Até pouco tempo, confesso que nem tinha ouvido falar na Ilha do Sal, mas depois de ver várias promoções para o destino, recebi um convite para visitá-la e decidi fazer este post sobre o que fazer na llha do Sal, em Cabo Verde, e também com algumas dicas importantes para sua viagem.
Pode acreditar: vale a pena a visita, mesmo que seja por poucos dias. Por isso, você encontrará aqui um pequeno roteiro na Ilha do Sal, com atrações fáceis de encontrar e com preços muito acessíveis!
Caso você queira garantir seu hotel na Ilha do Sal ou simplesmente conhecer as tarifas, pode entrar neste link!
Indicamos que você faça um seguro de saúde antes de embarcar para Cabo Verde. É sempre mais tranquilo viajar com a garantia de que tudo sairá perfeito! Você encontra seguro viagem COM DESCONTOS neste link do Travelterapia.
Para você entender um pouquinho, a Ilha do Sal é uma das 10 ilhas que formam o arquipélago de Cabo Verde.
Cada uma das ilhas tem uma característica marcante, e no Sal você encontrará paisagens muito contrastantes: desertos com praias de pedras vulcânicas, salinas que nasceram de vulcões e praias com mar azul intenso!
As pessoas que moram por lá são bonitas e muito simpáticas, e falam como línguas oficiais o português e o crioulo (idioma ensinado em casa!).
A partir do Brasil há voos diretos pela Cabo Verde Airlines (companhia aérea do país) e, se você quiser voar a partir da Europa, há voos com escalas – TAP e TUI são algumas empresas que levam pra lá!
Fizemos um review sobre a viagem com a companhia aérea e você pode lê-lo aqui!
Como é a chegada na Ilha do Sal
Quando o avião começa a se aproximar da Ilha do Sal há duas lindas visões: do lado esquerdo, o vulcão que habita a Ilha do Fogo, e do lado direito, o mar azul. Torça para que o céu esteja limpo para ver uma dessas lindezas da natureza! (eu consegui ver muito bem o vulcão e parecia uma cratera da lua!)
Se você viajar de avião, descerá no recém renovado aeroporto Amílcar Cabral. É pequeno, com poucas lojas de duty free e de alimentação, mas confortável para ficar poucas horas.
O desembarque de passageiros geralmente ocorre na pista e, logo que entramos no país, há um controle rigoroso do certificado de vacinação contra febre amarela (isso pareceu até mais importante que o passaporte quando entrei no país!).
Depois, há controle de passaportes e encaminhamento para os vistos. Em dezembro de 2019, era preciso pagar 60 euros para entrar no país (25 euros referem-se ao visto e 35 de taxa de segurança).
O pagamento é feito na hora da imigração e eles aceitam cartão de crédito internacional.
Pessoas com passaporte europeu estão isentas do visto.
Caso você faça apenas uma escala em Cabo Verde não é necessário o pagamento, mas precisa apresentar as passagens aéreas até o destino final.
O que fazer na Ilha do Sal
Selecionei alguns passeios pelo ilha a partir da rápida experiência que tive por lá
Praia de Santa Maria
É um dos principais lugares onde estão os melhores hotéis da ilha, geralmente de redes internacionais como Hilton, Meliá, Riu e Oasis. Eles decidiram se instalar por lá principalmente por causa da localização geográfica: bem em frente ao mar! É também nessa região que ficam algumas lojas e restaurantes.
A praia tem areia dourada e mar muito azul. Dependendo da época do ano, você pode ter a sorte de encontrar um mar igual piscina! (quando estive por lá, o vento forte colaborou para dar ondas ao mar!)
Um dos pontos turísticos da praia é o Cais de Santa Maria, um píer onde pescadores trabalham e é possível fazer um passeio para ter uma vista diferente da praia.
Em dezembro de 2019 boa parte da praia estava em obras – eles estavam construindo um calçadão que deverá transformar a região e deixar a vida dos turistas com dificuldade de mobilidade mais prática.
A água do mar na Ilha do Sal costuma ter temperatura média de 21 a 25 graus – um pouco geladinha!
Salinas de Pedra Lume
As salinas de Pedra Lume estão localizadas na região mais ao norte da ilha e parecem aqueles lugares que saíram dos livros de história. A paisagem da região é muito árida e lembra crateras da lua!
Fiquei com dificuldade de decidir se a salina era mais bonita por dentro ou por fora da rocha que leva às piscinas repletas de sal.
A salina foi criada a partir da cratera de um vulcão. A água do mar entrou e evaporou, o que trouxe muito sal para a região. Parte deste sal é tratado ali mesmo nas Salinas Pedra de Lume e vendida.
O parque funciona das 9h às 17h45 e a entrada custa 5 euros. Depois que entramos passamos por um túnel de pedras e logo avistamos as piscinas repletas de sal.
Para acompanhar a experiência foi criado um spa, onde é possível descansar um pouquinho, fazer massagens, tomar uma cerveja e fazer comprinhas. As atividades de lazer são pagas à parte.
O banho de chuveiro, por exemplo, custa 1 euro por 30 segundos! E é super necessário caso você tome um banho nas águas das salinas (não cheguei a experimentar porque estava muito ventoso no dia em que fui! Mas dizem que ocorre flutuação quando você entra na água, devido à concentração de sal da água!)
Aproveitei e comprei sais para levar para o Brasil. O sal de banho custou 4 euros. O sal para temperar peixes saiu por 6 euros. Não achei muito barato, mas pelo menos comprei uma coisa típica do país!
