Canela (RS): Diversão e aventura no Alpen Park
12 de setembro de 2018
Diversão e encantamento no Beto Carrero World
27 de setembro de 2018

Coisa de gaúcho: o que fazer no Rio Grande do Sul (RS)

Sol, lagoa e chimarrão no vale do taquari.

O feriado de 20 de setembro está chegando e, com ele, a vontade de conhecer melhor o Rio Grande do Sul. Por isso, o TravelTerapia montou um roteiro para que você aproveite o feriado com coisas que você só pode fazer por aqui. Vem com a gente!

Porto Alegre: Cafés, bares e bikes

Porto Alegre é a capital dos gaúchos e aquele tipo de cidade que a gente sempre quer voltar. Mesclando história, arte e paisagens, a capital pede por passeios prolongados.

Foto: Pexels

Para quem quer fugir do clássico chimarrão na orla do Guaíba, separamos sete cafeterias para se conhecer em POA. A lista vai das mais clássicas, até as moderninhas e diferenciadas. Garantimos que bom café e quitutes não vão faltar!
Mas se a ideia é ser fitness, nós também temos um roteiro de bike por Porto Alegre! Além de ser um lindo passeio, ele inclui bares e cafeterias que possuem espaços para as bicicletas. Agora é só se preparar para as pedaladas e escolher por onde começar.

 

Gramado e Canela: Parques, cafés e diversão

Pórtico Gramado | Foto: Eduarda Bitencourt

É óbvio que a nossa amada Serra Gaúcha não ficaria de fora dessa lista. Seguindo na onda dos cafés, Gramado e Canela são tradição nos típicos cafés coloniais, uma das preciosidades do Rio Grande do Sul. Aqui falamos sobre o Bela Vista, um dos cafés mais típicos de Gramado!

De olho na polenta frita para manter a tradição italiana. | Foto: Anelise Zanoni

Mas se o seu roteiro quer mais tempo ao ar livre e diversão, os parques da Serra são a escolha perfeita. O Parque Tomasini é o lugar ideal para ficar com a família, curtir um dia de sol e até mesmo andar de cavalo (nós mostramos tudo sobre ele aqui). Entretanto, se a adrenalina é peça fundamental para o seu passeio, o Alpen Park cumpre todos os requisitos!

Jardim do Parque Tomasini. | Foto: Eduarda Bitencourt

Seguindo na trilha da diversão, é só no Rio Grande do Sul que você pode encontrar neve durante todo o ano! O Snowland é aquele tipo de passeio imperdível para os fãs de frio e divertimento.

Independente do passeio escolhido, a noite pode acabar no Hard Rock Café Gramado! Segunda loja no Brasil, o Hard Rock é sinônimo de experiência musical e gastronômica completa!

 

Flores da Cunha: Vinho e belas paisagens

Verde pelo horizonte: as videiras da vinícola preenchem a paisagem. | Foto: Anelise Zanoni

E o que combina com o frio da Serra? Vinho, é claro! O Rio Grande do Sul é referência quando o assunto é a produção da bebida. Em Flores da Cunha, as videiras são partes intrínsecas da paisagem, assim como o aroma da uva. Lá, nós visitamos e vinícola Luiz Argenta e recomendamos o passeio, para os apaixonados por vinho e lindas paisagens!

 

Nova Petropólis: A vista do alto é mais bonita

Ninho das águias reúne amantes de esportes radicais e famílias e amigo. | Foto: Eduarda Bitencourt

Um dos lugares imprescindíveis dentro do RS para quem gosta de paisagens encantadoras é o Ninho das Águias, em Nova Petrópolis. Espaço ideal para curtir a tarde com os amigos, o ninho fica a 684 m de altura e tem uma vista panorâmica de 270º! Além dos piqueniques, ainda se pode pular de asa delta ou parapente e curtir música ao vivo. Uma boa pedida para o feriado, né?

 

Pelotas: História, doces, charqueadas

Para quem busca unir história e sabor no viagem, Pelotas é destino certo! Além dos tradicionais doces, aqui mostramos quatro programas que você não pode deixar de fazer pela cidade. A História está impregnada em cada canto da cidade, inclusive nas pousadas (como mostramos aqui!)

 

Ivoti: Monumentos históricos

Foto: Prefeitura Municipal de Ivoti/Divulgação

Se é História que o seu programa pede, Ivoti é um desses locais que respira antiguidade. A charmosa cidadezinha conta com museus, restaurantes, pontes e todo um núcleo de casas que te leva diretamente ao tempo da colonização. Vale a pena se perder no tempo por lá!

Morro Reuter: Arte para todos


Pertinho de Ivoti, existe um dos roteiros ideais para os amantes de arte. A cidade de Morro Reuter abriga o caminho das artes, percurso baseado no turismo de experiência que une diversos artistas locais.

 

 


Leia mais:

Canela (RS): roteiro gastronômico Sabores de Canela

Gramado: conheça o Festival de Cultura e Gastronomia

 

Comentários

comentários