Punta del Este: dica de dois eventos de arte

Punta del Este: dica de dois eventos de arte

Punta del Este é um balneário repleto de ambição. Além de reunir gente do mundo e movimentar o verão com shows, paradores, jogatina e bebida gelada, a praia deseja colocar o Uruguai na agenda das maiores feiras internacionais de arte do mundo.

Parte desse desafio está relacionado à Este Arte, que reúne no mês de janeiro cerca de 30 galerias de arte contemporânea.

Foto: Divulgação

O evento geralmente ocorre no Punta del Este Convention & Exhibition Center (Av. Pedragosa Sierra, esq. Aparicio Saravia, Punta del Este) e durante três dias leva artistas, colecionadores, curadores e apaixonados por arte para um ambiente de contemplação. Entre a programação há exibição de projetos inéditos, palestras, pequenos concertos e visitas guiadas.

Ciclismo vintage

Todo mês de dezembro as ruas de Punta del Este voltam ao passado. Durante dois dias, ciclistas vestidos com roupas de décadas passadas circulam pela cidade em cima de magrelas antigas para participar do Eroica Punta del Este.

O evento cicloturístico L’Éroica foi criado na Toscana em 1997 para evitar que os caminhos de terra da região fossem asfaltados. Para divulgar a ideia e perpetuar os valores do ciclismo, foi levado, a partir de 2014, para países como Estados Unidos, Holanda, Japão e Uruguai.

Foto: Anelise Zanoni

Para participar do encontro é preciso ter uma bici de época (até 1987) para fazer parte dos três circuitos maiores ou de qualquer estilo para o passeio mais curto. Também é obrigatório estar vestido a caráter e com acessórios (óculos, chapéus, luvas, etc.), de acordo com o ano da bike.

Foto: Anelise Zanoni

Depois de paramentados, os ciclistas partem do farol de Punta e percorrem caminhos que serpenteiam serras e o mar. Há quatro possibilidades de percurso. O trajeto de 40 quilômetros explora a região de La Barra e atravessa a costa e campos de golfe.

No Circuito Sauce, de 90 quilômetros, acrescenta-se visita à cidade de San Carlos e as imediações da Laguna del Sauce. Com 140 quilômetros, o Circuito Edén passa pela Sierra de los Caracoles e faz paradas em Finca Babieca, Pueblo Edén e Viña Edén. O roteiro mais longo, de 198 quilômetros, passa por paisagens de Garzón, incluindo a vinícola.

Cada percurso conta com paradores para os ciclistas, atividades agroturísticas e local para carimbar os roadbook recebido na hora da inscrição (na última edição a participação custava US$ 139 por pessoa).

LEIA MAIS

Punta del Este, Uruguai: a arte de aproveitar a vida

Punta del Este: veja por que visitar o restaurante Ramona, na Gorlero

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes