Índia é roteiro para descobertas
4 de julho de 2017
Bahia para quem quer relaxar
7 de julho de 2017

Coroa Vermelha recebeu a primeira missa do Brasil.

Uma viagem para Porto Seguro, na Bahia, mostrou a calmaria da região para estudante

 Areia branca, água azul e morna, o mar parece te acolher. Assim que entrei naqueles mares de Porto Seguro na Bahia, um sentimento de paz invadiu meu ser. As praias da ilha, quase desertas proporcionam um silêncio divino que só é interrompido pelo barulho do mar.

Porto Seguro, além das praias tem pessoas calmas que vivem de forma tranquila. Este sentimento de despreocupação que os moradores da ilha carregam é contagiante. Durante uma semana me senti assim, fora da realidade, parecia até que estava em outro planeta.

Foto: Arquivo Pessoal

De forma natural, me senti livre de todas minhas preocupações e passei aqueles dias todos na água que parece ter me curado de todas as ansiedades que atormentavam meus pensamentos naquele momento da vida. Isso com certeza fez bem para o meu coração.  

Vista de Porto Seguro. Foto: SETUR Bahia

Quando as pessoas não estão calmas, estão alegres e festejando. Assim acontece também nas praias, quando não são desertas, são cheias de gente aproveitando o sol. Para quem gosta de festa, Porto Seguro é um bom lugar, mas para aquele que aprecia as belezas da natureza é o lugar ideal.

Conhecendo Trancoso

Para chegar até a praia de Trancoso, passei por uma estrada de terra com muitas árvores e lindos pássaros. Respirei ar puro, o que fez muito bem para meu pulmão. Tive contato com a natureza e com as pessoas que habitam aquele lugar paradisíaco, homens e mulheres de uma simplicidade e simpatia indescritíveis.

Visitar aquele lugar também me trouxe uma nostalgia de volta a um passado, que só conheci através das aulas de história na escola. Conhecer o local onde Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez no Brasil e estar em meio a uma tribo de índios foi quase que voltar no ano de 1.500.

Rota do descobrimento. Foto: Bruno Passos

Perceber que os índios ainda vivem lá de uma forma quase igual a que viviam há um século antes, me fez pensar o quanto as tradições e o modo de vida daquele povo é forte. Sobrevivem bravamente a evolução e as modernidades do homem branco que invadiu suas terras.

Porto Seguro é realmente um lugar que todos os brasileiros deveriam conhecer. Aquela ilha desperta sentimentos que todos carregam às vezes sem exercer, alegria e simplicidade. As nossas raízes de todas as formas estão lá, é a essência do povo brasileiro.    

**Camila Moraes tem 28 anos, é estudante de jornalismo, ama a natureza, o mar, a mata e os animais.

Um presente chamado Praia do Forte

 

Bahia para quem quer relaxar

Comentários

comentários