relógio do Corpo Humano
A Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora foi fundada em 1860, mas o atual templo foi construído apenas em 1910. O santuário é muito bonito e várias peças, como os santos do altar, foram trazidos da Alemanha.
Durante o dia, a igreja pode ser visitada com entrada pelas portas laterais. As missas ocorrem às quartas, sábados e domingos.
Ao lado da igreja fica o Relógio do Corpo Humano, uma pequena horta com chás e erva mate. Algumas mudas podem ser colhidas pelos visitantes.
Ao lado de cada planta fica uma descrição, contando para que serve e em qual horário deve ser consumida para aproveitar os benefícios.
Caverna e Cascata dos Bugres
O lugar fica a poucos minutos do centro da cidade e é um refúgio da natureza. O pequeno paraíso está sempre aberto ao público e é bem preservado.
Para chegar até a cascata é preciso atravessar um pequeno caminho repleto de árvores, a queda d’água é linda, possui águas transparentes e o som que vem dela é muito relaxante.
A caverna fica ao lado da cascata e é necessário subir uma pequena escada para adentrar o local. O clima é totalmente diferente, mais quente, porém, úmido. Dentro da caverna observamos uma linda vista da queda d’água.
Chocolates Cristiane
Os Chocolates Cristiane nasceram há 12 anos, quando a sócia, Claudete, comprou cinco quilos de chocolate e uma forma. A ideia era apenas fazer pequenos chocolates para utilizar como enfeite de seus bolos.
Localizada na área rural do município, a loja faz sucesso. O empreendimento fica no Alto Morro dos Bugres, na rua Eugênio Dapper, e tem como foco os chocolates personalizados. Há também os chocolates sem glúten e zero açúcar.
A marca também produz cervejas de cacau e o chocolate fabricado pela Cristiane é 100% sem glúten e não contém gordura hidrogenada ou fracionada. O chocolate ao leite possui um diferencial: 37% de cacau.
Uma nova fábrica está sendo construída ao lado do prédio atual. O espaço contará com área de visitação, com vista para a parte de dentro da fábrica, onde a magia acontece.
A loja funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.