Um passeio em Lisboa que é uma delícia
1 de maio de 2017
Viajo porque quero dizer “sim” para a vida!
1 de maio de 2017

Antiquário Edelweiss é uma surpresa em Morro Reuter

Todos os semestres gosto de fazer pelo menos uma saída de campo com meus estudantes de Jornalismo. Desde 2015 criei um projeto no qual levo a turma a uma rápida viagem – assim eles têm a oportunidade de conhecer um lugar e ter uma experiência única de sala de aula na rua (e eles adoram!).

Em abril a visita foi a Morro Reuter, um lugar que eu amo e que fica pertinho de Porto Alegre (RS). Já havia ido à cidade outras vezes, mas tive uma linda surpresa ao decidir visitar o Edelweiss Atelier.

Sabe aqueles lugares que a gente não quer ir embora? Pois foi mais ou  menos assim que a gente se sentiu!

Não costumo ser muito atraída por antiquários, mas o Edelweiss tem muita história e afeto. Logo na entrada temos a impressão de que estamos visitando a casa de amigos.

Quem nos recebe é Dona Lenira, uma artista que mora em Novo Hamburgo (RS) e vai aos finais de semana a Morro Reuter para cuidar do antiquário que já serviu como casa de veraneio.

O acervo é variado, e a gente chega a se perder diante de tantos objetos! Boa parte deles foi comprado por Lenira e está à venda. Há artigos religiosos, peças importadas, livros, bibelôs, cristais… (difícil listar, porque há de tudo um pouco!!)

Do lado de fora da casa cor de laranja há áreas muito criativas. No pátio ao lado da casa, banheiras antigas se transformaram em sofás.

Um balaio expõe peças em promoção.

Andando em direção ao jardim dos fundos avista-se o porão da casa. Ali estão peças do tempo da vovó (quer dizer, da tataravó!), como penicos de louça, ferros antigos, balanças e muitos outros!

Além do acervo gigantesco, o casarão tem uma vista incrível porque está localizado no topo de um morro! De lá avista-se montanhas e muito verde! É uma paz!

E para quem tem tempo, Dona Lenira prepara strudel de maçã e um chazinho! Como não sabíamos que ela tinha um café no antiquário acabamos deixando o lanche para uma próxima visita. E sabem o que ela fez? Colheu mini maçãs e nos deu de presente para a viagem!

 

Com certeza logo logo estaremos de volta!!
** O Eldeweiss Atelier fica na estrada VRS-873, em Morro Reuter. Telefone: (51) 3595-5540 ou (51) 8125-7373

Comentários

comentários