Se você tem viagem marcada, possivelmente deve estar se perguntando o que é o seguro viagem e para que serve. Será que eu realmente preciso fazer uma cotação de seguro viagem e contratá-lo?
Respondendo você de maneira simples, eu digo que SIM! São muitos os motivos para você contratar um seguro e vamos explicar tudo neste post.
O seguro viagem sempre foi indispensável. Agora, com a pandemia e a abertura das fronteiras, se tornou mais importante ainda investir nesse documento que te ajuda nas horas mais tensas.
Talvez você tenha muitas perguntas sobre o tema e se vale a pena contratar esse tipo de seguro. Por este motivo trouxemos este artigo até você.
Para isso, conversamos com um especialista no assunto, para responder algumas perguntas e trazer informações sobre tudo o que precisa saber. Empresário sócio da agência de viagens Galápagos Turismo, Paulo Gusmão, nos ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre a necessidade de se fazer um seguro viagem.
Segue a leitura para você ter todas as informações!!
Ah, e se você já quer cotar um seguro viagem, entre neste link aqui!
O que é o seguro viagem?
É um serviço prestado, na maioria das vezes por agências de turismo, no qual o objetivo é proteger e dar suporte ao viajante durante a sua viagem. O seguro é uma ótima forma de evitar e solucionar eventuais problemas que podem aparecer enquanto você viaja, e até mesmo, antes da sua viagem.
Como funciona o seguro viagem?
O ideal para aproveitar bem o seguro viagem é contratá-lo com antecedência, já que hoje em dia a maioria dos seguros garante algum recurso até para o cancelamento de viagem. Portanto, se houver um eventual problema de saúde ou falecimento de uma pessoa próxima, que leve a viagem a ser cancelada, o seguro cobre as multas contratuais de cancelamento que podem chegar até 100% do valor.
Durante a viagem o seguro protege você e o seu bolso caso ocorra algum imprevisto, como de saúde, por exemplo.
Para utilizar o seguro, siga as instruções entregues na Apólice. É geralmente solicitado que você entre em contato com uma central telefônica ou whatsapp de atendimento para saber quais lugares aceitam seu seguro de viagem.
Quer saber quanto custa um seguro viagem? Faz a cotação por aqui e já contrata!
O que o seguro cobre?
Existem diversos tipos de seguros, de preços diferentes e coberturas. Quanto maior for o preço do seguro, mais coisas ele cobre. Um bom seguro viagem cobre:
- Assistência médica
- Assistência jurídica
- Repatriação
- Repatriação sanitária
Um exemplo de repatriação citado por Paulo Gusmão é o de um turista brasileiro que teve problema grave com duas úlceras enquanto estava viajando por Machu Picchu e ficou internado na UTI por 60 dias. O viajante precisou de um avião UTI privado, com médico, que o trouxesse para o Brasil.
Já a repatriação sanitária é para o caso de falecimento do viajante, fora do Brasil. O seguro cobre os gastos com o transporte de volta para a família.
Em caso de mala extraviada, como proceder com o seguro?
Caso você perca sua mala, é necessário comunicar imediatamente a companhia aérea ou empresa de ônibus sobre o ocorrido, além de fazer uma ocorrência policial.
Apresentando isso para o seguro, a cobertura, embora baixa, é realizada. Entretanto, é melhor uma cobertura baixa, do que não ter cobertura nenhuma. Não é mesmo?
Quais os maiores benefícios de ter o seguro viagem?
Com o seguro viagem você viaja tranquilo porque sabe que terá um atendimento médico de qualidade se precisar, sem gastar absurdos com médico.
Os seguros também cobrem algumas despesas em caso de falecimento, assim como advogado no exterior, por exemplo.
Confira aqui os valores do seguro viagem para você contratar.
Caso a pessoa viaje de carro ou moto particular, o seguro também é válido?
Sim! É inclusive indicado contratar o seguro, para proteger a sua vida e a sua saúde. O seguro viagem é para proteger o seu bem mais precioso: a sua vida.
Dica importante
Algumas bandeiras de cartão de crédito oferecem seguro viagem. Isso é ótimo, mas tome cuidado!
Para utilizar o seguro viagem do cartão é necessário comprar todo o seu pacote de viagem com o cartão de crédito, além de ser necessário avisar o banco sobre isso.
A cobertura dos cartões de crédito também costuma ser baixa.
Confira se o seguro viagem é obrigatório no destino
Alguns países, como os do continente europeu, obrigam o turista a possuir o seguro viagem. Portanto, você precisa ficar de olho também no valor da cobertura solicitada. Especialmente durante a pandemia, muitos países passaram a exigir coberturas maiores.
Quer fazer uma cotação ou contratar um seguro viagem? Entre aqui no link!