Villa La Angostura e o atendimento boutique
28 de agosto de 2017
Villa la Angostura tem flores e mini praia no verão
31 de agosto de 2017

Quando a neve pode atrapalhar sua viagem

Não caia na ilusão de pensar que ao nevar apenas bonecos de neve serão construídos

Eram 8 horas da manhã. Fomos acordados pela animação histérica da minha mãe. Estava nevando lá fora e, se estivéssemos em um filme americano, esse seria o cenário perfeito para nos agasalharmos e construir bonecos de neve no quintal. A realidade é que a neve pode ser um problemão em uma viagem. Só minha mãe não havia percebido.

 

Nós estávamos em Villa La Angostura, pertinho de Bariloche, na Argentina há quase uma semana. Era dia dos pais e a neve veio com força total. Havia nevado a manhã toda e o asfalto estava completamente congelado. A ilusão de que a neve seria algo mágico durou apenas o tempo de todos estarem vestidos e termos que pegar a estrada entre uma cidade e outra.

O histerismo da minha mãe se transformou em medo quando ela teve que dirigir carregando os três filhos e o marido com o joelho acidentado – história para outro texto. Ao alugar carros por lá pergunte para o locador como proceder em caso de neve extrema. O uso de correntes pode ser necessário, o que não foi o nosso caso, mas ouvimos histórias de pessoas que na mesma situação estavam utilizando as correntes.

Foto: Anelise Collor

Minha mãe costuma falar que devia ser proibido turistas dirigirem nestas condições. Se você está inseguro, contrate um transfer. Segurança em primeiro lugar!

Quando neva demais os cerros para esqui se tornam um problema, já que para chegar até lá é necessário ir de carro ou transfer, mas a estrada fica quase inacessível. Se engana também quem pensa que o ideal então é neve de menos, o que não é verdade. Nessas situações as pistas de esqui têm chance de serem fechadas, por não haver o bastante para a prática do esporte.

 

Foi o que aconteceu em alguns momentos que vivemos por lá. Tinha excesso de neve no Cerro Bayo alguns dias nesta temporada, por isso as máquinas trabalhavam todo dia para arrumar as pistas.

Em compensação, no Piedras Brancas faltou neve, já que entre uma nevada e outra vinha o sol quente e acabava tornando a neve fofa em gelo. Isso faz com que algumas pistas sejam fechadas, por ter barro nas pistas. O vento pode também atrapalhar os dias de esqui, já que algumas pistas também não abrem em dia de muito vento. E os teleféricos não abrem graças às ventanias.

O site de Bariloche ajuda a monitorar a situação do tempo em Bariloche e região. Clique aqui.

Nós aproveitamos a neve da melhor maneira possível e tivemos sorte de no dia em que mais nevava não termos combinado de ir esquiar. Dos 14 dias por lá só não esquiamos dois dias, já que eram os dias reservados para visitar Bariloche. O tempo abria e fechava, mas a neve preocupou apenas durante o momento em que devíamos dirigir no asfalto congelado. Neve é incrível, mas causou um pouco de preocupação em nossa viagem.

  • Natália Collor é apaixonada por viajar, comer e ouvir histórias. Ama neve, mas tem um pouco de medo dela também.

Villa La Angostura e o atendimento boutique

Comentários

comentários