Em dezembro de 2019 recebi um convite para viajar à Ilha do Sal e, depois de tantas perguntas dos seguidores, resolvi fazer este post para esclarecer se a Cabo Verde Airlines é confiável e como é voar na Cabo Verde Airlines.
As perguntas dos seguidores surgiram porque há muitos comentários negativos sobre a empresa aérea, que começou a fazer voos diretos de Porto Alegre para a Ilha do Sal.
O convite que recebi foi justamente para participar deste voo inaugural – e vou contar aqui como foi.
Fizemos uma viagem muito rápida, exatamente para conhecer o voo e também para fazermos um breve recorrido pela ilha.
Como é o voo Porto Alegre – llha do Sal
Participei da primeira viagem no trecho Porto Alegre – Ilha do Sal e por isso teve check in em festa, com direito à espumante e brindes.
Além de conferir o passaporte, foi obrigatório ter em mãos na hora do check in o certificado internacional de vacinação (contendo a vacina da febre amarela).
Por estar ainda em obras, o aeroporto Salgado Filho reserva uma área com poucas comodidades para quem faz embarques internacionais (acredito que isso mude nos próximos meses!).
Demorei para encontrar tomadas em funcionamento e também a única opção de alimentação eram as máquinas com salgadinhos e refrigerantes.
Nosso embarque para Cabo Verde atrasou quase uma hora.
Viajei na categoria Comfort da companhia, uma executiva com menos benefícios, mas confortável.
As poltronas são mais largas que as da econômica e também reclinam mais (mas não deitam!).
Infelizmente o sistema de multimídia estava desligado – uma das explicações é que a companhia aérea está passando por uma mudança e deve instalar um novo sistema em todas aeronaves.
Vale a pena levar um livro ou um filme para se divertir, caso você seja daquelas pessoas que não dorme durante o voo.
Serviço de bordo
Nosso voo teve uma simpática tripulação nativa de Cabo Verde. A companhia aérea fez um serviço cuidadoso, e os comissários estavam muito atentos e prestativos.
Na ida o serviço de bordo iniciou minutos após a decolagem.
Cada um dos passageiros da classe Executiva recebeu toalhinhas de mesa e cardápios para escolha de vinhos e dos pratos a serem servidos.
O jantar
Havia duas possibilidades: carne e peixe. Optei pelo filé mignon com molho de cerveja acompanhado por batatas.
Achei muito saboroso e na medida certa. Confesso que sou uma pessoa que gosta muito de experimentar comidinhas de avião!
A sobremesa era um pudim… que parecia muito com sagu.
Um ponto interessante do cardápio é a carta de vinhos, todos produzidos em Cabo Verde. Havia vinho branco, tinto e rosé.
Para marcar a estreia do voo, serviram um bolo de aniversário! Achei simpático!
Ainda tomei um chazinho antes de dormir!
Café da manhã
Depois de umas 4 horas de sono fui acordada com o café da manhã.
Achei bem simples, mas eficiente: pão de miga com presunto e queijo, bolinho com o símbolo da empresa e café preto.
Aterrissagem
Quando o avião se preparava para pousar na Ilha do Sal pudemos ver duas belezas lá do alto.
Sentei do lado esquerdo então pude ver o vulcão da Ilha do Fogo, que mais parece uma cratera da lua. A viagem sobre o vulcão foi o momento mais lindo do voo!
Quem sentou do lado direito pode ver o mar azul, que ficou um pouco ofuscado porque o céu estava com uma bruma do início da manhã.
Chegamos às 8h na Ilha do Sal e descemos do avião pela escada que levava a pista, já que o aeroporto é pequeno – porém bem novinho!
O aeroporto recebe diversos voos internacionais, incluído TUI, TAP e Iceland Airlines. Os europeus gostam muito de visitar a ilha!
Voo de volta
Confesso que o voo de volta me decepcionou um pouco.
A ideia era fazer um voo direto da Ilha do Sal para Porto Alegre, mas tivemos que fazer uma escala em Fortaleza e atrasamos mais de duas horas para embarcar.
Acredito que não havia passageiros suficientes para um voo direto até Porto Alegre.
Resumo: deveríamos chegar pelas 4h em Porto Alegre e chegamos às 7h30!
Tirando o contratempo do horário, o voo foi super tranquilo. Mais uma vez tínhamos duas opções no cardápio e escolhi bacalhau com batatas. Os vinhos também estavam à disposição.
Depois da parada em Fortaleza recebemos uma caixinha de lanche.
A Cabo Verde Airlines é confiável?
Tirando os atrasos, achei tranquilo viajar com a Cabo Verde Airlines e confesso que não tinha lido nada sobre a companhia aérea até o dia que algumas pessoas começaram a me perguntar sobre a qualidade do voo e alguns problemas que têm ocorrido com a companhia.
Tive uma experiência na classe executiva e num voo inaugural.
Ao longo de 2019 surgiram muitas tarifas baratas para viagens até Europa e Ilha do Sal (uma média de R$ 1mil para lugares como Paris e Milão) e acho que se as tarifas estiverem mais baixas que as de outras companhias, vale a pena voar com a Cabo Verde Airlines!
A verdade é que a companhia aérea está num momento de transição e foi adquirida em abril de 2019 pela Icelandair.
Antes era chamada de TACV e agora tem grandes planos para o Brasil – que poderá ser ligado a destinos na Europa e África por meio da empresa (eles voom Lisboa, Paris, Dakar e Boston, por exemplo).
Uma possibilidade quando se voa de Cabo Verde Airlines é fazer um stopover na Ilha do Sal antes ou depois de uma viagem para outro destino. A empresa permite até 7 dias de stopover.
Com certeza se aparecer uma super promoção pela Cabo Verde Airlines e para um destino de meu interesse, eu comprarei!
Saiba tudo sobre a Ilha do Sal no guia completo que fizemos para você!
Viajamos para Ilha do Sal a convite da Cabo Verde Airlines e do Hilton Hotéis. Nossa produção de conteúdo é resultado das experiências que tivemos e por isso sempre usaremos a informação verdadeira aos nossos leitores.