Os contrastes de Porto Seguro
6 de julho de 2017
Peru é destino para transformar a alma
10 de julho de 2017

Foto: Yasmin Dalpiaz

A badalação de Porto Seguro, na Bahia é famosa para os viajantes, mas quem busca tranquilidade e um tempo para relaxar vai se apaixonar igualmente pela região. Praias paradisíacas, mar de águas claras e muita história fazem os turistas suspirarem pela Bahia.

O que o viajante precisa saber

Os viajantes devem ficar atentos a tábua das marés da região, porque elas mudam com frequência. O site é a melhor opção para ficar de olho na maré e programar os passeios, já que fica mais fácil com maré baixa.

Passeios relaxantes na região

Caraíva

O ideal é ir passar de 2 a 3 dias na praia de Caraíva, pelo menos para presenciar o céu da noite e o nascer do sol na beira da praia. As noites de lua cheia com o céu completamente iluminado vão fazer valer o passeio.

Foto: Jota Freitas

Para chegar até lá é necessário pegar uma balsa e atravessar o rio que dá nome a praia, o rio deságua no mar e forma uma praia de água doce e quente. Esse é o principal diferencial de Caraíva, a praia de água doce e a de água salgada.

Os viajantes que quiserem passar a noite por lá podem optar pelo camping ou por uma das pousadas charmosas na beira da praia.

Site de Caraíva

Praia do Espelho

A Praia do Espelho fica localizada a 22 kms de Caraíva e 20 kms de Trancoso. Para ir até a região é possível fazer o percurso de táxi, ônibus ou com carro alugado, já que tem estacionamento na entrada da praia.

Praia do Espelho em Trancoso. Foto: Jota Freitas

Uma dica para quem vai fazer o passeio é visitar o local durante a maré baixa para conseguir ver o espelho d’água

Trancoso

Trancoso é famosa como destino de lua de mel na Bahia e uma opção romântica para os casais, mas principalmente pelos viajantes que buscam tranquilidade.

A partir de Porto Seguro, para chegar em Trancoso é necessário pegar a balsa, fazer a travessia com destino ao Arraial d’Ajuda e do centro do Arraial pegar um ônibus ou van até o destino.

A melhor opção para quem quer apenas ir visitar em um dia a região é alugar ao invés de um carro, um buggie. Além de ser mais barato é muito mais divertido para os viajantes que querem explorar cada cantinho da região.

A Igreja de São João Batista é o principal ponto de referência do Quadrado de Trancoso. Foto: Tayse Argôlo

O famoso Quadrado de Trancoso é uma grande praça que fica no meio do vilarejo. É por lá que os restaurantes, pousadas, artesanatos e boutiques ficam localizadas. Tudo com um charme que só Trancoso tem.

Coroa vermelha

Os viajantes que querem relaxar, mas também gostam de história precisam conhecer a Coroa Vermelha. A região possui muitos artesanatos locais e também a cruz que simboliza a primeira missa realizada no Brasil. O centro histórico merece uma visita e rende uma aula de sobre o início da história brasileira.

Coroa Vermelha recebeu a primeira missa do Brasil. Foto: Tayse Argôlo/Setur

Conhecer uma tribo de índios Pataxós

O passeio na Reserva da Jaqueira é uma experiência inesquecível na Bahia. Lá é possível conhecer uma tribo de índios Pataxós e aprender toda a história deste povo. Durante a visita, os viajantes andam pela mata e conhecem os diversos tipos de armadilhas para a caça, comem peixe cozido em folha na brasa, os índios fazem pinturas no rosto dos visitantes e ainda é possível tomar banho de rio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

É necessário agendamento para a visita com a Associação Pataxó de Ecoturismo através do e-mail pataxoes@yahoo.com.br ou dos telefones (73)9991-4560/5653 / 9141-7431.

Os contrastes de Porto Seguro

Um presente chamado Praia do Forte

Comentários

comentários