Primeira edição do festival de churrasco chega em Gramado
25 de novembro de 2017
Bar leva você de volta aos anos 80
30 de novembro de 2017

Os segredos de Machu Picchu

Foto: Pexels

Se quiser visitar apenas Machu Picchu, no Peru, recomendo ficar, no mínimo, quatro dias em Cusco. Um dia para se acostumar com a altitude, outro para visitar o Vale Sagrado e dois dias para Machu Picchu (não há maneira de visitar a cidade perdida em menos tempo que isso).

Existem várias formas de chegar a Machu Picchu. Desde a mais pesada, pela trilha inca com cinco dias de caminhada, até a mais leve, pegando um trem de Ollantaytambo. Eu fui de ônibus até a hidroelétrica e fiz uma caminhada de três horas até Águas Calientes. Super recomendo dessa maneira, para aproveitar as lindas paisagens. Mas vá com pouca coisa na mochila.

São muitas as lhamas na região

De Cusco, é possível visitar o Lago Titicaca, na fronteira com a Bolívia, mas o passeio requer, pelo menos, três dias do seu roteiro.

Verde para todos os lados

A Montaña de Sete Colores é um roteiro relativamente novo que vale muito a pena conhecer. O local começou a ser explorado como roteiro turístico há cerca de dois anos e reserva paisagens naturais belíssimas. A escalada da montanha não é nada difícil e pode ser feita por qualquer pessoa.

Vista de Machu Picchu

Mas, cuidado, pois o problema do trajeto é a altitude: o topo mais alto tem 5.200 metros. Respirar é tarefa difícil, mesmo para quem tem experiência. A dica é mascar muita folha de coca, levar muita água e um dinheiro a mais para subir a cavalo quando sentir que chegou no seu limite. No topo, a vista valerá a pena todo esforço

Masque folhas de coca sempre que possível. Melhor ainda: tome muito chá de coca. E água!

Crianças na Praça de Armas

 Não há problema em organizar sua ida a Machu Picchu somente quando chegar em Cusco. Procure alguma das dezenas de agências na Praça de Armas e converse sobre as opções e os preços. Você pode agendar um roteiro de um dia para o outro. Porém, se quiser conhecer Huayna Picchu, o ingresso deve ser comprado com alguns meses de antecedência.

Linda Praça de Armas

 Cusco é super segura. Pode passear despreocupado, com joias, câmera e ficar até tarde da noite na rua. O máximo que vai acontecer é você se incomodar com algum bêbado quando for tarde da noite.

A cidade deve ter a maior quantidade de hostel por metro quadrado, então não se preocupe se não tiver reserva. Indico aqui dois deles, com um ótimo valor, decoração linda, localização perfeita e café da manhã incluído: http://www.dragonflyhostels.com/ ehttps://www.facebook.com/villamagicahostelcuzco/

  • Silvia Dalcin Dalmas é jornalista, trabalha como freelancer e é apaixonada por viagens, principalmente pela América do Sul. Já passou por países como Peru, Bolívia, Venezuela, Cuba e trabalhou na África do Sul.

Comentários

comentários