Café colonial faz parte da história de Gramado
1 de julho de 2018
Bélgica: 10 dicas sobre o que fazer no país
5 de julho de 2018

Viajar de carro é uma daquelas coisas que todo mundo deve viver. Ver o sol nascer em cidades completamente diferentes, colecionar histórias e descobrir novos lugares fazem dessas road trips uma experiência inesquecível. Com meio de transporte decidido, só falta escolher o país. Os Estados Unidos são conhecidos pelas estradas em boas condições, logo, um ótimo destino para sua road trip.

Road trip é uma opção para quem ama dirigir e viajar | Foto: Xan Griffin/Unsplash

A Costa Oeste dos EUA é muito conhecida pelas paisagens estonteantes e os cenários saídos de filmes americanos de surf. Os roteiros que ligam o litoral oeste são diversos, eles vão de San Francisco a Los Angeles, San Francisco a San Diego e Los Angeles a San Diego. Quem tem espírito viajante e gosta de ir mais além, pode visitar Las Vegas em seu roteiro.

 

Como decidir o roteiro

Planejar um roteiro de carro no exterior depende de alguns fatores. O primeiro que deve ser analisado é quantos dias querem passar na estrada. Em média são 730 km na viagem entre San Francisco e Los Angeles. Essas viagens acontecem ao longo da Highway 1 (ou CA-1), ela por si só já é um colírio para os olhos de quem busca mar azul e em todos os lados lindas paisagens. Ao longo da estrada existem várias paradas para apreciar a vista.

Planejar a rota, o tempo e o custo são necessários para uma Road trip | Annie Spratt/Unsplash

A temporada ideal para fazer este tipo de passeio é maio e setembro, já que junho e agosto são os meses de pico. Mas, para decidir o roteiro, tudo depende das cidades que os viajantes têm preferência por conhecer e quantos dias podem ficar na estrada. Caso tenha mais tempo, este roteiro pode ser feito em uma semana, caso tenha menos, ele pode ser feito em 3 ou 4 dias.

A dica para quem tem mais tempo é passar um dia em cada lugar, alongando a estadia e conhecendo mais atrações.

 

Los Angeles

Santa Mônica, Long Beach, Venice e Malibu são as praias mais famosas e bonitas de Los Angeles. São os lugares perfeitos para apreciar as palmeiras e o céu azul típico da Califórnia. Além do cenário encantador, outro motivo para visitar essas praias são os surfistas, skatistas e músicos nas ruas que dão a sensação de ter saído de um filme americano.

Muito esporte e clima de diversão estão presentes na área de Venice e Santa Monica Foto: Matteo Paganelli/Unsplash

É interessante reservar um dia inteiro para visitar as praias e as atrações do lugar. São apenas 5km entre Santa Mônica e Venice, mas são lojas atividades e paisagens que não acabam mais. Os 5km viram facilmente 24 horas quando se aproveita tudo sem pressa.

O entardecer parece uma pintura na Califórnia | Foto: Matthew Hicks/Unsplash

As atrações em Los Angeles não acabam apenas nas praias, o parque de Santa Mônica, o Pacific Park e sua famosa roda gigante são parada obrigatória para os viajantes. A Rodeo Drive deve ser visitada também, lá se encontra um dos quarteirões com as lojas mais caras do mundo! No meio do passeio você pode encontrar famosos fazendo compras por lá.

Pacif Park é famoso por todo mundo | Foto: Viviana Rishe/Unsplash

Caso siga a dica de visitar Big Sur na sequência e não quer passar o dia todo e se hospedar em Los Angeles, é melhor se programar para estar em Morro Bay ao fim do dia.

 

Big Sur

O trecho do Big Sur, a parte mais bonita da costa, fica entre as cidades de Morro Bay e Carmel. São aproximadamente 200 kms entre as charmosas cidades e o sugerido é estabelecer um dia todo de viagem para este trecho.

Uma dica é acabar o primeiro dia em Morro Bay para ter o dia seguinte para apreciar as vistas em Big Sur. Os viajantes dizem que este é o “filé mignon” da rota pela Costa dos EUA, repleta de lindas praias e as vistas estonteantes. Vários esquilos estão ao longo do caminho e é possível ficar bem próximo dos animais por eles já estarem acostumados com humanos.

Big Sur tem paisagens encantadoras | Foto: Raymond Lee/Unsplash

No fim deste trecho está Carmel, uma cidade aconchegante, mas com fama de preços altos. Muitos viajantes optam por pagar um pouquinho mais e conseguir tomar um bom vinho na cidade sem precisar se deslocar para buscar uma  hospedagem mais barata.

Mas se a questão de money é importante, Monterey é a segunda opção para acabar o dia após conhecer o Big Sur. A cidade é um pouco mais barata e não possui metade do charme de Carmel, mas também é uma boa pedida.

 

San Francisco

San Francisco é a melhor opção para acabar essa road trip. É interessante reservar dois dias para os principais passeios ou apenas um para conhecer a famosa Lombard Street, rua íngrime e cheia de flores e a Coit Tower, torre com a vista 360° da cidade. No final do roteiro é indispensável conhecer o ícone da cidade, a Golden Gate.

Se você optar por ficar mais tempo é possível conhecer a cidade de Sausalito, localizada do outro lado do rio e cheia de restaurantes na orla com uma linda vista para a Golden Gate.

Coit Tower é dica para quem quer uma visão diferente de San Francisco | Foto: Sasha Stories/Unsplash

Quando estiver visitando a cidade e passando perto de Alamo Square, tire uns minutinhos para dar uma olhada nas Painted Ladies, este é o nome dado para aquelas casas em estilo vitoriano e coloridas, que destacam a arquitetura. É uma visita rápida, mas que vale o esforço para conhecer um dos cartões postais mais coloridos da cidade

Painted Ladies são atração colorida dentro de San Francisco | Foto: Ross Joyner/Unsplash

Caso queira uma bela vista para a Golden Gate para fotos e sem muitos turistas, a nossa dica está no parque Lands End. Já quem não se importa com os turistas, o lugar mais requisitado para tirar fotos ao pé da ponte é o Bridge Pavillion Information & Store.

Para quem quer sentir a vibe do local com contato próximo às águas, o Pier mais famoso e bonito da cidade é o Píer 39. Lojas, parque de diversões, vários restaurantes são encontrados lá e ainda é possível ver leões-marinhos.

Golden gate fecha roteiro com cartão postal clássico dos EUA | Foto: Chris Leipelt/Unsplash

É sempre bom lembrar que todas as dicas são adaptáveis com preço e tempo que os viajantes dispõem, então pesquise, monte seu roteiro e pé na estrada!

 

Dica de roteiro partindo de Santa Mônica

Dia 1. Malibu – Santa Bárbara – Solvang – San Luis Obispo – Morro Bay

Dia 2. Big Sur – Carmel – Monterrey

Dia 3. Vale do Silício – San Francisco

 

Aluguel do carro

Após chegar no seu ponto de partida para a road trip, o carro deve ser sua prioridade. Algumas das grandes empresas de aluguel de carro nos EUA são:

  1. Alamo
  2. Hertz
  3. National
  4. Budged
  5. AVIS

Outra dica é consultar no site de comparativos rentcars antes de decidir qual empresa vai alugar o carro. Nele é possível comparar os preços e já reservar o veículo. O carro pode ser retirado diretamente no aeroporto de Los Angeles ou San Francisco.

 

 

 

Leia Mais

Grand Canyon, um passeio para encher os olhos

Nova York: onde este bicho me picou

 

Comentários

comentários