Conheça alguns albergues no caminho de Santiago de Compostela
4 de abril de 2017
Guia básico para relaxar em Punta Cana pela primeira vez
18 de abril de 2017

Pamplona é parada estratégica para peregrinação

Ponto importante do Caminho de Santiago de Compostela, a cidade de Pamplona preserva um pequeno centro, belas construções do século XVI e uma catedral gótica. Sem dúvida, todas as paisagens que se encontram aos arredores da cidade encantam viajantes. A cidade, que fica na Espanha, é o final da segunda etapa do caminho realizado pelos peregrinos de Santiago de Compostela, quando entram na Espanha por Roncesvalles.

Pamplona é uma ótima parada para aqueles que querem explorar um pouco mais do país e encontrar segurança, ruas limpas, organização e progresso. Famosa pela festa de São Firmino, que ocorre de 7 a 14 de julho, a cidade recebe viajantes de todas as partes do mundo, curiosos sobre a festividade espanhola.

Entre os sete dias de festa, as ruas mudam e o clima de descontração ganha espaço. Os parques são parcialmente fechados e o trânsito é modificado, e as comidas típicas e os bares com músicas são reflexo da multidão que invade as ruas – quase todas as pessoas vestindo branco e com lenços vermelhos.

São Firmino e suas atrações

 Durante a festa acontecem vários shows na cidade, um grande parque de diversões diverte crianças e adultos, e as bandas de música local se apresentam em pequenos palcos.

O concurso de fogos de artifício é outra presença garantida durante os dias de festa. Todos os dias na Ciudadela, às 23h, as empresas locais competem entre si com apresentações de 20 minutos para ver qual deles possui o show de fogos mais bonito. O público vai à loucura com o espetáculo de luzes que enche todo o céu.

A corrida de touros

De todas as atrações, a corrida de touros é a mais esperada pelos turistas. Todos os dias da festa, pontualmente às 8h, a cidade inteira para e assiste os touros e os corredores que lotam as ruas de Pamplona – fugindo dos bichos que correm enlouquecidos!

Para participar da corrida basta ter mais de 18 anos, não estar alcoolizado e utilizar roupas adequadas para correr (e ter sorte para o bicho não pedir!! 🙂 ) . Os corajosos que se aventurarem correm por cerca de 2 min e 30 segundos nas ruas. Os touros e os corredores terminam a correria dentro da Plaza de Toros. Lá, animais menores e menos perigosos são soltos para correr atrás da multidão. Inclusive pessoas da plateia podem entrar na arena para viver a emoção na pele! (a gente não se arriscaria!! kkk)

O evento não é pago, mas quem quer ver de perto a corrida deve chegar cedo ou alugar um camarote improvisado ao longo das ruas. Quem quer entrar na arena logo que a corrida na rua acaba, não precisa pagar, mas quem quer entrar quando os touros começam a entrar deve pagar cerca de 10 euros.

A parte histórica da cidade

La Navarrería é a parte mais antiga de Pamplona e está localizada onde antigamente ficava a cidade romana de Pompaelo. No local estão diversos parques, bares, praças e a catedral gótica da cidade.

Outro ponto turístico histórico que enche os olhos dos turistas é La Ciudadela. O local é uma fortaleza em forma de estrela, construído no século XlV quando Pamplona ainda era um importante posto militar. Mais tarde, quando deixou de ser importante militarmente, tornou-se um ponto cultural e de lazer na cidade.

Comentários

comentários