Porto Alegre mais doce: tradicional loja Prawer reabre
16 de julho de 2018
Morro Reuter (RS): criatividade no Caminho das Serpentes Encantadas
16 de julho de 2018

Cristais de Gramado: uma loja de experiência

Foto: Anelise Zanoni

 

Mais que uma loja, a Cristais de Gramado oferece um programa especial sobre a arte de criar peças de cristal

Não é preciso viajar a Murano, na Itália, para conhecer a fabricação artesanal de peças de cristal. Pertinho da gente, em Gramado (RS), está uma das mais impressionantes lojas especializadas no assunto.

Eu, que sempre torci o nariz para passeios totalmente comerciais, fiquei encantada com a loja. O motivo é simples: mais do que um lugar para compras, a Cristais de Gramado é para viver uma experiência única na serra – o que faz toda a diferença!

Foto: Anelise Zanoni

Amplo, colorido e iluminado, o lugar é referência nacional na arte da fabricação do cristal artístico. Por lá é usada a mesma técnica que dos italianos na ilha de Murano, em Veneza. Porém, há exibições constantes para o público de todo o processo artesanal. E tem mais: quem quiser pode fazer a própria peça de cristal e levar para casa!

Com base nesta técnica, o cristal é moldado pelos mestres vidreiros por meio de sopro e movimentos manuais que resultam em peças com cores e design exclusivo. Um forno a 1200 graus ajuda no processo de derretimento da matéria prima. E o mais legal é que todo o passo a passo é narrado por um dos profissionais.

Quem sai da plateia (eles chegaram a fazer uma pequena arquibancada!) e participa do trabalho, ajuda a soprar a peça e, depois, a moldá-la. A exibição dura 11 minutos, e impressiona na transformação da obra – que inicia quase sem forma, numa temperatura muito elevada, e termina em formato e cores bem definidos.

Além dessa apresentação, no amplo salão da loja, ainda há profissionais fazendo peças em miniatura e gravando imagens em cristal (sim, você pode ter uma foto sua reproduzida num cubo de cristal, por exemplo).

O passeio pela loja é gratuito e há transporte também de graça para chegar até lá.

E junto à fábrica, num ambiente ao estilo veneziano, estão peças de diferentes tamanhos e preços. Há peças tradicionais, como vasos, espelhos, copos e taças e até mesmo produtos de joalheria.

São mais de 18 mil modelos de semijoias em pedra natural, zircônia e cristal murano.

 

Onde fica

Cristais de Gramado

RS 115, Km 36, Várzea Grande – Gramado/RS

 

  • O destino indicado neste texto fez parte do roteiro Blogueiros Viajantes, uma press trip organizada pelo Travelterapia e RSbloggers.

LEIA MAIS

Onde comer em Gramado: uma casa italiana com certeza

Bus Tour: as vantagens de ir a Gramado e Canela sem carro

Comentários

comentários