Buracona e Olho Azul
Com certeza foi o passeio que achei mais bonito na Ilha do Sal. Em meio a um terreno bege e repleto de pedregulhos está uma das obras mais lindas da natureza: a Buracona.
Paga-se 3 euros para entrar na atração, que é uma parque com uma grande rocha vulcânica esculpida pelo tempo e pelo mar.
No encontro das rochas com a água salgada do mar nasceram piscinas naturais e um grande buraco (Olho Azul) por onde é possível ver o mar muito azul nas manhãs ensolaradas (de acordo com os nativos, o melhor horário para fazer a visita é perto das 12h).
No local há uma área de observação bem pertinho do mar e também um bar e restaurante com cadeirinhas.
Em dias de sol, as pedras costumam encher de gente que mergulha nas piscinas naturais. A região é belíssima e surpreende com a quantidade de contrastes da paisagem! Fiquei encantada.
Shark Bay
Não tivemos tempo de visitar a Baía dos Tubarões, mas é um passeio muito popular na ilha. É uma praia onde há diversos tubarões pequenos nadando bem pertinho da orla. Dizem os guias que é seguro nadar nesta baía (eu prefiro não arriscar…)
Hotéis na Ilha do Sal
Devido à grande expansão dos resorts e hotéis internacionais, a Ilha do Sal está se transformando em um destino típico dos europeus. Portugueses, italianos, alemães e espanhóis são algumas nacionalidades que você encontra com frequência na ilha (devido aos preços acessíveis e às possibilidades de voos diretos).
O hotéis pé na areia são comuns na praia de Santa Maria. Entre eles destaco o Hilton Cabo Verde Sal Resort, o Riu Palace Cabo Verde e o Hotel Oásis Atlântico Salinas Sea.
Muitos deles têm programas de meia pensão ou all inclusive.
Pesquise aqui o preço dos hotéis na Ilha do Sal
Dicas importantes Ilha do Sal
Certificado de vacina da febre amarela
É extremamente importante ter o certificado de vacina da febre amarela. Ele é solicitado antes do embarque no Brasil e na hora da chegada em Cabo Verde.
Já viajei para vários países que oficialmente pediam a carteirinha, mas só em Cabo Verde vi uma fiscalização muito rigorosa!
Quem não tem o certificado nem embarca!
Stopover na Ilha do Sal
A Ilha do Sal pode ser um ótimo destino para um stopover – quando a gente pode descer numa escala e aproveitar um destino!
A companhia Cabo Verde Airlines tem a possibilidade de ficar até 7 dias no país sem custo adicional (mas lembre-se: você deverá pagar pelo visto e taxas se for brasileiro!).
Acho que vale a pena reservar uns 3 ou 4 dias na Ilha do Sal para conhecer melhor esta ilha repleta de lugares encantadores!
Quando ir
O país tem duas estações: verão e inverno. Embora não faça frio, o inverno é caracterizado por tempos menos ensolarados e ventosos – mas nada de frio!
O verão é seco e quente. Na Ilha do Sal o povo costuma dizer que chove em média 2 ou 3 dias por ano!! Então se você pegar chuva na ilha, estará com sorte (e não com azar!!)
Minha viagem ocorreu no mês de dezembro, e o clima estava bem agradável, porém havia bastante vento! À noite cheguei a colocar um casaquinho porque o vento dava a sensação de frio, mas nada horrível (bem tranquilo e com temperatura média de 23 graus).
Moeda
A moeda do país é o escudo cabo-verdiano, mas o euro é aceito em muitos lugares (eles inclusive dão troco em euro!).
Nos artesanatos e mercados é comum pechinchar. Eles geralmente têm um valor padrão e vão baixando o preço conforme o turista pede.
Água
Não beba água da torneira quando estiver na ilha do Sal e cuide para que as crianças não bebam especialmente durante o banho!
É um alerta que os próprios moradores fazem. Como a ilha não tem água potável, é feita dessalinização, o que pode oferecer problemas para quem não está acostumado com este produto.
Seguro saúde
Recomendo muito fazer o seguro viagem, porque nunca sabemos o que pode ocorrer durante uma viagem. O seguro protege o viajante de imprevistos com a saúde e também com problemas comuns como perda de malas e atraso de voos.
Faça uma cotação do seu seguro viagem COM DESCONTO aqui no nosso link.
Como é circular pela Ilha do Sal
Com uma geografia bem diferente, a ilha tem praias de mar muito azul e desertos, e a rede hoteleira de qualidade cresce constantemente (principalmente os hotéis de grandes marcas).
No geral, é muito fácil percorrer boa parte do território da Ilha do Sal, porque ela tem apenas 30 km de comprimento e 12 km de largura. Todos os passeios estão voltados para a natureza e muitos deles receberam infraestrutura nos últimos anos.
As estradas que levam aos principais passeios são asfaltadas, mas você também pode se deparar com caminhos de terra avermelhada e pouca infraestrutura. O aconselhável é contratar passeios de agências locais (e pesquisar antes para ver se são de confiança!).
Fizemos os passeios com a Morabitur, que foi super eficiente e simpática. Os guias conhecem muito sobre a história local, o que faz toda diferença na hora de visitar os lugares
Mais informações
Caso você queira saber mais informações sobre o país entre no site oficial de Cabo Verde.
Viajamos para Ilha do Sal a convite da Cabo Verde Airlines e do Hilton Hotéis. Nossa produção de conteúdo é resultado das experiências que tivemos e por isso sempre vamos deixar isso claro aos nossos leitores.